Auxiliar de dentista: quais as habilidades desse profissional?

Para que o atendimento da sua clínica ou consultório odontológico seja realmente eficaz, em algum momento você sentirá a necessidade de ter uma auxiliar de dentista

A primeira atitude pode ser a mais convencional: ter como auxiliar a sua secretária odontológica ou alguém que dividia essas funções, de alguma forma.

No entanto, nesse momento, se atenha a um fato importante: não é recomendado que se contrate uma secretária que faça o papel de auxiliar, e vice-versa. 

Ambas possuem funções bem diferentes e muito importantes para o bom funcionamento de sua clínica. Vamos falar mais sobre isso?

Perceba que sua secretária tem funções administrativas, enquanto a auxiliar de dentista tem suas funções voltadas para o atendimento direto no tratamento do paciente dentro do seu consultório

Continue sua leitura para compreender as principais habilidades e funções de um auxiliar de dentista:

Funções de um auxiliar de dentista
Habilidades de um auxiliar de dentista
Profissionalização do auxiliar de dentista
Vantagens em contratar um auxiliar de dentista
Melhore o trabalho de seu auxiliar odontológico com tecnologia

cta

Funções de um auxiliar de dentista

Auxiliar de dentista: por que você deve contratar um | Dental

As funções de um auxiliar de dentista estão voltadas para o atendimento direto com o paciente. E suas funções se focam em atividades como: 

Auxiliar de instrumentação

Uma das funções que o auxiliar de dentista pode ter é a de instrumentar o dentista durante os procedimentos, que podem ser cirúrgicos ou não.

Esse profissional pode lhe acompanhar, por exemplo, durante a manutenção de rotina de aparelhos ortodônticos. Ele se torna responsável por garantir que o dentista tenha um acesso seguro e fácil a todos os instrumentos necessários.

Seja para abrir a gengiva e retirar um dente, ou para trocar as borrachinhas do aparelho, contar com o apoio e a agilidade desse profissional pode ser fundamental no seu dia a dia. 

Leia também: Marketing Digital na Odontologia: os segredos do sucesso | Dental Office

Auxiliar de dentista para o atendimento

Outra função que pode ser desenvolvida pelo auxiliar é o atendimento inicial do paciente.

Isso não significa que ele estará atuando como recepcionista. Ele será responsável por chamar seu paciente, colocá-lo na cadeira, conversar com ele e, se necessário, iniciar algum procedimento ou então pedir qual seu problema, separando os utensílios necessários para o atendimento. 

Leia também: Captação de pacientes: como usar as redes sociais para atrair mais pacientes?

É importante que esse profissional também conheça algumas particularidades do paciente que são importantes para o atendimento, como fobias e alergias

Auxiliar de controle de infecção

Pelo fato de que o ambiente é propício ao aparecimento de doenças, se faz necessária uma limpeza correta dos materiais do consultório, além do descarte de forma adequada.

Leia também: Odontologia digital: especialista explica o que é e suas vantagens

É necessário que o auxiliar de dentista realize a esterilização dos instrumentos utilizados nos procedimentos. Dessa forma é possível garantir que o ambiente seja seguro para o paciente e para o dentista.

Aprofunde seus conhecimentos sobre o assunto no eBook: Biossegurança para dentistas: tudo o que você precisa saber

Auxiliar de saúde bucal (ASB)

Legalmente, o tipo de profissional que pode desenvolver todas essas funções é o auxiliar de saúde bucal (ASB). Ele utiliza seus conhecimentos técnicos e práticos, e garante maior conforto ao paciente durante o atendimento.

O auxiliar de saúde bucal (ASB) consegue notar as reações do profissional e do paciente, por exemplo, o que acaba ajudando o dentista a realizar os procedimentos com sucesso e muita segurança.

Leia também: Critérios do paciente na hora de escolher um dentista: quais são?

auxiliar

Habilidades de um auxiliar de dentista

Das habilidades de um auxiliar de dentista, analisa-se primeiramente o conhecimento desta pessoa sobre a ortodontia e sua facilidade de memorizar o lugar onde cada objeto é guardado no consultório. 

Leia também: Processos contra dentistas: como evitar e se proteger de ações na odontologia?

Para garantir que ele desempenhe bem seu papel, ele deve ter habilidades como:

  • Habilidade de organização: para colocar todos os utensílios e equipamentos do seu consultório no seu devido lugar antes e depois dos procedimentos.
  • Habilidade de empatia: para que o atendimento odontológico seja mais humanizado, sabendo se colocar no lugar do paciente durante o atendimento.
  • Habilidade interpessoal: saber se relacionar e comunicar com as pessoas da equipe é importante para desenvolver um trabalho mais agradável.
  • Habilidade de proatividade: não basta apenas seguir as ordens, é preciso estar disposto a agir com antecedência, evitando problemas na rotina do consultório.
  • Habilidade de pesquisa: deve conseguir produzir ações educacionais, preventivas e promocionais sobre a saúde bucal.
  • Habilidade para lidar com imprevistos: é importante estar atento a possíveis alterações nas consultas e atendimentos, além de saber como lidar nesses momentos.

A contratação de um auxiliar se faz necessária quando seu consultório possui uma agenda com fluxo de pacientes média ou grande. Tendo a ajuda desse profissional, é possível manter a qualidade do atendimento a todos os pacientes. 

Leia mais: Como o Dr. Fernando Versignassi mudou a gestão do consultório com o Dental Office

O auxiliar de dentista se torna o braço direito do profissional durante os procedimentos e se torna um foco de segurança para o paciente sendo atendido.

Auxiliar de dentista: por que você deve contratar um | Dental

Profissionalização do auxiliar de dentista

Para contratar um auxiliar de dentista, primeiramente, ele precisa passar por um curso. Dessa forma, ele conhecerá as principais práticas e estará apto a trabalhar com a saúde das pessoas.

Além disso, o profissional deve contar com uma certificação de assistente odontológico e estar registrado no Conselho Federal de Odontologia (CFO) e no Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Leia também: 5 dicas de cursos que todo dentista deve fazer | Dental Office

Geralmente, os cursos possuem cerca de 300 a 400 horas e estágio obrigatório em consultório ou clínica odontológica. Entre as disciplinas estudadas, estão:

  • Sinais vitais
  • Suporte básico à vida
  • Anatomia bucal
  • Gestão em saúde
  • Código de ética
  • Biossegurança
  • Noções de odontologia
Auxiliar de dentista: por que você deve contratar um | Dental

Vantagens em contratar um auxiliar de dentista

Mas, por que você deve contratar um auxiliar de dentista para a sua clínica?

Contar com um profissional capacitado e atento é fundamental para o crescimento da clínica de forma organizada. Além disso, em consultórios com agenda e fluxo de pacientes médio ou grande, a falta de profissionais faz com que a qualidade caia.

Dessa forma, para oferecer um atendimento completo e eficaz, o auxiliar de dentista se torna um elemento fundamental. 

Leia também: O software que você usa é realmente especializado para clínicas e consultórios odontológicos?

Vamos entender quais são as principais vantagens de contar com esse profissional em seu consultório odontológico:

  • Otimização do tempo de consulta: atendimento mais humanizado e menor tempo de espera proporcionam melhores resultados.
  • Melhor experiência do paciente: além de tornar o atendimento mais eficaz, o auxiliar se torna um ponto de segurança que transmite confiança e sensibilidade para o paciente.

Então, para aproveitar todos os benefícios de contar com um profissional especializado, preste atenção se ele possui equilíbrio entre o conhecimento, a execução técnica e a desenvoltura para lidar com os pacientes.

Auxiliar de dentista: por que você deve contratar um | Dental

Melhore o trabalho de seu auxiliar odontológico com a tecnologia

Como você pôde ver ao longo do texto, um auxiliar odontológico pode ser uma ótima escolha para proporcionar atendimentos melhores e mais agradáveis.

Porém, lembre-se: um bom auxiliar deve ajudar a otimizar o tempo, organizar informações importantes, manter a higiene do ambiente e estar sempre disponível para as atividades diárias.

Por outro lado, saber lidar com imprevistos é fundamental, pois aumenta a sensação de segurança dos pacientes e do dentista durante os procedimentos. 

Assim como um auxiliar, um software de gestão pode contribuir para a otimização dos processos, humanização nos atendimentos e agilidade em cada etapa.

O Dental Office é um software de gestão especializada para dentistas, agrega mais tecnologia nos atendimentos e promove uma organização mais prática, que pode ser acessada e controlada de um único lugar.

Além disso, facilita o acesso a informações dos pacientes, marcação de consultas e controle financeiro completo do consultório. Tudo isso serve para melhorar a gestão em sua clínica e promover atendimentos mais humanizados.

Quer tornar a sua clínica odontológica a preferida dos pacientes?

Então confira o eBook e tenha uma odontologia muito mais humanizada: 

CTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *