Como conseguir os primeiros pacientes do seu consultório odontológico?

Diversas questões devem ser levadas em conta quando falamos de um consultório odontológico.

O dentista precisa adquirir os equipamentos necessários, além de estabelecer sua cultura organizacional, e até mesmo a precificação dos seus serviços. 

Dar início a este negócio exige muito do dentista. Abrir um consultório odontológico é como abrir uma empresa. É necessário que seja feito um investimento inicial e que suas ações sejam planejadas.

Dentre tantas preocupações do atendente, assim como uma empresa precisa de clientes, seu consultório odontológico precisa de pacientes. 

Captar pacientes para o seu consultório odontológico requer estudo, planejamento e estratégia.

Quer saber como fazer isso de forma eficaz? Confira nossas dicas de como você, dentista, pode conseguir seus primeiros pacientes. 

Estude e compreenda seu público-alvo

primeiros pacientes

Sua comunicação, precificação e o ambiente do seu consultório odontológico devem estar bem alinhados com seu público alvo. 

Se você está no início de seu consultório, isso é um pouco mais fácil de se estabelecer.

Quem está no mercado a mais tempo, por vezes precisa investir um pouco para se adequar.

De toda a forma, vale a pena, uma vez que o resultado é um número maior de atendimentos.  

O que é importante que você estabeleça, ou descubra, sobre seu público alvo: 

  • Renda e faixa etária;
  • Veículos de comunicação que mais usam (internet, TV, rádio, etc.);
  • O que consideram na hora de definir pela escolha do dentista. 

A pesquisa de mercado é uma etapa essencial e que te trará muitos dados importantes sobre como você deve conduzir o seu negócio. 

Tudo isso te ajudará em diversos aspectos na sua clínica, especialmente quando falamos de marketing, que é o nosso próximo tópico.

Você pode ver mais sobre como fazer uma boa pesquisa de mercado em: Guia para montar um consultório ou clínica odontológica do zero

Invista em marketing 

O marketing é essencial na captação de pacientes. O marketing digital é uma maneira mais econômica de conseguir disseminar a sua marca. Além do mais, dessa forma, mensurar resultados fica mais fácil.

Conhecendo seu público alvo, será mais fácil decidir como se comunicar com ele.

Os conteúdos e a abordagem do seu marketing digital precisam ser pensados para atrair essas pessoas.

Marketing não é gasto, é investimento! As pessoas precisam saber que você existe e quais os serviços que você oferece. 

Mas lembre-se de alinhar seu marketing digital com o marketing offline. Ambas as abordagens podem ser interessantes para você. Desenvolva uma estratégia eficaz e comece a captar pacientes. 

Para um marketing digital assertivo, além da pesquisa de mercado, é importante saber escolher as melhores redes sociais para investir. 

Se você quer saber mais sobre a importância das redes sociais para o marketing odontológico, acesse: Captação de pacientes: como usar as redes sociais para atrair mais pacientes?

Se preocupe em oferecer um ótimo atendimento

Antes de tudo mantenha em mente o seguinte: pessoas bem atendidas voltam sempre.

E mais, quando elas ficam satisfeitas com seus serviços, elas indicam seu trabalho.

Captar pessoas é importante, e seu carisma e atendimento humanizado vai garantir que seus pacientes tenham uma boa experiência com no seu consultório odontológico. 

Campanhas de marketing são muito importantes, mas a sua atuação efetiva na captação de pacientes vai até certo ponto.

Afinal, o que faz com que os pacientes retornem e indiquem os seus serviços é o atendimento que você presta.

Nesse sentido, os principais pilares de um bom atendimento odontológico são:

  • Respeito ao horário agendado: as pessoas não gostam de esperar.
  • Pense em deixar sua recepção, assim como seu consultório, bem aconchegante. 
  • Se mostre preocupado com o paciente, e faça o possível para solucionar seu problema. 
  • Tenha empatia e desenvolva a escuta ativa.

Leia mais sobre atendimento humanizado em: Como realizar um atendimento humanizado ao paciente?

Trabalhe com convênios

primeiros pacientes

Falar sobre convênios pode ser um tanto incômodo para muitos dentistas. Mas quando falamos sobre captação de primeiros pacientes, esta pode ser uma boa estratégia.

Dessa forma você e sua clínica vão estar em uma lista de profissionais que aceitam o plano, o que significa que outras pessoas vão conhecer seu trabalho. 

Atendimentos particulares costumam render mais do que atendimentos feitos através do plano.

Porém, trabalhar com convênios ajudará a manter o número de atendimentos elevado.

Vale lembrar que as indicações feitas por pacientes de convênio também podem te ajudar a conseguir mais pacientes particulares, o que pode te ajudar a conseguir seus primeiros pacientes particulares.

Há também a possibilidade de migrar dos convênios para apenas atendimentos particulares no futuro. Claro, com planejamento e uma estratégia bem definida.

Leia mais sobre isso em: Como migrar do convênio para o particular?

Faça parcerias

Vale a pena pensar em fazer parcerias com empresas e outros profissionais. 

No caso de empresas, fornecendo planos ou até mesmo opções de pagamento diferenciadas você conseguirá ter mais pacientes.

Também é possível utilizar essa técnica com comércios locais, sindicatos, escolas e outros estabelecimentos.

Parcerias também podem ser estabelecidas com outros profissionais. Uma boa opção é abrir uma clínica odontológica em sociedade.

Essa opção pode garantir diversas vantagens, principalmente se você estiver contando com um profissional que atua na área a mais tempo. 

O que é importante destacar em clínicas que funcionam em sociedade é que é interessante que cada dentista trabalhe com uma especialidade específica.

O maior benefício é que seu sócio pode indicar seu atendimento para um paciente que necessite. Levar em conta estas dicas vai te ajudar a conseguir seus primeiros pacientes, e também a mantê-los.

Conhecer sobre o universo empreendedor da odontologia é extremamente necessário para garantir o sucesso do seu negócio.

Vale ressaltar que essa parceria com outros profissionais também pode se estender para fora da sua clínica. Outros dentistas que atuem em especialidades distintas da sua podem indicar o seu trabalho e vice-versa. 

Portanto, tenha uma boa rede de contatos e relacionamento com dentistas da sua cidade e região. Assim, o trabalho de todos é reconhecido e valorizado.

Por fim, 

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender melhor como você pode conseguir os primeiros pacientes no seu consultório odontológico.

Essa não é uma missão fácil, mas com calma e persistência os frutos do seu esforço serão recompensados.

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Não deixe de conferir os outros posts do nosso blog, e também os outros materiais educativos.

Agradecemos a sua leitura e até a próxima!


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