Para que o atendimento da sua clínica ou consultório odontológico seja realmente eficaz, em algum momento você sentirá a necessidade de ter uma auxiliar de dentista.
A primeira atitude pode ser a mais convencional: ter como auxiliar a sua secretária odontológica ou alguém que dividia essas funções, de alguma forma.
No entanto, nesse momento, se atenha a um fato importante: não é recomendado que se contrate uma secretária que faça o papel de auxiliar, e vice-versa.
Ambas possuem funções bem diferentes e muito importantes para o bom funcionamento de sua clínica. Vamos falar mais sobre isso?
Perceba que sua secretária tem funções administrativas, enquanto a auxiliar de dentista tem suas funções voltadas para o atendimento direto no tratamento do paciente dentro do seu consultório.
Continue sua leitura para compreender as principais habilidades e funções de um auxiliar de dentista:
Funções de um auxiliar de dentista
Habilidades de um auxiliar de dentista
Conclusão
Funções de um auxiliar de dentista
As funções de um auxiliar de dentista estão voltadas para o atendimento direto com o paciente. E suas funções se focam em atividades como:
Auxiliar de instrumentação
Uma das funções que o auxiliar de dentista pode ter é a de instrumentar o dentista durante os procedimentos, que podem ser cirúrgicos ou não.
Esse profissional pode lhe acompanhar, por exemplo, durante a manutenção de rotina de aparelhos ortodônticos. Ele se torna responsável por garantir que o dentista tenha um acesso seguro e fácil a todos os instrumentos necessários.
Seja para abrir a gengiva e retirar um dente, ou para trocar as borrachinhas do aparelho, contar com o apoio e a agilidade desse profissional pode ser fundamental no seu dia a dia.
Auxiliar de dentista para o atendimento
Outra função que pode ser desenvolvida pelo auxiliar é o atendimento inicial do paciente.
Isso não significa que ele estará atuando como recepcionista. Ele será responsável por chamar seu paciente, colocá-lo na cadeira, conversar com ele e, se necessário, iniciar algum procedimento ou então pedir qual seu problema, separando os utensílios necessários para o atendimento.
É importante que esse profissional também conheça algumas particularidades do paciente que são importantes para o atendimento, como fobias e alergias.
Auxiliar de controle de infecção
Pelo fato de que o ambiente é propício ao aparecimento de doenças, se faz necessária uma limpeza correta dos materiais do consultório, além do descarte de forma adequada.
É necessário que o auxiliar de dentista realize a esterilização dos instrumentos utilizados nos procedimentos. Dessa forma é possível garantir que o ambiente seja seguro para o paciente e para o dentista.
Aprofunde seus conhecimentos sobre o assunto no eBook: Biossegurança para dentistas: tudo o que você precisa saber
Auxiliar de saúde bucal (ASB)
Legalmente, o tipo de profissional que pode desenvolver todas essas funções é o auxiliar de saúde bucal (ASB). Ele utiliza seus conhecimentos técnicos e práticos, e garante maior conforto ao paciente durante o atendimento.
O auxiliar de saúde bucal (ASB) consegue notar as reações do profissional e do paciente, por exemplo, o que acaba ajudando o dentista a realizar os procedimentos com sucesso e muita segurança.
Habilidades de um auxiliar de dentista
Das habilidades de um auxiliar de dentista, analisa-se primeiramente o conhecimento desta pessoa sobre a ortodontia e sua facilidade de memorizar o lugar onde cada objeto é guardado dentro do consultório.
Para garantir que ele desempenhe bem seu papel, ele deve ter habilidades como:
Habilidade de organização: para colocar todos os utensílios e equipamentos do seu consultório no seu devido lugar antes e depois dos procedimentos;
Habilidade de empatia: para que o atendimento odontológico seja mais humanizado, sabendo se colocar no lugar do paciente durante o atendimento;
Habilidade de conscientização: para saber lidar com diversas situações diferentes da melhor maneira possível;
Habilidade de desenvoltura interpessoal: para ter cuidado no atendimento e garantir que o paciente se sinta confortável no ambiente da clínica;
A contratação de um auxiliar se faz necessária quando seu consultório possui uma agenda com fluxo de pacientes média ou grande. Tendo a ajuda desse profissional, é possível manter a qualidade do atendimento a todos os pacientes.
O auxiliar de dentista se torna o braço direito do profissional durante os procedimentos e se torna um foco de segurança para o paciente sendo atendido.
Conclusão
Como você pôde ver ao longo do texto, um auxiliar de dentista ajuda a tornar seu atendimento ao paciente muito melhor! Quer ir mais longe e garantir uma experiência ainda mais positiva durante os procedimentos odontológicos?
Então confira o eBook e tenha uma odontologia muito mais humanizada: