10 ferramentas digitais para facilitar o dia a dia da secretária odontológica

O dia a dia de uma secretária pode ser muito corrido. Afinal, lidar com toda a rotina administrativa de uma clínica odontológica pode ser bastante complicado. E para que tudo seja executado da melhor maneira possível, uma coisa é essencial: organização.

E pensando nisso, e nas opções tecnológicas que temos hoje em dia, separamos 10 ferramentas digitais para facilitar o dia a dia da secretária odontológica. Se você é, ou pretende seguir na carreira de secretária, esse post é para você!

Vamos lá?

Todoist

Começando a nossa lista de ferramentas digitais para secretária, trazemos aqui o Todoist, uma ferramenta de organização e gerenciamento de tarefas. Por ele, você consegue criar projetos e o próprio aplicativo cria uma espécie de planejamento, dividindo as tarefas pelos dias da semana. 

Tudo isso sem contar no sistema de prazos que te ajuda a cumprir com o planejamento do dia a dia e de projetos mais elaborados. Além disso, é possível compartilhar tarefas com colegas e conectar a ferramenta a outros serviços, como o Google Calendar e Dropbox.

O Todoist tem uma versões gratuitas e pagas  para computador, celular e também pode ser adicionado como extensão de navegadores como Google Chrome, Firefox e Safari. 

Trello

O Trello tem uma proposta bastante similar ao Todoist. Ele também é um aplicativo para gerenciamento de projetos e tarefas, tanto pessoais quanto profissionais. Com diversas funcionalidades intuitivas, com o Trello é possível anexar arquivos, fazer listas e programar projetos dos mais simples aos mais complexos.

Essa é uma ferramenta colaborativa e que organiza as tarefas em boards, uma espécie de quadros, onde é possível separar por equipes, pessoas e traz de uma maneira visual o andamento de projetos.

Também possui uma versão gratuita e bastante completa, assim como os planos pagos (Business Class e Enterprise). Há versões para internet, desktop e celular, além de ser compatível com os principais navegadores do mercado (Google Chrome, Safari, Firefox e Edge).

Google Drive

Um dos maiores serviços de armazenamento online do mundo, o Google Drive também é um grande auxílio na organização e na criação de novos documentos. Por meio dessa ferramenta, é possível armazenar pdfs, planilhas em excel, contratos, fotos e todo tipo de material digital.

Além disso, com o Drive é possível criar apresentações e formulários para pesquisa, tudo armazenado em nuvem. Ou seja, além de poder ser acessado em qualquer lugar, tem segurança criptografada e acesso apenas por meio de senha, o que evita o vazamento de informações ou dados sigilosos.

Há versões gratuitas, com 15gb de armazenamento, também versões pagas. O drive também pode ser acessado pela internet, ou então pelos aplicativos para Android e IOS. 

Tiny Scanner

Em algum momento na sua jornada como secretária odontológica, você já precisou escanear algum documento? E se eu te dissesse que é possível escanear pelo celular?

Pois bem, essa é exatamente a proposta do aplicativo Tiny Scanner,  que transforma o seu celular em um scanner portátil. Disponível para Android, ele digitaliza e salva documentos escaneados a partir de fotos ou da câmera do celular.

Além disso, é possível organizar os documentos por meio de pastas e compartilhá-los por e-mail, computador e outros aplicativos. Digitalização ilimitada e na palma da mão. 

Microsoft To Do

Ainda focados na organização, a nossa próxima dica de ferramentas digitais para secretária odontológica é o Microsoft To Do. Bastante similar ao Todoist, essa ferramenta também ajuda na organização, uma das principais funções de uma secretária. 

De estrutura simples, o To Do é gratuito e pode ser acessado por meio de desktop e web, ou então aplicativos para celular. Simples de usar, o usuário cria as suas próprias listas de tarefas diárias e pode adiar, excluir e adicionar novas atividades durante o dia.

Um dos pontos fortes do aplicativo é a fácil usabilidade, não comprometer o uso de outros apps por ser leve e utilizar pouca memória. Se você ainda não utilizou nenhum aplicativo de gerenciamento de tarefas, a recomendação é começar por este.

Evernote

Uma das mais conhecidas plataformas para anotações e coletar informações. Ele organiza as anotações do seu computador, celular e até mesmo de sites, formando um banco de dados único e seu.

Além disso, uma das suas vantagens é funcionar offline. Ou seja, mesmo sem acesso a internet 4G ou Wi-fi, é possível ver todas as anotações importantes. Ele também permite anexar fotos nas anotações, assim como áudios.

Assim como as outras ferramentas digitais para secretária apresentadas até aqui, há versões pagas e gratuitas. Também está disponível para desktop, celular (Android e IOS) além da versão web.

Last Pass

Se você é aquela secretária que precisa lembrar de dezenas de senhas, seus problemas acabaram. O Last Pass é um gerenciador de senhas online onde você consegue salvar todas as senhas de todos os sites, e-mails e aplicativos que você precisa em um único lugar.

A empresa garante que os dados são salvos por meio de criptografia avançada, evitando ataques ou vazamento das senhas. Para utilizar, basta criar uma senha mestra segura e aproveitar dos recursos disponíveis.

Ele está disponível via plugin para os principais navegadores, como Firefox, Google Chrome e Safari e também para dispositivos móveis. Além disso, o Last Pass tem planos pessoais, para um indivíduo (gratuito) ou familiar, e também planos empresariais. Uma das melhores ferramentas digitais para secretária.

Google Keep

Bem semelhante ao Evernote, o Google Keep é o aplicativo de anotações do Google. Assim como o concorrente, possui espaço para adicionar fotos, documentos e áudio nas anotações, além de listas.

Algumas das vantagens do Google Keep é a interface simples e a fácil usabilidade da ferramenta. Além disso, o aplicativo é leve e não interfere na funcionalidade do computador ou celular.

O Google Keep é gratuito e está disponível para celulares Android e iPhone, para o navegador Google Chrome e para PCs na versão web. 

Forest

Destinado para aqueles que querem aumentar a sua produtividade, o Forest é um aplicativo que tem como intuito diminuir a procrastinação. Se passar menos tempo no celular é um dos seus objetivos, esse app pode te ajudar.

Com esse aplicativo, você é convidado a plantar uma árvore digital. Contudo, essa árvore só cresce se você permanecer pelo menos 30 minutos longe do celular, sem checar mensagens, falar com amigos ou fazer qualquer outra atividade.

Com isso, o app te incentiva a ficar mais tempo longe do celular, te ajuda a ser mais produtivo e te mantém focado no que realmente importa. Está disponível para Android e IOS com versão gratuita e paga.

Dental Office

Eis uma das melhores ferramentas digitais para secretária, o Dental Office é um software para gerenciamento de clínicas e consultórios odontológicos. Possui diversas funcionalidades que fazem a diferença no dia a dia de secretárias e de gestores, como financeiro, agenda online, prontuário eletrônico e muito mais.

Com ele é possível acompanhar os agendamentos, manter contato com pacientes e organizar toda a parte administrativa da clínica. Com uma interface intuitiva, o software deixa até as funções mais burocráticas simples e fáceis de realizar. 

É o sistema ideal para otimizar a gestão da clínica e manter todos os processos organizados. Dessa forma, simplifica a vida dos profissionais de saúde e da equipe da clínica. E o melhor? Você tem 7 dias de teste gratuito para ver como o Dental Office pode te ajudar na prática!

Gostou desse conteúdo? Não deixe de compartilhar e comentar o que achou aqui embaixo!

Agradecemos a sua leitura e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *