Como destacar sua clínica odontológica nas redes sociais

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Provavelmente a sua clínica tem pelo menos algum perfil nas redes sociais, não é mesmo? 

No cenário nacional, são raras as exceções quando uma empresa está ausente de pelo menos uma das principais redes sociais.

Contudo, para algumas empresas, clínicas e consultórios estar inserida nas plataformas não é o suficiente. 

Alguns gestores conseguiram entender que pelas redes sociais é possível otimizar o negócio e gerar mais lucro. 

No caso de clínicas odontológicas, algumas conseguem aumentar o faturamento por meio de atração e retenção de pacientes.

Entretanto, para gerar esse tipo de valor é fundamental criar relevância, para assim se destacar. 

Veja como a sua clínica pode fazer isso! Continue a leitura.

Estudo mercadológico para clínica nas redes sociais

Estudo mercadológico para clínicas

Realizar um estudo previamente dará clareza quando chegar a etapa de escolha de veiculação, elaboração de campanhas, estratégias e táticas.

Por isso, separamos a seguir alguns dos estudos e pesquisas que lhe dará um melhor suporte:

Pesquisa de público-alvo e persona

Se você se planejou antes de abrir o seu consultório odontológico, certamente tem em mãos as pesquisas de público-alvo e persona.

Esses estudos possibilitam conhecer mais profundamente o seu paciente – e é fundamental para produção de conteúdos nas redes sociais.

Público-alvo

A pesquisa de público-alvo consiste na generalização da sua base de pacientes.

Esse tipo de pesquisa é a documentação de um grupo específico de pessoas os quais compartilham interesses em comum e possuem um perfil semelhante – em suma, é a característica em comum dos seus pacientes.

Persona

O objetivo da persona é identificar com mais profundidade as características de um público-alvo.

Então, com ela você tem mais precisão nas ações que for realizar.

Pois, além das informações obtidas no estudo de público-alvo, com a criação da persona você também identificará:

  • Breve descrição sobre a rotina diária da persona;
  • Profissão;
  • Estilo de vida;
  • Hábitos de compra;
  • Hobbies;
  • Valores e princípios;
  • Necessidades relacionadas ao seu produto;
  • Dúvidas;
  • Personalidade;
  • Sonhos;
  • Profissão;
  • Idade;
  • Gênero.

Portanto, esse tipo de informação dará um direcionamento mais pontual para as suas ações de marketing nas redes sociais.

Aliás, será possível determinar os melhores conteúdos, em qual formato, momentos mais adequados para oferecer os serviços odontológicos ou condições especiais.

Análise de concorrência

Entender como a concorrência trabalha a comunicação digital também é importante.

Por isso, nessa análise destaque os principais pontos negativos e positivos, aponte ideias inovadoras que podem ser reaproveitadas e entenda o que a concorrência fez para construir o engajamento.

Estudo de mídia

Não é só porque usamos o Facebook todos os dias que sabemos como ele funciona.

Existem muitas regras e boas práticas que influenciam uma boa entrega das postagens por lá – como por exemplo:

  • Legenda de até 600 caracteres; 
  • Imagem com até 20% de texto; 
  • De 3 a 6 hashtags;
  • De duas a três postagens por dia.  

Por isso, você precisa entender como funciona o algoritmo de entrega do Instagram, Facebook, YouTube e as demais que pretende-se investir.

Um excelente canal para estudar essas informações é no blog da Rock Content

Fatores para destacar sua clínica nas redes sociais

Fatores para destacar a clínica nas redes sociais

Não é por acaso que algumas empresas conseguem ter um bom engajamento nas redes sociais. 

Isso é devido a junção de alguns fatores que chamam a atenção do seu paciente e desperta o interesse daqueles que ainda não são.

Veja quais:

Identidade Visual  

Quando falamos em identidade visual estamos nos referindo em como a sua clínica “se veste”. Quais são as formas e cores padrões ?

Veja só, as cores podem dizer mais a respeito do que imagens complexas.

Comprove isso com a psicologia das cores, segundo Johann Goethe, no infográfico abaixo:

Infográfico para identidade de cores

Relevância de conteúdo

Lembra da etapa quando se estuda o público-alvo e as personas? 

Então, agora que você já sabe quem é o receptor da mensagem, é possível elaborar conteúdos mais qualificados para ela.

Por exemplo, um paciente que está realizando o tratamento ortodôntico. Este tem certas dúvidas, como em cuidados básicos com o aparelho.

Ajudá-los com esse problema pode ser bem interessante para a sua clínica.

Esse tipo de conteúdo é relevante para essa persona, não é verdade?

Elaborar diversas personas dará mais visão para a sua estratégia de conteúdo.

Engajamento com pacientes nas redes sociais da clínica

O engajamento entre paciente e clínica está excelente quando você percebe que chegam novas dúvidas nas redes sociais, pessoas perguntando sobre preços, pacientes que agradecem pela excelência na experiência durante ao atendimento.

Por isso, é fundamental que você esteja atento nos chats das plataformas digitais, aos comentários nas publicações e as marcações. 

Muitas clínicas já disponibilizam formas para marcar a consulta online.

Por isso, em vez de pedir para o paciente ligar, você também pode pedir que ele mande um Inbox ou Direct, por exemplo.

O importante é fazer da sua comunicação sempre digital, mas com relevância.

5 ideias de posts para clínica nas redes sociais

Ideias para redes sociais de clínicas de odontologia

Separamos abaixo algumas dicas e ideias para publicações na rede social da sua clínica odontológica:

1. Ajude seus pacientes com dicas
nas redes sociais da clínica

Entregar valor para seus pacientes é mais importante do que simplesmente fazer um anúncio.

Note, quando você entrega relevância, o seu público se tornará fiel a sua clínica .

Dicas e ideias para redes sociais de dentistas.

2. Compartilhe o cotidiano

Compartilhar como funciona seu consultório (ou clínica) é fundamental para você conseguir relevância e autoridade. 

Além disso, aqui você pode fazer vídeos stories de até 15 a 30 segundos.

Outra dica é tirar selfies com os seus pacientes mais íntimos, esse fator irá trazer um bom engajamento nas publicações, principalmente no Instagram.

Dentistas nas redes sociais

3. Datas comemorativas
nas redes sociais da clínica

Posts de datas comemorativas são bem aceitos nas redes sociais e também ajudam na diversificação de conteúdo da página.

Datas comemorativas, dentistas e redes sociais para clínicas

4. Engaje o seu público com memes

Quando falamos de interação nas redes sociais, muitos já imaginam automaticamente em memes.

Pois é, são conteúdos que diferenciam-se pela aceitação da comédia e pela alta taxa de compartilhamento – a viralização.

Memes nas clínicas de odontologia e redes sociais

5. Promova uma visita em sua clínica 
nas redes sociais

Você pode convidar o seu paciente, pelas redes sociais, para uma revisão periódica. Mas, convide também aquele que não é seu paciente para conhecer seu consultório ou sua clínica.

A chamada para ação é importante, mas não deve ser repetida diversas vezes. Tente equilibrar com o calendário de publicações.

Redes sociais para dentistas e consultórios de odontologia

Por fim, 

As redes sociais são consideradas uma extensão da comunicação, isso significa que se a sua clínica ou consultório não estiver por lá, não haverá uma comunicação efetiva.

Você viu nesse conteúdo algumas táticas e dicas em como destacar a sua clínica odontológica nas plataformas de comunicações digitais.

Agradecemos a leitura!

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