A dentística é uma especialidade da odontologia que une a saúde e a estética dos dentes para entregar o melhor resultado ao paciente. Ela atua para restaurar os dentes, com foco em preservar e devolver a integridade estrutural e funcional, mas também para devolver a estética e harmonizar o sorriso.
Neste artigo, vamos explicar melhor como funciona essa especialidade e quais os procedimentos mais comuns. Confira!
O que é a dentística?
Como explicamos, a dentística é uma especialidade que se preocupa com a estética e a saúde dos dentes, a fim de garantir a restauração do sorriso no seu aspecto visual e funcional.
Dessa forma, a especialidade tem dois objetivos principais: tornar o sorriso mais harmônico, contribuindo para a autoestima do paciente, e garantir a funcionalidade dos dentes, assegurando que eles exerçam o seu papel e não causem desconforto.
Entre os procedimentos mais comuns dessa especialidade, destacamos: remoção de cáries, restaurações em resina e em cerâmica, clareamento dental, lentes de contato e facetas.
Quando se fala em dentística, é preciso sempre considerar os seus dois ramos: cosméticos e restaurador. Afinal, ela é dividida em duas categorias: dentística restauradora e estética.
Saiba mais!
Dentística restauradora
A dentística restauradora atua para garantir a funcionalidade e melhor estrutura dos dentes. Ela restaura os dentes acometidos por alguns problemas de saúde bucal, como as cáries.
Para resolver o problema da cárie, por exemplo, o dentista pode usar a famosa “massinha” de resina no dente. Dessa forma, o profissional consegue resolver a questão da funcionalidade e da estética do dente. Afinal, a resina devolve a função do dente sem comprometer a estética, uma vez que ela se aproxima da coloração original do dente.
Dentística estética
Já a dentística estética se preocupa com a parte visual dos dentes. É aqui que o dentista vai garantir que o paciente saia com o sorriso que ele considera mais bonito e desejável.
Além das restaurações, alguns procedimentos muito comuns na dentística estética são: clareamento dental, facetas e lentes.
Essa é a especialidade que ajuda a resolver os problemas de manchas nos dentes que podem minar a autoestima dos pacientes, por exemplo.
Leia mais sobre outras especialidades:
Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial: saiba mais sobre essa área da odontologia
Odontologia legal: conheça mais sobre essa especialidade odontológica
Odontologia para pessoas com deficiência: saiba tudo sobre essa especialidade odontológica
Endodontia: você sabe o que é?
Ortodontia: tudo o que você precisa saber sobre
O que é Estomatologia? Saiba tudo sobre essa especialidade odontológica
Tudo sobre odontogeriatria: cuidados com a saúde bucal do idoso
Odontologia estética: o que você precisa saber
Implantodontia: saiba tudo sobre essa especialidade
Periodontia: tudo o que você precisa saber sobre essa especialidade odontológica
Odontopediatria: Como atender crianças na odontologia?
Tudo que você precisa saber sobre HOF
Odontopediatria: clínica inclusiva para as crianças
Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial: carreira, salário e formação para atuar na área
Odontologia do trabalho: Confira o que você precisa saber sobre essa especialidade odontológica
Homeopatia na odontologia: tudo o que você precisa saber sobre essa especialidade odontológica
O que é a Ortopedia Funcional dos Maxilares: conheça essa especialidade odontológica
Odontologia do Esporte: o que é e qual a importância para os atletas?
Quais os procedimentos mais comuns na dentística?
A seguir, vamos falar um pouco sobre os procedimentos mais comuns dessa especialidade. Confira!
Restaurações
Como explicamos, as restaurações são tratamentos realizados, muitas vezes, para tratar problemas causados por cárie. O objetivo é reconstruir a estrutura dentária e evitar consequências mais graves aos pacientes.
Em casos de restauração, normalmente, o processo tem início com a remoção da parte do dente que foi afetada. Posteriormente, essa área é preenchida por materiais específicos, como a “massinha” de resina.
Facetas de porcelana
Um dos procedimentos mais desejados na dentística, as facetas dentárias de porcelana são próteses utilizadas para resolver questões de coloração, tamanho e formato dos dentes. Esse procedimento é muito indicado para quem passou por desgastes dentários e até mesmo para quem não alcançou o resultado esperado com o clareamento.
Lentes de contato
As famosas lentes de contato dentárias têm como principal objetivo deixar o sorriso mais branco e harmônico. Mas elas também atuam na parte funcional dos dentes, beneficiando a mastigação e ajudando a lidar com problemas de oclusão.
Em relação às facetas de porcelana, que são procedimentos similares, a única diferença é que as lentes de contato são mais finas e desgastam menos os dentes na implantação.
Clareamento dentário
Mais um procedimento muito famoso na área da dentística, o clareamento dentário usa géis e produtos oxidantes para quebrar as moléculas de pigmentos que deixam manchas nos dentes. Dessa forma, o tratamento restabelece a cor do sorriso, tornando-o mais branco e agradável esteticamente.
Gengivoplastia e gengivectomia
A gengivoplastia é o procedimento cirúrgico realizado para quem deseja acabar com o famoso “sorriso gengival”. Já a gengivectomia é uma procedimento que elimina o excesso da gengiva causado pela famosa infecção crônica na gengiva: a doença periodontal.
Esperamos que esse post tenha resolvido as suas dúvidas em relação à dentística. Lembrando que aqui no Blog Dental Office você encontra diversos posts sobre outras especialidades, e claro, sobre assuntos pertinentes ao mercado odontológico e gestão de clínicas e consultórios. Para acompanhar tudo, inscreva-se na nossa newsletter.
Comentários