Como acompanhar a jornada do paciente com o Dental Office?

A jornada do paciente é parte essencial para entender os pontos fortes e os pontos fracos do seu consultório odontológico. Afinal, é durante esse processo que você conseguirá encontrar lacunas no atendimento e em outras áreas da sua clínica.

Acompanhar todo esse processo pode ser uma tarefa árdua, especialmente para dentistas que além de fazer todo o trabalho clínico, também são os gestores de seus negócios. Mas a tecnologia pode ajudar, e muito, nessa missão.

Nesse post vamos falar sobre o que é a jornada do paciente, sua importância, e como acompanhá-la com o auxílio de um software de gestão para clínicas e consultórios como o Dental Office.

Afinal, sabemos que a concentração de informações pode ser um grande aliado para entender o que pode ser melhorado.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo esse post!

O que é a jornada do paciente?

jornada do paciente

Você sabia que a jornada do paciente começa antes mesmo de ele ir ao seu consultório? No caso do auxílio odontológico, essa etapa se inicia tão cedo o paciente sente algum incômodo na região bucal. 

Nesse momento, é iniciada a jornada do paciente. É a partir daí, da percepção de um problema, que ele vai procurar ajuda de um dentista.

E desde a procura por um dentista até o pós-tratamento, tudo isso engloba a jornada do paciente. Entender cada etapa deste longo processo é essencial para tornar a experiência do paciente a melhor possível dentro do seu consultório.

Lembre-se que profissionais de saúde tratam pessoas diferentes, com repertórios de vida diferentes. Saber conduzir cada paciente também faz parte dessa jornada. 

Porque preciso acompanhar a jornada do paciente?

Conhecer e acompanhar a jornada do paciente na sua clínica é fundamental para tornar o tratamento mais adequado. Cada paciente tem as suas particularidades, isso é essencial para entender as suas necessidades, expectativas e oferecer um atendimento específico para cada um.

Desde a forma em que o paciente encontrou o seu serviço, até o pós-consulta e tratamento, tudo isso influencia na experiência do paciente na sua clínica.

Lembre-se que essa experiência é parte crucial da fidelização desse paciente, e também da indicação do seu trabalho para outras pessoas.  

Leia mais no nosso material exclusivo: Como atrair e fidelizar pacientes usando a Jornada do Paciente?. É só clicar aqui embaixo: 

Como atrair e fidelizar pacientes usando a jornada do Paciente

Como acompanhar a jornada do paciente no Dental Office?

Acompanhar a jornada do paciente dentro de um sistema completo como o Dental Office é muito mais simples do que parece. Separamos aqui todas as etapas de um atendimento comum em um consultório e explicamos como o Dental Office pode ajudar em cada momento.

Vamos lá?

A marcação da consulta

Para marcar a consulta e iniciar a jornada do paciente na sua clínica, atente-se a facilidade que ele tem para fazer esse processo. Se a marcação da consulta for complicada, muito provavelmente este paciente não vai dar continuidade a essa etapa.

Leia mais: Planejamento de 2022 para dentistas

Por isso, ter um sistema com clareza de datas e horários preenchidos com uma agenda digital é fundamental. Além disso, a agenda online Dental Office permite dividir as agendas por profissional. Ou seja, nada de confusão na hora de marcar consultas com profissionais diferentes.

Esse processo pode ser feito pela secretária, caso o paciente entre em contato, ou até mesmo pelo próprio paciente por meio do link de agendamento.

Dessa forma, o paciente consegue visualizar a agenda da clínica e escolher o melhor dia e horário para realizar aquela consulta. Assim, tanto a secretária quanto o cliente ganham tempo e agilidade na marcação da consulta.

Pré-consulta e cadastro do paciente 

O cadastro do paciente é o primeiro passo assim que este chega ao seu consultório, o que chamamos de pré-consulta. Normalmente, essa etapa pode ser realizada pela sua secretária ou recepcionista. 

No cadastro devem estar incluídas informações como nome, meio para contato (telefones, e-mails),  data de nascimento, endereço, contatos de emergência, e até mesmo alguns documentos, como RG e CPF, e uma foto para identificação.

No Dental Office, o cadastro pode ser feito de forma fácil, rápida e simples. Ao criar um novo cadastro, o sistema traz diversas outras funcionalidades, como anamneses e prontuário.

Na consulta (anamnese, consulta inicial, odontograma)

jornada do paciente

Depois do cadastro, a próxima etapa da jornada do paciente é de fato a consulta inicial. Nesse momento, o dentista deve fazer a anamnese, perguntar sobre procedimentos anteriores, e tratamentos já realizados.

Essa etapa é fundamental para entender o histórico do paciente e garantir o melhor tratamento possível. Depois de todo esse processo, o dentista passa para o exame clínico mais aprofundado para constatar quais problemas bucais o paciente tem, e sugerir um planejamento de tratamento.

Todo esse processo pode ser feito diretamente do Dental Office, que possui odontograma e anamneses completos e personalizáveis para atender a diferentes especialidades odontológicas.

Assim, essas informações ficam anexadas ao prontuário do paciente, de forma segura e de fácil consulta..

Planejamento e orçamento

Depois da consulta inicial, e da anamnese e constatações clínicas, chegou a hora de planejar o tratamento. 

Nessa etapa, o fundamental é explicar ao paciente quais os problemas encontrados e como estes serão resolvidos. Muitos pacientes não entendem termos técnicos, portanto atente-se em explicar de forma simples os procedimentos que serão realizados.

E para te ajudar com isso, o Dental Office organiza todos os procedimentos e já inclui os valores do orçamento com base na tabela de preços cadastrada previamente por você ou pela sua secretária.

Dessa forma, além de visualizar todo o tratamento, você também consegue já nesse momento passar um orçamento completo ao seu paciente. Eficiência e clareza para você e para seu cliente.

Pagamento

O pagamento também deve ser observado quando falamos de jornada do paciente. Por isso, tornar essa etapa o mais simples e confortável possível para o seu cliente é fundamental.

Oferecer diversos meios de pagamento, condições específicas para cada caso, entre outras ações pode ser uma boa forma de conquistar aquele paciente.

Dentro do Dental Office você consegue emitir boletos, receber via cartão de crédito ou débito. Além disso, graças a integração do Dental Office com a Stone, também é possível enviar links de pagamento para que seu paciente pague o tratamento mesmo à distância.

Tudo isso torna a experiência do seu paciente mais completa, e menos burocrática.

Evolução do tratamento

jornada do paciente

Acompanhar a evolução também faz parte da jornada do paciente no seu consultório. E nada melhor do que informatizar esse acompanhamento para ter acesso a essas informações em qualquer lugar, qualquer horário e em qualquer momento. 

No Dental Office, é possível inserir informações de evolução de tratamento direto do prontuário digital do paciente. Lá, além de inserir imagens e outras anotações, você compila todas as informações possíveis e deixa tudo armazenado de forma segura.

Assim, você consegue ter uma visão mais ampliada ainda de todos os processos daquele tratamento em específico.

Retornos

Depois do planejamento e do tratamento iniciado, está na hora de definir a frequência com que o paciente vai retornar ao seu consultório para acompanhamento. Essa etapa pode se tornar um desafio, especialmente em algumas especialidades como ortodontia.

Afinal, é muito comum o paciente ortodôntico faltar sem avisar, ou simplesmente interromper o tratamento sem informar ao dentista.

Para evitar esse tipo de conduta, o Dental Office conta com uma ferramenta chamada agendamento periódico. Com essa funcionalidade, o paciente e o dentista conseguem prever em quais dias e horários serão realizadas as próximas consultas, e claro, se organizarem para isso.

Para o dentista, essa opção traz mais previsibilidade do tratamento, e para o paciente, saber quais dias e horários ele deve retornar já de antemão, ajuda a ele se planejar melhor, até mesmo financeiramente.

Pós-consulta

Todos sabemos que tão importante quanto a pré e a consulta, um bom atendimento na pós-consulta é essencial para garantir a satisfação do seu paciente. Se engana quem pensa que não é preciso manter contato com o paciente depois do tratamento ou consulta finalizada.

Bons dentistas e que tem negócios de sucesso sabem que manter o paciente informado é primordial para a sua fidelização. Isso ajuda na hora de realizar novos tratamentos ou procedimentos com aquele mesmo paciente.

No Dental Office, é possível contar com diversas funcionalidades para manter seu paciente perto de você. Uma delas é o lembrete de retorno. Sabe aquele paciente que tem mais de 6  meses que não faz uma consulta periódica? O sistema te avisa para que você ou sua secretária entrem em contato.

Além disso, você pode utilizar a ferramenta de marketing para enviar mensagens no WhatsApp, SMS ou e-mail marketing para seus pacientes. Seja no aniversário, datas comemorativas, ou qualquer outra ocasião, o Dental Office te ajuda nessa etapa. 

Afinal, um paciente bem atendido e lembrado vai sempre recomendar seu consultório para familiares e amigos. E claro, você vai ter cada vez mais pacientes e fidelizar os atuais.

Por fim,

Terminamos mais um conteúdo aqui no Blog Dental Office. Vimos aqui como acompanhar a jornada do paciente com o Dental Office. Se você quer testar todas essas e muitas outras funcionalidades aqui no seu negócio, faça um teste grátis do nosso software.

Tenha acesso a ferramentas de marketing, agenda online, prontuário eletrônico e muito mais! Se interessou? Clique aqui embaixo e venha conhecer mais do melhor software odontológico do mercado!

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado de alguma forma. Se sim, compartilhe com os seus amigos e colegas de profissão, e não se esqueça de  compartilhar também com a sua equipe.

Esperamos você nos próximos conteúdos exclusivos.

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *