Férias em 2020: como dentistas podem organizar o fim de ano nas clínicas odontológicas?

O ano de 2020 foi muito intenso para profissionais da saúde e gestores. Se você é um dentista dono da própria clínica odontológica, pôde sentir o impacto de maneira ainda mais forte. 

A baixa nos atendimentos, a necessidade de adaptação, todo o planejamento que teve de ser feito no administrativo e nas suas finanças. Isso gerou uma exaustão física e mental em você, não é? 

O ano que vem também será de muitos desafios, e é importante que você, dentista, esteja preparado e com a energia necessária para dar conta de 2021. Afinal, você quer alcançar melhores resultados no próximo ano. 

Isso significa que é hora de organizar sua clínica para o ano seguinte e planejar as férias de 2020

Para ajudar você a se organizar para este descanso mais que merecido, criamos este post. Nele você vai conferir:

  • Escolha o momento ideal para tirar suas férias
  • Organize sua agenda
  • Avise seus pacientes
  • Deixe um colega de sobreaviso para atender situações de emergência
  • Resolva as burocracias anteriormente
  • Faça um planejamento para suas finanças
  • Organize sua equipe

Continue sua leitura e saiba como planejar suas férias 2020! 

Escolha o momento ideal para tirar suas férias

Planejamento de férias 2020 para dentistas | Dental Office

O primeiro passo é escolher por quanto tempo você irá se ausentar da clínica, e em que momento isso vai ocorrer. O ideal é observar os anos anteriores da sua clínica avaliando quando aconteceu uma baixa nos atendimentos.

Costumeiramente, as pessoas acabam tirando férias em dezembro para aproveitar as festas de fim de ano com a família. Por consequência, o número de atendimentos nas clínicas odontológicas acaba diminuindo.

Depois que estas questões forem decididas pelo dentista, é hora de partir para a organização da sua clínica para suas férias 2020. 

Organize sua agenda

Sua agenda é o coração da sua clínica. Depois de decidir sobre suas férias, é hora de organizá-la.

Pode ser que já tenham alguns atendimentos de acompanhamento agendados para este momento. Neste caso, é preciso fazer algumas alterações. 

Peça para que sua secretária ou recepcionista faça contato com estes pacientes agendando novos horários em datas diferentes. Deixe claro para sua equipe por quanto tempo você permanecerá de férias, para que não ocorram erros. 

Essa organização da agenda do dentista é essencial para evitar que pacientes acabem indo até a clínica para serem atendidos, percebendo que ela está fechada. Isso pode acabar impactando negativamente a experiência dos seus clientes.  

Avise seus pacientes

Planejamento de férias 2020 para dentistas | Dental Office

Na organização da agenda muitos de seus pacientes serão contatados. Porém, o ideal é avisar a todos que o dentista vai estar de férias durante um determinado período. Para isso você pode usar muitos canais diferentes:

Whatsapp: se você já utiliza este canal para confirmação consultas e conversar com seu público, basta criar uma mensagem de aviso e enviar a todos os seus pacientes. 

Leia também: Guia Rápido: como usar o WhatsApp em sua clínica odontológica?

Redes sociais: sua clínica odontológica está presente no Facebook e no Instagram? Então faça posts para o feed e para o Stories avisando sobre as férias do dentista, deixando claro que quem precisa de atendimento, é hora de agendar e garantir sua consulta com o profissional. 

Sobre as informações que serão compartilhadas: lembre de especificar a data de início e fim das férias, deixando claro quando os atendimentos vão retornar a normalidade. 

E ainda tem outra questão importante a ser levada em conta na hora de avisar seus pacientes: 

Deixe um colega de sobreaviso para atender situações de emergência

Seus pacientes não estão livres de sofrer acidentes ou situações adversas que resultem na necessidade de um atendimento de emergência. Caso você esteja de férias, é válido deixar um colega de profissão de sobreaviso para ajudar esta pessoa.

Na hora de avisar seus pacientes, envie também o contato deste colega deixando claro que ele poderá resolver qualquer situação que ocorra neste meio tempo.

É importante que o profissional indicado por você seja realmente confiável. Caso contrário, ele pode acabar ‘roubando’ alguns de seus pacientes.

Converse com este dentista e desenvolva uma parceria. Dessa maneira vocês podem se ajudar em momentos como este. 

Resolva as burocracias de sua clínica odontológica anteriormente

Sua gestão administrativa envolve muitas questões bastante burocráticas. Elas demandam de assinaturas e tomadas de decisão. E vale lembrar que durante as férias você, dentista, não quer acabar surpreendido com problemas dessa natureza para resolver. 

Por essa razão, reúna sua equipe e resolva todas as questões burocráticas antes das férias. 

A contabilidade da sua clínica é uma destas questões a serem resolvidas. No final do ano existem taxas a serem pagas, além de questões como o décimo terceiro salário da sua equipe. 

Deixe tudo resolvido para que seja possível aproveitar suas férias e realmente descansar. 

Faça um planejamento para suas finanças

O dentista e a clínica devem estar com as finanças em dia para que seja possível tirar férias. Por isso, faça um planejamento financeiro.

Primeiramente, o próprio dentista deve organizar suas finanças. Reserve uma quantia de dinheiro para suas férias, levando em conta o que você fará neste momento, e quantos dias você ficará longe do trabalho.

A sua clínica odontológica deixará de atender por alguns dias, e para evitar que isso acabe impactando de maneira negativa o setor financeiro, tenha um reserva financeira também para o seu negócio. 

Uma dica: quando for realizar o planejamento para o próximo ano, leve suas férias em consideração.

Saiba mais sobre: Gestão Financeira Completa para Clínicas Odontológicas

Organize sua equipe

Sua equipe contratada também tem direito a férias, por isso também é preciso levar isso em consideração na hora do planejamento. 

Organize sua clínica para que seus colaboradores tirem férias no mesmo momento que você. Para isso se torna ainda mais importante todos os passos citados acima! 

Além do mais, é importante lembrar que sua secretária ou recepcionista volte a trabalhar um ou dois dias antes de você dentista. Isso porque é importante realizar a confirmação das consultas já agendadas. 

Sem isso, a volta dos atendimentos pode ser uma verdadeira bagunça! Por isso, lembre-se de organizar esse quesito. 

Sua equipe de limpeza também deverá ser acionada um dia antes, para que o consultório esteja limpo quando o dentista e os pacientes retornarem a este ambiente. 

Conclusão

As férias são um momento importante, e fazem com que o dentista esteja pronto para alcançar melhores resultados no seu retorno. 

Pensando nisso, separamos um último material para você conferir e preparar sua clínica para o próximo ano, e para te ajudar a alcançar o sucesso. Confira: