O que é Estomatologia? Saiba tudo sobre essa especialidade odontológica

Uma especialidade odontológica pouco conhecida é a estomatologia. Mas apesar de não ser amplamente conhecida, a estomatologia tem um papel muito importante na sociedade, e claro, na saúde bucal dos pacientes.

É uma das áreas responsáveis por realizar o diagnóstico de doenças bucais, realizando o estudo de lesões bucais, entre outras funções que veremos mais à frente neste mesmo artigo.

Então, se você é dentista ou estudante e quer saber mais sobre essa área fundamental da odontologia, continue lendo este artigo. Aqui vamos ver:

  • O que é estomatologia?
  • O que faz o dentista estomatologista?
  • O que o CFO diz sobre essa especialidade?
  • Qual a formação necessária para ser um estomatologista?
  • E mais!

Vamos lá?

O que é estomatologia?

estomatologia

A palavra ‘estoma’  vem do grego, e significa ‘boca’. Ou seja, a estomatologia nada mais é do que o ‘estudo da boca’. O seu especialista é chamado de estomatologista, que é o profissional responsável por identificar, tratar e prevenir doenças do sistema estomatognático.

Fazem parte desse sistema:

  • Articulação temporomandibular (ATM)
  • Dentes e estruturas anexas
  • Ossos (maxila, mandíbula, crânio, hióide)
  • Lábios, bochecha, língua
  • Músculos
  • Sistema nervoso, vascular e linfático.

É o estomatologista que está apto a diagnosticar lesões bucais, tratá-las ou até mesmo encaminhar este paciente a outro especialista, como o cirurgião médico de cabeça e pescoço, por exemplo.

Quais as competências de um estomatologista?

Como já adiantamos no tópico anterior, as três principais funções do dentista estomatologista são o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças bucais, e de áreas adjacentes da boca.

O artigo 58 da Consolidação das Normas para procedimentos nos Conselhos de Odontologia do Conselho Federal de Odontologia (CFO), diz que as áreas de competência do especialista em Estomatologia incluem:

a) promoção e execução de procedimentos preventivos em nível individual e coletivo na área de saúde bucal, com especial ênfase à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de boca;

b) condução ou supervisão de atividades de pesquisa e epidemiológica, clínica e/ou laboratorial relacionadas aos temas de interesse da especialidade; e,

c) realização ou solicitação de exames complementares, necessários ao esclarecimento do diagnóstico, bem como adequar ao tratamento.

O que o CFO diz sobre a estomatologia?

estomatologia

Segundo o que o mesmo documento citado anteriormente, a Consolidação das Normas para procedimentos nos Conselhos de Odontologia, a especialidade de estomatologia é:

“[…]a especialidade da Odontologia que tem como objetivo a prevenção, o diagnóstico, o prognóstico e o tratamento das doenças próprias do complexo maxilomandibular, das manifestações bucais de doenças sistêmicas e das repercussões bucais do tratamento antineoplásico”.

Ou seja, é a especialidade odontológica que cuida das doenças da boca, maxilas e mandíbulas, que previne, diagnostica e trata as enfermidades relacionadas com a boca e de todo aparelho estomatognático. Este, por sua vez, é constituído pelos lábios, dentes, mucosa oral, glândulas salivares, tonsilas palatinas e faríngeas e demais estruturas da orofaringe.

Qual a formação necessária para ser um estomatologista?

Assim como todas as especialidades odontológicas, para se tornar um especialista em estomatologia, alguns passos devem ser seguidos.

É primordial que, além da graduação em odontologia, seja realizado um curso de pós-graduação, uma especialização.  Esse curso deve ter, no mínimo, 500 horas de duração em sua carga horária, e deve ser feito em uma universidade ou faculdade devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). 

Vale ressaltar que o curso também pode ser realizado em uma  entidade representativa da Classe registrada no CFO, escola de Saúde Pública, que mantenha cursos para cirurgiões dentistas, ou então em um órgão oficial da área de saúde pública e das Forças Armadas.

Outra informação importante é que o CFO tem determinações específicas a respeito da grade curricular do curso, que deve respeitar as normas estabelecidas. Acesse a íntegra por aqui (página 39).

Portanto, se é do seu interesse realizar uma pós-graduação para se especializar em estomatologia, fique atento se a instituição escolhida segue as normas estabelecidas pelos conselhos. 

Dessa forma, você garante que o curso está dentro do padrão exigido, e que o seu diploma será válido no momento de realizar o seu registro profissional que permita a sua atuação como especialista em estomatologia.

Onde posso atuar sendo estomatologista?

A área de atuação de um especialista em estomatologia é bastante ampla. Hoje em dia, é possível achar esses profissionais atuando em clínicas particulares, hospitais, e até mesmo centros oncológicos.

A área acadêmica também é uma opção para esses profissionais, que podem atuar com pesquisa, docência, e outras áreas da educação. Cargos em entidades públicas também são uma opção.

Ou seja, há uma gama bastante extensa de opções para os estomatologistas atuarem, sendo as principais as citadas acima. 

Quanto ganha um especialista em estomatologia?

De acordo com o site Salário.com, um dentista estomatologista ganha, em média, R$ 2.503,94 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 26 horas semanais.

O perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 29 anos, ensino superior completo, do sexo feminino que trabalha 24h semanais em empresas do segmento de atividades de atendimento hospitalar.

Vale lembrar que as informações do site Salário.com são obtidas junto a dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, com os dados mais recentes. Os dados foram pesquisados em maio de 2022.

É importante ressaltar que essa é uma estimativa, e que os valores podem variar de acordo com a região do país, tempo de experiência do profissional, e claro, qual local de trabalho (hospital, clínica, laboratório, afins)

Outra questão é que esses valores não refletem profissionais que tenham o seu próprio negócio.  

Como abrir uma clínica ou consultório odontológico | Dental Office

Enfim,

Você chegou ao fim de mais um conteúdo aqui no Blog Dental Office. Vimos aqui tudo o que você precisa saber sobre a especialização em estomatologia: o que é essa especialidade, quais as regras do Conselho Federal de Odontologia, o que faz esse profissional, qual é a sua formação e afins.

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado de alguma forma na sua carreira e na sua escolha por uma especialização. Se sim, não deixe de compartilhar com os seus amigos e colegas de profissão, e claro, com a sua equipe.

E já que você está por aqui, não deixe de conferir nossos outros posts aqui no nosso blog, e também os nossos materiais educativos. Tenho certeza de que algum dos nossos conteúdos pode te ajudar no seu dia a dia.

Esperamos você nos próximos posts.

Agradecemos a sua leitura e até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

    1. Oi, Monteiro! Tudo bem?

      Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo. Continue acompanhando nosso blog!

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *