O que leva o paciente a escolher um determinado consultório odontológico para ser atendido? Você já se perguntou isso?
É muito importante que o dentista gestor procure pensar e se colocar no lugar do cliente. Afinal de contas, ele possui diversos critérios na hora de escolher um serviço. E isso vale para dentistas também.
O atendimento em clínica odontológica é uma parte importante, e pesa muito quando o cliente precisa escolher um profissional. Mas não é o único fator desta conta matemática.
Para que você conquiste seus pacientes, e garanta que eles vão voltar a escolher seu atendimento, é necessário se enquadrar nos critérios deles.
Confira quais são estes critérios do paciente e conquiste-os!
Boa leitura!
Indicação de amigos e familiares
Este é um dos critérios do paciente que conta muito. Principalmente porque as pessoas tendem a confiar na opinião de seus amigos e familiares.
A ideia é simples, quando uma pessoa tem uma boa experiência com seu consultório ou clínica odontológica, ela acaba ficando satisfeita.
Por consequência, este paciente indica seu trabalho para outras pessoas, e bingo! Mais atendimentos e mais resultados para o seu negócio.
Vale lembrar que o cliente que chega por indicação sempre tem altas expectativas sobre o seu trabalho. Por isso, é importante sempre atender a essas expectativas e oferecer o melhor atendimento possível.
Além disso, o cliente de indicação é o mais barato para o seu negócio. Portanto, invista em conseguir mais indicações.
Você pode ler mais sobre esse assunto no nosso post: ‘Dentista: consiga mais indicações de pacientes com essas estratégias’
Fácil contato
Entrar em contato com seu consultório ou clínica odontológica precisa ser fácil. Atender os telefonemas, responder no whats, e-mails e redes sociais, é essencial para garantir mais pacientes no seu negócio.
Faça o possível para responder as pessoas, da forma mais rápida e eficiente possível.
Facilitar esta comunicação passa confiança e profissionalismo para as pessoas. E essa confiança é essencial para que ela agende um horário em sua clínica ou consultório odontológico.
Sobre esse assunto é importante ressaltar que o atendimento ao cliente deve ser feito em todos os espaços onde a sua clínica está, especialmente quando falamos no digital.
É preciso ter uma estrutura para tirar dúvidas, encaminhar contatos, entre outras atividades, sejam estas enviadas no instagram, facebook, ou whatsapp.
Portanto, na hora de decidir incluir o seu negócio em mais uma rede social, esteja atento se a sua estrutura permite que haja esses contatos e respostas de forma fácil.
Localização do consultório e a estrutura do local
Quem não gosta de um local agradável, bonito e confortável, não é mesmo? E a verdade é que as pessoas estão dispostas a pagar por isso.
Portanto, se preocupe em oferecer uma sala de espera confortável, e um ambiente agradável. Sua localização também é muito importante. caso você não esteja em uma região tão central, provavelmente será mais fácil estacionar.
Contudo, se o seu consultório ou clínica odontológica está em um lugar com grande rotatividade, é importante considerar oferecer estacionamento privativo. Considere tudo o que você pode fazer para facilitar a vida do seu paciente.
Essas etapas contam muito na experiência do paciente no seu negócio, que começa muito antes do atendimento odontológico.
Leia mais sobre em ‘A era da experiência do paciente na odontologia’
Atendimento de qualidade
Como já ressaltamos anteriormente, o atendimento odontológico é muito importante, sendo também um dos critérios do paciente na hora de decidir por um serviço. Procure oferecer um ótimo atendimento, desde o primeiro contato do paciente com a sua clínica.
Lembre-se de que ligações e mensagens também se tratam de atendimento, e portanto você, sua secretária e recepcionista, devem se preocupar com isso também. Mantenha em mente que um atendimento humanizado, é a chave para conquistar seu paciente.
É importante investir em treinamentos com a sua equipe para que o atendimento de excelência seja praticado em todos os estágios do atendimento. Isso garante maior fluidez no atendimento, bem como o padroniza.
Dessa forma, seu paciente se sentirá acolhido e as chances de ele voltar ou indicar o seu trabalho são muito maiores.
Preço e condições de pagamento
O preço do seu atendimento deve ser de acordo com a soma de tudo o que seu paciente vive e recebe dentro da sua clínica. Lembre-se de que eles estão dispostos a pagar pelo bem estar, inclusive esse é um dos principais critérios do paciente na hora de escolher um dentista.
Mas é importante que você pense nas condições de pagamento oferecidas por você. Alguns procedimentos podem ter um custo alto, e justamente por isso o parcelamento é uma boa opção.
Hoje em dia já existem diversas opções de pagamento que você pode considerar incluir no seu negócio. Além do cartão de crédito e débito e o cheque, é interessante pensar em opções de pagamento online, como o pix e os links de pagamento.
Veja mais em: Pagamento online para clínicas: o que é e como funciona?
Procure a melhor e mais segura opção para o seu negócio. E lembre-se de considerar a situação financeira dos seus pacientes.
O marketing odontológico
Há uma frase que diz: quem não é visto não é lembrado. E justamente por isso você deve investir em marketing. Marketing, seja tradicional ou digital, é essencial para garantir que você capte e fidelize mais pacientes. Garante que seu consultório tem visibilidade no mercado.
Há uma gama de opções e de redes sociais onde você, dentista, pode investir para iniciar a sua estratégia de marketing digital. Muitas delas, com foco na produção de conteúdo de valor, e que são gratuitas.
Também podem fazer parte da sua estratégia digital os anúncios pagos. Eles trazem mais tráfego para as suas redes sociais e podem te ajudar a atrair possíveis clientes. O Google Ads, por exemplo, pode ser uma ótima ferramenta para essa finalidade.
Lembre-se de pensar também no seu marketing pessoal. Afinal de contas, o dentista é o rosto da clínica ou consultório odontológico.
Horários de atendimento flexíveis
A flexibilidade para atendimento também é uma questão e um dos critérios do paciente a ser considerado.
Por isso, lembre-se de que muitas pessoas não conseguem agendar atendimentos no horário comercial, devido a carga horário no trabalho.
Por essa razão, vale a pena considerar o atendimento ao meio dia, uma ou duas vezes por semana, e até mesmo estender seus atendimento até um pouco mais tarde. Isso ajuda na captação de clientes, e muito.
Outra opção é oferecer outros meios de agendamento, além do telefone e das mensagens. Dessa forma, o autoagendamento pode ser uma saída interessante nesses casos, e uma forma de atrair pacientes que não tem disponibilidade de se deslocar até a sua clínica para marcar a consulta.
Veja mais vantagens sobre o autoagendamento em: ‘Autoagendamento: 4 benefícios para a sua clínica odontológica’
Portanto, procure sempre se colocar no lugar do paciente, e atender às necessidades destas pessoas.
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