Quais as especialidades odontológicas são as mais promissoras?

Quando um estudante de odontologia se forma e entra no mercado de trabalho, ele percebe que é necessário escolher uma especialidade com a qual trabalhar.

A especialização na área atuante é uma escolha importantíssima, e também é questão de equilíbrio. 

É importante escolher uma área pela qual o profissional tenha simpatia. Afinal de contas, é importante trabalhar com o que se gosta.

Contudo, esse não é o único fator importante. É preciso conhecer o mercado e optar por uma especialidade odontológica mais lucrativa.

É claro que um profissional inaugura sua clínica odontológica realizando um sonho.

Mas parte desse sonho é ver seu negócio dar certo, e para isso, a especialidade escolhida precisa estar em alta no mercado!

Dentre muitas especialidades odontológicas, algumas ganham destaque no mercado.

A verdade é que elas têm mais procura e por isso são extremamente lucrativas para quem resolve investir nisso.

Quer saber quais são estas especialidades odontológicas? Confira esta lista com as principais, para te ajudar a fazer a melhor escolha para o sucesso do futuro de sua carreira na odontologia: 

1. Implantodontia

Começamos falando sobre a implantodontia, uma especialidade que pode ser extremamente lucrativa para o dentista gestor.

Essa especialidade tem fins estéticos e funcionais, tudo depende da situação do paciente.

E todo o processo pode ser um pouco longo até que seja atingido o resultado esperado.

A Implantodontia tem como objetivo utilizar um conjunto de técnicas odontológicas e cirúrgicas, visando substituir a raiz do dente por meio de um implante. 

O auxílio deste profissional, implantodontista, será necessário em todas as etapas deste processo, da cirurgia à implantação da prótese. 

A especialidade da implantodontia impacta diretamente na vida dos pacientes, afinal de contas são procedimentos invasivos, e ser um bom profissional ajudará a ganhar espaço facilmente no mercado.

2. Odontopediatria

Sempre haverão grávidas assim como sempre existirão pais procurando especialistas para seus filhos.

A odontopediatria é especializada em cuidar da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes. 

O profissional que escolhe trabalhar com a odontologia pediátrica deve ser bastante calmo e realmente gostar de crianças.

Afinal, este tipo de paciente costuma ter medo de ir ao dentista, e dos procedimentos que acontecem no consultório.

Encontrar uma forma de fazer esta experiência ser o mais agradável possível é essencial. 

O ambiente deve ser lúdico, para que o paciente se sinta confortável, e ao mesmo tempo mostrar profissionalismo para que os pais se sintam bem.

A odontopediatria também trata de educar as crianças e os pais para os cuidados rotineiros com a higiene bucal. 

3. Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-faciais

A procura por um cirurgião dentista confiável é bem grande, e por isso esta é outra especialidade que pode ser muito lucrativa para o profissional. Principalmente porque não existem muitas clínicas que trabalham com esta especialidade. 

A Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial é a especialidade que tem como objetivo cuidar das doenças da cavidade oral e seus adjacentes.

Ela busca soluções para quadros de traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos).

Se trata dos traumas e deformidades dos maxilares, que envolvem a região compreendida entre o osso hióide e a parede anterior do seio frontal de baixo para cima, e do tragus a pirâmide nasal, de trás para diante.

Este profissional geralmente atende em seu consultório, e está diretamente ligado aos ambulatórios ou hospitais.

Afinal, muitos quadros que acabam requerendo o tratamento dessa especialidade odontológica, acabam acontecendo em acidentes e situações de emergência.

O especialista também poderá tratar de dores nas articulações temporomandibular (ATM) além de problemas de apneia do sono, e até mesmo bruxismo.

O dentista que busca se especializar nesta área vai lidar com cirurgias complexas e necessitará de constantes interações com outros profissionais.

Além de depender de cursos para se manter sempre atualizado nas técnicas. 

4. Ortodontia

Esta é uma das especialidades mais populares, e não é à toa. Muitas pessoas acabam precisando utilizar aparelhos, tanto para questões de aparência, quanto para funcionalidade da mordida ou dores relativas à área.

A Ortodontia tem como objeto cuidar, prevenir e corrigir o posicionamento dos dentes e algumas desigualdades no crescimento dos ossos maxilares.

Ela trata de situações como sobremordida, mordida cruzada, mordida aberta, diastema, e outras mais.

O ortodontista será responsável por proporcionar uma boca mais saudável e uma aparência mais aprazível para os seus pacientes.

Aliando a qualidade de vida do paciente e a estética satisfatória para que eles se sintam melhor. 

5. Odontologia estética

A odontologia estética tem ganhado muito espaço no mercado, pois  a busca por ela é gigantesca!

Neste caso, se você cogitou se especializar na parte estética ligada à odontologia, a ideia pode ser colocada em prática sem medo, pois esse é um negócio bastante lucrativo.

Nos casos da estética bucal, o profissional se torna o responsável por reviver a autoestima dos pacientes, em diversos sentidos.

Impactando no físico do paciente, mas também no psicológico dessa pessoa, para que ela se sinta melhor e mais confiante.

Na Odontologia estética, o profissional irá muito além de apenas cuidar de clareamentos ou lentes de contato dentárias.

Ele pode cuidar de correções das gengivas, alongamentos dos dentes, facetas de porcelana, colagem dentária, dentre outros. 

Nessa especialidade, mais do que todas as outras citadas acima, é importante que o profissional siga atualizado.

Muitas técnicas novas e procedimentos surgem ao longo do tempo, e oferecer esse tipo de novidade em seu consultório ou clínica vai ser ótimo, principalmente para o seu marketing! 

Conclusão

A odontologia traz muitas possibilidades, e acima citamos as que mais têm crescido nos últimos anos.

Contudo, sempre vale lembrar que bons profissionais ganham a confiança do público e acabam tendo bastante espaço no mercado.

Procurar por formas de captar e fidelizar seus pacientes através de um bom atendimento, e oferecendo uma experiência de qualidade para o paciente, irá tornar seu negócio bastante lucrativo.

Escolha uma área com a qual você dentista se sente mais atraído, e trabalhe para conquistar seu espaço no mercado. 

Escolher uma especialidade em ascensão vai fazer você ganhar dinheiro, mas uma gestão efetiva também tem esse poder, sabia?

Quer contar com um forte aliado na gestão do seu consultório ou clínica odontológica?

Então conheça todas as funcionalidades do sistema para gestão odontológica Dental Office

O Dental Office é pensado para auxiliar nas tarefas de todo o seu negócio odontológico, e garantir bons resultados nos processos.

Scanner intraoral aumenta a produtividade no consultório
Enviando...