Auxiliar de dentista: quais as habilidades desse profissional?

Para que o atendimento da sua clínica ou consultório odontológico seja realmente eficaz, em algum momento você sentirá a necessidade de ter uma auxiliar de dentista. 

A primeira atitude pode ser a mais convencional: ter como auxiliar a sua secretária ou alguém que dividia essas funções, de alguma forma.

Nesse momento, se atenha a um fato importante: não é recomendado que se contrate uma secretária que faça o papel de auxiliar, e vice versa. 

Ambas possuem funções bem diferentes e muito importantes para o bom funcionamento de sua clínica. Vamos falar mais sobre isso?

Perceba que sua secretária tem funções administrativas, enquanto a auxiliar de dentista tem suas funções voltadas para o atendimento direto ao paciente dentro do seu consultório. 

Caso seja contratada apenas uma pessoa para dar conta de ambas as funções, é recomendado que todo time saiba que separar ambos os cargos significa evitar erros na gestão da função da secretária e da auxiliar.

Vamos então compreender as principais habilidades e funções de um auxiliar de dentista:

Funções de um auxiliar de dentista

As funções de um auxiliar de dentista estão voltadas para o atendimento direto com o paciente. E suas funções se focam em atividades como: 

Auxiliar de instrumentação

Uma das funções que o auxiliar de dentista pode ter é a de instrumentar o dentista durante os procedimentos. Os procedimentos podem ser cirúrgicos ou não.

Este profissional pode lhe acompanhar até mesmo durante a manutenção de aparelhos ortodônticos, na rotina. 

Ele se torna responsável por garantir que o dentista tenha um acesso seguro e fácil a todos os instrumentos necessários.

Seja para para abrir a gengiva e retirar um dente, ou para trocar as borrachinhas do aparelho, contar com o apoio e a agilidade desse profissional pode ser fundamental no seu dia a dia. 

Esse tipo de atuação garante a segurança do procedimento e aumenta as chances do procedimento de fato ter sucesso.

Ter o auxílio de uma auxiliar também permite que os procedimentos, assim como os atendimentos, aconteçam muito mais rápido. 

Auxiliar de dentista para o atendimento

Outra função que pode ser desenvolvida pelo auxiliar é o atendimento inicial do paciente.

Esse tipo de ação otimiza as consultas, além de todo o fluxo de pacientes do seu consultório acontecer de forma mais ágil.

Isso não significa que ele estará atuando como recepcionista. Ele será responsável por chamar seu paciente, colocá-lo na cadeira, iniciar uma conversa, se necessário iniciar algum procedimento ou então pedir qual seu problema, separando os utensílios necessários para o atendimento. 

Este profissional também será o responsável por conhecer algumas particularidades do paciente que sejam importantes para o atendimento. 

Auxiliar de controle de infecção

Também é papel do auxiliar realizar um controle de infecção no consultório.

Pelo fato de que o ambiente é propício ao aparecimento de doenças, se faz necessária uma limpeza correta dos materiais do consultório, além do descarte os materiais da forma adequada.

Além do mais, é necessário que o profissional realize a esterilização dos instrumentos utilizados nos procedimentos.

Dessa forma é possível garantir que o ambiente seja seguro para o paciente e para o dentista.

Auxiliar de saúde bucal (ASB)

Legalmente, o tipo de profissional que pode desenvolver todas estas funções é o auxiliar de saúde bucal (ASB). 

O auxiliar de saúde bucal (ASB) utiliza seus conhecimentos técnicos e práticos, e garante maior conforto ao paciente durante o atendimento.

Ele consegue notar suas reações, por exemplo, o que acaba ajudando o dentista a realizar os procedimentos com sucesso e muita segurança.

Habilidades de um auxiliar de dentista: o que você procura na hora de contratar? 

Das habilidades de um auxiliar de dentista, analise primeiramente o conhecimento desta pessoa sobre a ortodontia e sua facilidade de memorizar o lugar onde cada objeto é guardado dentro do consultório. 

Para garantir que ele desempenhe bem seu papel, ele deve ter habilidades como:

  • Organização (para colocar todos os utensílios no seu devido lugar);
  • Empatia (para que ele se coloque no lugar do paciente);
  • Conscientização (para saber lidar com diversas situações);
  • Desenvoltura (para ter cuidado no atendimento e garantir que o paciente se sinta confortável no ambiente); 

A contratação de um auxiliar se faz necessária quando seu consultório possui uma agenda com fluxo de pacientes média ou grande.

Tendo a ajuda de um auxiliar de dentista, é possível manter a qualidade do atendimento a todos os pacientes. 

O auxiliar de dentista se torna o braço direito do dentista durante os procedimentos. E se torna um foco de seguraça para o paciente sendo atendido.

Auxiliar de dentista: quais as habilidades desse profissional?


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *