Sociedade em consultório odontológico: quais os prós e contras?

Tempo de leitura: 3 min

Quando se pensa em um clínica odontológica, diversas questões vem à tona. Encarar a jornada sozinho, ou não? Será que este é um bom começo? 

Como empresa, o consultório precisa de uma gestão eficaz. A questão é que gerir uma empresa requer a tomada de muitas decisões importantes.

Vale a pena abrir um consultório odontológico em sociedade?

Essa é uma pergunta bastante normal no início da carreira de um dentista. Contudo, pode ser que você depois de anos trabalhando sozinho, você esteja considerando a ideia também. 

Essa decisão tem seus prós e contras. Para te ajudar a colocar as vantagens e desvantagens na balança para decidir o que é melhor para você neste momento, separamos algumas questões que devem ser avaliadas.

As vantagens de ter um consultório odontológico em sociedade

A maior vantagem em abrir um consultório odontológico em sociedade é a de dividir algumas despesas e tarefas que podem ser pesadas no final do mês para o profissional que trabalha sozinho. 

As despesas com secretárias e recepcionistas, aluguel do imóvel, contas de manutenção, materiais de limpeza, materiais odontológicos, ferramentas, entre outros, podem ser divididas entre os sócios. 

Caso você opte por abrir um consultório sozinho, terá de arcar com todos os custos.

Além do mais, trabalhando sozinho você precisará de um número considerável de pacientes para que você consiga pagar suas contas e ter lucratividade.

Mantenham em mente que, ao abrir um consultório odontológico em sociedade, deve haver especialistas de diversas áreas trabalhando juntos. Isso porque é importante evitar a concorrência interna. 

Caso um paciente comece o tratamento com um dentista que possui um tipo de especialização e acabe precisando de outros cuidados, os colegas pode indicar um ao outro.

Uma vez que os especialistas estão em um mesmo estabelecimento, o paciente se sente confiante e aceita a recomendação.

Além disso, em sociedade pode-se divergir horários e datas de atendimento. Esse tipo de atitude permite que o consultório esteja sempre funcionando.

Atender em um consultório odontológico através de uma sociedade é extremamente benéfico para profissionais no início de sua carreira.

Isso porque ele consegue crescer e ter espaço no mercado através do aval de um profissional que tem respeito diante o mercado. 

O benefício acontece para o profissional que recebe o colega também, já que ele acaba oferecendo uma outra especialidade dentro de sua clínica.

O resultado é uma demanda numerosa de pacientes, mantendo sua agenda sempre bem ocupada.

Quais são as vantagens de atuar em consultório odontológico sozinho?

Também existem benefícios em ter seu próprio consultório odontológico.

Ao atuar sozinho, você terá mais autonomia sobre as decisões administrativas e financeiras do seu estabelecimento.

Você poderá decidir qual o horário de funcionamento do consultório, por exemplo.

A decisão de contratação de secretária e auxiliar de dentista, estará em suas mãos. 

Esse tipo de decisão, por vezes, causa divergência de opinião entre os colegas trabalhando em sociedade. 

Independente da sua escolha é importante que o profissional da área da saúde enxergue o seu consultório como um empreendimento.

Isso significa que ele precisa de ações estratégicas e gestão administrativa. 

Também é necessário estar atento às tributações do seu modelo de negócio. Além do mais, sempre pense em investir parte do seu tempo para planejar ações de marketing do seu consultório.

Faça o possível para dar ao seu paciente a melhor experiência durante o atendimento.

Estar sempre disposto a realizar uma boa gestão impacta bastante nos resultados e traz lucratividade para o seu consultório ou clínica odontológica. 

Por essa razão é tão importante começar a pensar em investir em tecnologia desde cedo!

Ela ajuda a centralizar todos os processos do consultório, seja administrativo, financeiro ou estratégico. 

O Dental Office permite um gerenciamento completo e é perfeito para consultórios que trabalham em sociedade.

Dentro do sistema, você tem acesso à uma série de funcionalidades para facilitar processos como: agenda, chat interno, SMS, módulo contábil, marketing e muito mais!

Fazendo um comparativo é possível fazer a escolha o plano ideal de acordo com suas necessidades.

Tenha o software Dental Office e garanta o melhor atendimento para seus pacientes, e uma gestão otimizada com muito mais lucratividade! 

Gostou do nosso artigo? Confira também este material completo sobre Gestão Financeira. É gratuito!

Sociedade em consultório odontológico: quais os prós e contras?