Diversas questões devem ser levadas em conta quando falamos de um consultório odontológico.
O dentista precisa adquirir os equipamentos necessários, além de estabelecer sua cultura organizacional, e até mesmo a precificação dos seus serviços.
Dar início a este negócio exige muito do dentista.
Abrir um consultório odontológico é como abrir uma empresa. É necessário que seja feito um investimento inicial e que suas ações sejam planejadas.
Dentre tantas preocupações do atendente, assim como uma empresa precisa de clientes, seu consultório odontológico precisa de pacientes.
Captar pacientes para o seu consultório odontológico requer estudo, planejamento e estratégia.
Quer saber como fazer isso de forma eficaz? Confira nossas dicas de como você dentista pode conseguir seus primeiros pacientes.
Estude e compreenda seu público-alvo
Sua comunicação, precificação e o ambiente do seu consultório odontológico devem estar bem alinhados com seu público alvo.
Se você está no início de seu consultório, isso é um pouco mais fácil de se estabelecer.
Quem está no mercado a mais tempo, por vezes precisa investir um pouco para se adequar.
De toda a forma, vale a pena, uma vez que o resultado é um número maior de atendimentos.
O que é importante que você estabeleça, ou descubra, sobre seu público alvo:
- Renda e faixa etária;
- Veículos de comunicação que mais usam (internet, TV, rádio, etc.);
- O que consideram na hora de definir pela escolha do dentista.
Invista em marketing
O marketing é essencial na captação de pacientes. O marketing digital é uma maneira mais econômica de conseguir disseminar a sua marca. Além do mais, dessa forma, mensurar resultados fica mais fácil.
Conhecendo seu público alvo, será mais fácil decidir como se comunicar com ele.
Os conteúdos e a abordagem do seu marketing digital precisam ser pensados para atrair essas pessoas.
Marketing não é gasto, é investimento! As pessoas precisam saber que você existe e quais os serviços que você oferece.
Mas lembre-se de alinhar seu marketing digital com o marketing offline. Ambas as abordagens podem ser interessantes para você. Desenvolva uma estratégia eficaz e comece a captar pacientes.
Se preocupe em oferecer um ótimo atendimento
Antes de tudo mantenha em mente o seguinte: pessoas bem atendidas voltam sempre.
E mais, quando elas ficam satisfeitas com seus serviços, elas indicam seu trabalho.
Captar pessoas é importante, e seu carisma e atendimento humanizado vai garantir que seus pacientes tenham uma boa experiência com no seu consultório médico.
Campanhas de marketing são muito importantes, contudo, o que faz com que os pacientes retornem e indiquem os seus serviços é o atendimento que você presta.
Se preocupe em respeitar o horário agendado, pessoas não gostam de esperar.
Pense em deixar sua recepção, assim como seu consultório, bem aconchegante. Se mostre preocupado com o paciente, e faça o possível para solucionar seu problema.
Trabalhe com convênios
Aceitar um ou mais convênios em sua clínica ou consultório odontológico, também é uma boa ideia.
Dessa forma você e sua clínica vão estar em uma lista de profissionais que aceitam o plano, o que significa que outras pessoas vão conhecer seu trabalho.
Atendimentos particulares costumam render mais do que atendimentos feitos através do plano.
Porém, trabalhar com convênios ajudará a manter o número de atendimentos elevado.
Além do mais, essas pessoas podem acabar indicando seu trabalho para outras pessoas que não possuem o plano.
Faça parcerias
Vale a pena pensar em fazer parcerias com empresas. Fornecendo planos ou até mesmo opções de pagamento diferenciadas para esta empresa, você conseguirá ter mais pacientes.
Também é possível utilizar essa técnica com comércios locais, sindicatos, escolas e outros estabelecimentos.
Parcerias também podem ser estabelecidas com outros profissionais. Uma boa opção é abrir uma clínica odontológica em sociedade.
Essa opção pode garantir diversas vantagens, principalmente se você estiver contando com um profissional que atua na área a mais tempo.
O que é importante destacar em clínicas que funcionam em sociedade é que é interessante que cada dentista trabalhe com uma especialidade específica.
O maior benefício é que seu sócio pode indicar seu atendimento para um paciente que necessite.
Levar em conta estas dicas vai te ajudar a conseguir seus primeiros pacientes, e também a mantê-los.
Conhecer sobre o universo empreendedor da odontologia é extremamente necessário para garantir sucesso do seu negócio.
Conte com o Dental Office para tornar sua gestão ainda mais eficiente!