Como melhorar o atendimento ao paciente

Uma das atividades mais delicadas dentro da área de odontologia é o atendimento ao paciente.

Lidar com pessoas em momentos de fragilidade e vulnerabilidade é uma tarefa que demanda preparo e muita empatia dos profissionais.

Seja um consultório ou clínica odontológica, é preciso compreender que a qualidade do atendimento não se baseia, apenas, em diagnósticos e tratamentos corretos.

Mas também, na experiência do paciente e acompanhantes desde o primeiro contato na recepção até a sua saída.

Para ajudar a sua clínica ou consultório odontológico, a equipe do Dental Office preparou dicas estratégicas para fazer parte da rotina de atendimento ao paciente:

1. Equipe bem treinada

Invista em treinamento, cursos de aperfeiçoamento em atendimento ao público -específico para a área odontológica – com eles você garante uma maior qualidade no atendimento, como também retém talentos por meio do desenvolvimento pessoal de sua equipe.

 

2. Humanizar o atendimento

Conhecer e reconhecer cada uma das pessoas que chegam à clínica ou consultório é essencial para manter um relacionamento mais próximo entre dentista e paciente.

Cada paciente é único e merece ser tratado, ouvido e atendido com prioridade e exclusividade.

3. Ofereça conforto e entretenimento

Adapte a sua clínica ou consultório de acordo com todos os tipos de necessidades, móveis bem posicionados e sem desníveis de degraus.

Pense também no número de assentos e seus modelos de acordo com o volume de pacientes que receberá por dia/hora.

E lembre-se de que muitas pessoas vão às consultas acompanhadas e também merecem conforto. 

Mantenha a recepção com meios de entretenimento como revistas atualizadas de assuntos diversos, informativos e dicas de saúde e bem estar, uma tv ou um som ambiente podem ser boas alternativas e o Wi-fi liberado é um ponto a favor !

DentalOffice__Logo-02

4. Use a tecnologia para otimizar o atendimento ao paciente

A tecnologia oferece maior segurança e confiabilidade nos dados, além de uma maior velocidade no atendimento ao paciente.

Você pode contar com o software Dental Office que otimiza e agiliza rotinas internas, eliminando os antigos prontuários de papel e facilitando o resgate das informações do paciente.

E você ainda pode contar com a versão cloud que realiza backup diário e mantém os dados “na nuvem” que não vão se perder e poderão ser acessados de qualquer lugar.

 

5. Saiba ouvir e se comunicar com clareza

Ouça com atenção o que o paciente tem para lhe contar, entender o paciente é essencial, pois alguns preferem se sentir como parte da tomada de decisão, enquanto outros querem que o processo seja totalmente direcionado pelo dentista.

Clareza e objetivo na comunicação traz confiança e ajuda o paciente a seguir corretamente o tratamento, troque os termos técnicos por palavras fáceis para serem assimiladas.

Verifique com o paciente se ele realmente entendeu o diagnóstico e as orientações, pois falhar nessa ponto pode gerar frustração com o atendimento recebido mesmo após a saída da clínica ou consultório.

Gostou das nossas dicas de como melhorar o atendimento ao paciente?

Faça seus comentários abaixo e compartilhe com os amigos.

Fidelização

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *