Os desafios em ser o dentista e gestor da clínica

Muitos quando veem um consultório ou clínica bem sucedida, não sabem o quão difícil foi para o dono chegar até lá.

Construir essa jornada de sucesso na odontologia não é tão simples quanto se imaginam.

Na tentativa de se tornar gestor, alguns dentistas, deixam de atender o paciente para administrar seu próprio negócio.

Ainda há aqueles que pretendem realizar a gestão e continuar com o atendimento odontológico.

Na extremidade desses casos têm dentistas que com pouco saldo financeiro inicial, não conseguem contratar um profissional de administração e sem escolha partem para gestão do consultório ou clínica odontológico e continuam com o atendimento ao paciente.

Com efeito disso, vem o cansaço, a fadiga, muitas horas de trabalho que afetam diretamente na saúde do dentista.

Por esse motivo, nós do blog Dental Office separamos algumas informações para te ajudar a vencer esse desafio de ser dentista e gestor do consultório (ou clínica) odontológica.

Os desafios

O maior desafio para dentistas-gestores está em conciliar a administração da clínica ou consultório com sua rotina de atendimento aos pacientes.

E para se tornar um bom gestor odontológico, o dentista precisará investir em conhecimento administrativo.

A sua rotina terá que ser divida entre ter que dar conta em atender os paciente e executar as demanda de gestão.

No tempo que sobra (se sobrar), ainda precisará buscar aprender mais sobre como melhorar a gestão odontológica e se tornar um gestor de alta performance.

Muitas gestores odontológicos têm sua rotina dividida, com uma maior parcela em atividade operacionais e pouco tempo direcionado às ações de tática e estratégia.

Por exemplo, o controle financeiro, manualmente, consome muita energia e tempo.

E depois disso, você precisa ainda realizar uma boa gestão de pessoas, melhorar o desempenho dos funcionários e elaborar estratégias de atendimento para fidelizar o paciente.

Resumindo, o grande desafio é realizar uma excelente gestão de tempo para desempenhar todas essas atividades de administração e do atendimento ao pacientes.

Pois, sua hora trabalhada como dentista-gestor é muito cara. Então, não a gaste o tempo com futilidades que não agregarão valor ao seu consultório ou clínica odontológica.

Quando você melhorar a gestão do seu tempo, poderá concentrar-se ainda mais no que realmente importa.

Vencendo os desafios

Para alcançar todos os desafios, será necessário investir no crescimento da sua clínica ou consultório.

É essencial otimizar a produtividade e se concentrar em executar o planejamento anual.

Confira a seguir, alguns passos para que você consiga alcançar estes desafios:

1- Mais gestão de tempo, Mais produtividade!

É fundamental que consiga ganhar tempo para atividade de elaboração de táticas e estratégias.

Por isso, analise todas as atividades manuais que você executa no dia-dia e que poderia ser automatizada ou realizada por uma outra pessoa.

Para isso, invista em um bom software de gerenciamento odontológico que automatiza a maioria das atividades operacionais do gestor odontológico.

O valor do software é bem mais barato em comparação a contratação de um funcionário para auxílio na gestão.

Esse tipo de tecnologia ajuda a otimizar o tempo, manter a organização e gerar produtividade.

Com ele você tem mais agilidade nas informações de atendimento ao paciente e na gestão financeira.

Sem eliminar algumas atividades operacionais do seu dia-dia você não conseguirá melhorar o desempenho de gestor e dentista.

2- Estratégias com a equipe do consultório (ou da clínica odontológica)

Agora com mais tempo útil, você precisará pesquisar e analisar a realidade da sua clínica ou consultório.

Para isso, elabore uma rotina de reuniões com toda equipe do consultório ou clínica odontológica.

Nessa reunião levante os principais pontos fracos e as principais oportunidade de crescimento.

Não há ninguém melhor que aqueles atuante na linha de frente para trazer uma perspectiva real dos fatores decisivos para o sucesso da clínica (ou do consultório).

Contudo, é importante deixar claro que problemas sem soluções não devem ser apresentados.

Incentive a sua equipe a ter a criatividade para apresentar o impasses e, respectivamente, a solução.

Essa estratégia é muito boa, além de estar por dentro de tudo que deve ser melhorado no seu negócio, você ainda melhora o clima interno. Faz com que todos da equipe sintam-se valorizados.

3- Planejamento

Conhecendo os principais problemas e das principais oportunidades do seu negócio.

Agora é o momento de planejar suas ações para eliminar os problemas e promover as oportunidades.

Para isso, elaboramos um guia especial com dicas para você realizar um planejamento eficiente e eficaz para sua clínica ou consultório odontológico.

É só clicar nesse link para acessá-lo.

Com esse artigo em mãos será muito mais simples de manter o foco e a energia nos objetivos que trarão melhorias concretas ao consultório (clínica).

Enfim…

Para conhecer a rotina de um gestor-dentista, você precisará praticar, conciliar seu dia com o atendimento do paciente e com a administração do consultório ou clínica odontológica.

Nunca se esqueça de descansar, pois o cansaço interfere na sua produtividade e de toda equipe.

Para isso, tente sempre ter intervalos curtos no seu dia-dia para descansar a mente e corpo.

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Agradecemos sua leitura.