Qual a importância da presença digital para clínicas odontológicas?

Nos últimos anos temos notado um grande engajamento da sociedade com novas tecnologias. Negócios e mercados tiveram que se adaptar nessa nova realidade. 

Esse envolvimento da humanidade com tecnologias virtuais, se explica pelo fato de que elas se tornaram praticamente uma extensão da comunicação humana. 

Tecnologia? Uma extensão do corpo?

Sim, isso mesmo! Essa é essência da palavra tecnologia, que inicialmente se referia a utensílios, como facas, martelos e etc. 

Nota-se que esses utensílios representam uma capacidade que o corpo humano não é capaz de produzir. 

Uma bicicleta, por exemplo, é uma tecnologia de extensão das pernas do homem. O telefone é também uma extensão da boca e dos ouvidos.

Por motivos, que não precisamos explicar aqui, a tecnologia que mais gera engajamento humano atualmente são as chamadas de “Tecnologias da Informação”. 

Pois, isso envolve uma extensão do armazenamento de informações do corpo humano (cérebro). Sim, o computador é sim uma inspiração direta da capacidade de armazenamento do cérebro humano. 

Nesse exato momento você deve estar se perguntando: “mas, para que tudo isso para explicar a importância da presença digital do meu negócio?”.

Por que, com o crescimento exponencial das tecnologias comunicacionais as tornarão não mais apenas um acessório, mas praticamente uma extensão rotineira, imprescindível para o ser humano. 

Pois, a tendência estatística é que as tecnologias comunicacionais cresçam ainda mais pelos próximos 100 anos, segundo especialistas do MIT (Massachusetts Institute of Technology). 

Mas, como fica sua clínica ou consultório odontológico nesse cenário? 

Muitos dos negócios de saúde estão migrando seus investimentos em marketing tradicional para o marketing digital, nas redes sociais (Facebook e Instagram), navegadores (Google e Bing), entre outras plataformas.

Contudo, a melhor maneira de realizar uma prospecção (atração de pacientes) mais efetiva é por meio do Inbound Marketing.

Porque, nessa estratégia os investimentos são menores do que a estratégia tradicional de enviar um simples anúncio para o seu público-alvo e quando é feito da maneira correta, trazem mais resultados. 

Serviços Online: agenda

Quando falamos em presença digital para dentistas, a primeira coisa que muitos já imaginam é na disponibilidade da agenda online para o paciente.

Certamente, essa estratégia tem se tornado muito mais lucrativa e em termos de visibilidade.

Com o avanço da tecnologia, hoje é possível encontrar soluções que vão ainda mais além do agendamento online. Quer ver um exemplo?

Você já deve conhecer a plataforma Doctoralia, que tem ajudado a revolucionar a visibilidade digital de consultórios e especialistas em saúde de todo o mundo, certo?

Além de conectar pacientes a profissionais de saúde, como médicos e dentistas, ela vem facilitando em muito a experiência do paciente. Atualmente, só no Brasil, a Doctoralia recebe mais de 15 milhões de usuários por mês. Pessoas que estão em busca de um especialista em saúde para atender suas necessidades na cidade em que se encontram. 

As pesquisas realizadas a partir da plataforma podem ser feitas tanto a partir do nome de um dentista, por exemplo, quanto por sua especialidade ou serviço.

Sendo assim, se você tem presença na Doctoralia fica ainda mais fácil trazer mais visibilidade para o seu consultório ou clínica odontológica. Basta manter um perfil atualizado com todas as informações que os pacientes precisam, dar atenção aos feedbacks recebidos e, claro, explorar todos os recursos oferecidos pela plataforma.

A plataforma também permite que os pacientes deixem opiniões sobre os especialistas, um recurso valioso para sua reputação online. De acordo com pesquisas da própria Doctoralia, opiniões são importantes para 88% dos pacientes que procuram por um profissional de saúde.

O melhor disso tudo, é a integração da Doctoralia com o Dental Office, o software de gerenciamento odontológico mais completo.

Assim, a sua agenda online do software Dental Office sempre estará se comunicando com a agenda online da Doctoralia.

Em outras palavras, marcando uma consulta (ou tratamento) manualmente na agenda online da Doctoralia, essa ação aparecerá automaticamente na agenda na nuvem do software Dental Office.

Também é possível que sua base de pacientes Dental Office (que possua integração com a Doctoralia) receba uma notificação para avaliar o atendimento marcado, gerando mais reputação para o seu perfil.  

Por fim,

Ter presença digital é imprescindível para o desenvolvimento do seu consultório odontológico nos dias de hoje. 

E também, não basta apenas criar a página da clínica nas redes sociais, existem diversos outros fatores e conteúdos que ajudam a sua clínica a ter mais presença digital.

Nossa dica é começar pela estratégia de Inbound Marketing:

  • Crie um site da clínica (veja o exemplo do novo site do Dental Office);
  • Crie um blog com conteúdos relevantes aos pacientes, seguindo as regras de SEO;
  • Esteja presente nas redes sociais de mais engajamento;
  • Cronograma os conteúdos de blog e redes sociais de forma regular e periódica;
  • Faça vídeos e e-books gratuitamente para seus pacientes;
  • Oferece a agenda online do seu consultório ou clínica para os possíveis pacientes;
  • Abra um central que responde dúvidas dos pacientes por meio de chats, como WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram Direct e etc.

Para descobrir mais fatores que poderão ajudar seu negócio a ter mais visibilidade online, inscreva-se em nossas newsletters e seja notificado.

Se você gostou desse artigo não deixe de compartilhar com sua equipe! 

Agradecemos a leitura.

Atendendo crianças: como melhorar a experiência desse paciente?