Como conseguir os primeiros pacientes do seu consultório odontológico?

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Diversas questões devem ser levadas em conta quando falamos de um consultório odontológico.

O dentista precisa adquirir os equipamentos necessários, além de estabelecer sua cultura organizacional, e até mesmo a precificação dos seus serviços. 

Dar início a este negócio exige muito do dentista.

Abrir um consultório odontológico é como abrir uma empresa. É necessário que seja feito um investimento inicial e que suas ações sejam planejadas.

Dentre tantas preocupações do atendente, assim como uma empresa precisa de clientes, seu consultório odontológico precisa de pacientes. 

Captar pacientes para o seu consultório odontológico requer estudo, planejamento e estratégia.

Quer saber como fazer isso de forma eficaz? Confira nossas dicas de como você dentista pode conseguir seus primeiros pacientes. 

Estude e compreenda seu público-alvo

Sua comunicação, precificação e o ambiente do seu consultório odontológico devem estar bem alinhados com seu público alvo. 

Se você está no início de seu consultório, isso é um pouco mais fácil de se estabelecer.

Quem está no mercado a mais tempo, por vezes precisa investir um pouco para se adequar.

De toda a forma, vale a pena, uma vez que o resultado é um número maior de atendimentos.  

O que é importante que você estabeleça, ou descubra, sobre seu público alvo: 

  • Renda e faixa etária;
  • Veículos de comunicação que mais usam (internet, TV, rádio, etc.);
  • O que consideram na hora de definir pela escolha do dentista. 

Invista em marketing 

O marketing é essencial na captação de pacientes. O marketing digital é uma maneira mais econômica de conseguir disseminar a sua marca. Além do mais, dessa forma, mensurar resultados fica mais fácil.

Conhecendo seu público alvo, será mais fácil decidir como se comunicar com ele.

Os conteúdos e a abordagem do seu marketing digital precisam ser pensados para atrair essas pessoas.

Marketing não é gasto, é investimento! As pessoas precisam saber que você existe e quais os serviços que você oferece. 

Mas lembre-se de alinhar seu marketing digital com o marketing offline. Ambas as abordagens podem ser interessantes para você. Desenvolva uma estratégia eficaz e comece a captar pacientes. 

Se preocupe em oferecer um ótimo atendimento

Antes de tudo mantenha em mente o seguinte: pessoas bem atendidas voltam sempre.

E mais, quando elas ficam satisfeitas com seus serviços, elas indicam seu trabalho.

Captar pessoas é importante, e seu carisma e atendimento humanizado vai garantir que seus pacientes tenham uma boa experiência com no seu consultório médico. 

Campanhas de marketing são muito importantes, contudo,  o que faz com que os pacientes retornem e indiquem os seus serviços é o atendimento que você presta.

Se preocupe em respeitar o horário agendado, pessoas não gostam de esperar.

Pense em deixar sua recepção, assim como seu consultório, bem aconchegante. Se mostre preocupado com o paciente, e faça o possível para solucionar seu problema. 

Trabalhe com convênios

Aceitar um ou mais convênios em sua clínica ou consultório odontológico, também é uma boa ideia.

Dessa forma você e sua clínica vão estar em uma lista de profissionais que aceitam o plano, o que significa que outras pessoas vão conhecer seu trabalho. 

Atendimentos particulares costumam render mais do que atendimentos feitos através do plano.

Porém, trabalhar com convênios ajudará a manter o número de atendimentos elevado.

Além do mais, essas pessoas podem acabar indicando seu trabalho para outras pessoas que não possuem o plano. 

Faça parcerias

Vale a pena pensar em fazer parcerias com empresas. Fornecendo planos ou até mesmo opções de pagamento diferenciadas para esta empresa, você conseguirá ter mais pacientes.

Também é possível utilizar essa técnica com comércios locais, sindicatos, escolas e outros estabelecimentos.

Parcerias também podem ser estabelecidas com outros profissionais. Uma boa opção é abrir uma clínica odontológica em sociedade.

Essa opção pode garantir diversas vantagens, principalmente se você estiver contando com um profissional que atua na área a mais tempo. 

O que é importante destacar em clínicas que funcionam em sociedade é que é interessante que cada dentista trabalhe com uma especialidade específica.

O maior benefício é que seu sócio pode indicar seu atendimento para um paciente que necessite. 

Levar em conta estas dicas vai te ajudar a conseguir seus primeiros pacientes, e também a mantê-los.

Conhecer sobre o universo empreendedor da odontologia é extremamente necessário para garantir sucesso do seu negócio.

Conte com o Dental Office para tornar sua gestão ainda mais eficiente! 

Como conseguir seus primeiros pacientes?