Tudo que você precisa saber sobre HOF

A harmonização orofacial (HOF) é um procedimento estético que vem ganhando força na área odontológica. Essa técnica está sendo bastante procurada por pessoas que querem uma simetria maior em seus rostos.

Graças à popularidade crescente desse procedimento, essa é a oportunidade que sua clínica precisa para aumentar seu faturamento e conquistar mais pacientes. Mas você sabe, exatamente, o que é harmonização orofacial? 

Podemos definir a HOF como: um processo estético que busca, por meio de um conjunto de técnicas odontológicas, criar um equilíbrio maior entre as partes do rosto de uma pessoa.

Mas isso é apenas um resumo. Quer saber tudo sobre o assunto? Então continue sua leitura:

Como é feita a harmonização orofacial?
Quais os benefícios da HOF para o paciente?
Que vantagens a estética orofacial tem para sua clínica odontológica?
Tecnologia na HOF: como oferecer uma harmonização facial com organização e eficiência

Como é feita a harmonização orofacial?

Esse procedimento de estética passa por um momento muito positivo na odontologia. Se você quer ganhar dinheiro com essa área, você precisa entender tudo sobre ela. 

Para começar a aplicar, é essencial se especializar ou contar com um especialista em sua clínica. Mas, antes de se dedicar a isso, continue a leitura, porque vamos apresentar o básico da HOF, assim você descobre se esse é um caminho que você está disposto a seguir ou não.

Existem diversas formas de fazer esse processo, mas, com certeza, se você tiver a tecnologia como sua aliada ele será muito melhor. Nesse sentido, existem técnicas que podem ser feitas separadamente e outras que podem fazer parte de um processo, vamos entendê-las. 

Tudo que você precisa saber sobre HOF | Dental Office

Os produtos e processos estéticos mais utilizados nessa prática são:

Botox

O botox é, de longe, o produto mais conhecido nos procedimentos estéticos na odontologia. Quando se fala nesse assunto, logo ele entra em pauta. Mas por que o botox é tão usado?

Esse tratamento é tão popular pois é o único que consegue penetrar nas musculaturas faciais e evitar que haja contrações na área, impedindo o surgimento de rugas e marcas de expressão.

Também faz parte desse processo, suavizar os sinais de rugas que já existem e torná-las menos visíveis. O botox dura em média três ou quatro meses, podendo chegar até seis, antes de os músculos voltarem a se contrair.

Ácido hialurônico

Outro procedimento que tem bastante procura é o baseado na aplicação de ácido hialurônico. Esse ácido é um componente que já existe nas camadas primárias de pele do ser humano, no entanto, com o passar do tempo, a produção dele diminui.

Diante disso, a técnica orofacial de aplicação do ácido hialurônico tem como objetivo principal repor esse estoque, que se torna escasso com o passar da vida. 

O procedimento é indicado para a resolução de problemas com rugas mais profundas, olheiras e redefinição de contornos faciais. O tratamento pode durar de seis a dezoito meses.

Fios de dermosustentação

A harmonização orofacial usa a técnica de fios de dermosustentação como uma de suas principais aliadas no combate à flacidez da pele, principalmente no rosto e pescoço. 

Diferente da aplicação de ácido hialurônico, o tratamento com fios de dermosustentação não é feito a partir de um componente que já existe na pele do paciente, mas sim com agentes externos.

Nesse procedimento de estética orofacial, o especialista usa pequenas agulhas para que os fios possam ser infiltrados por cânulas na pele do paciente. Então, em contato com a parte de dentro do rosto, os fios são amarrados para que possam manter a musculatura elevada. 

A duração desse procedimento pode variar. Os fios, em si, duram apenas alguns meses, mas há uma reação orgânica em volta deles que pode permanecer por até cinco anos.

Bichectomia

A bichectomia é um procedimento que pode ser feito pela odontologia estética. Esse tratamento está ligado diretamente à vontade do paciente de realçar a afinar as maçãs do rosto. 

Apesar dessa técnica envolver uma cirurgia, ela é simples e de fácil execução. Um corte de 5mm é realizado dentro da bochecha do paciente, as glândulas Bichat são removidas e pronto, o corte é fechado e a cirurgia está finalizada.

O procedimento orofacial envolvendo bichectomia dura por toda a vida. Além disso, ele não é reversível.

Escultura labial

Essa técnica é popularmente conhecida como preenchimento labial, consiste na redefinição da forma do lábio. É muito popular entre pessoas que procuram harmonia, beleza e funcionalidade na hora de sorrir.

Esse procedimento é feito com o ácido hialurônico e pode ser feito de diversas maneiras, como por exemplo,  aumento da tonalidade dos lábios, aplicação ao longo do contorno, volumizar toda a área, etc. 

Quais os benefícios da HOF para o paciente?

Neste tópico vamos nos aprofundar mais no que os tratamentos de estética orofacial podem trazer de benefício, não só de beleza, mas também de saúde para as pessoas que buscam por esses procedimentos.

De imediato o que se procura em um tratamento desses é auto-estima e bem estar. Entretanto, o procedimento de harmonização orofacial tem muito mais a oferecer, por isso localizamos alguns dos principais benefícios estéticos e médicos e vamos listar para vocês:

  • Tratamento de rugas: esse é o mais clássico dos tratamentos ligados à odontologia estética. Por mais que seja um processo natural do nosso corpo, várias pessoas se incomodam com o surgimento de rugas e optam pelo tratamento orofacial.
  • Sulcos faciais: os sulcos faciais são problemas que aparecem como marcas na pele e são mais profundas que rugas, mas também podem ser resolvidos pela odontologia estética.
  • Correção de assimetrias: esse também é um dos tratamentos mais procurados na estética orofacial. Deixar os lábios, olhos e bochechas mais simétricos é o objetivo de várias pessoas.

Esses são alguns dos procedimentos ligados à estética facial, agora vamo conhecer algumas das vantagens que estão mais conectadas à saúde

  • Bruxismo: muitas pessoas passam por esse distúrbio, ele é caracterizado pelo ato de ranger e apertar os dentes. A aplicação de botox na região facial, ajuda com as dores de cabeça causadas por essa doença.
  • Melhora da respiração: com os tratamentos certos ligados à harmonização orofacial, é possível corrigir a respiração pelo nariz e melhorar problemas relacionados à apneia do sono;
  • Correção da mordida: esse é um problema bem comum, a mordida e a mastigação são feitas de forma errada e geram problemas que se acumulam durante a vida. Com o tratamento orofacial isso também é de fácil correção.

Como vocês podem notar, a harmonização orofacial não se limita apenas à beleza, mas também exerce influência positiva em problemas de saúde, relacionados principalmente ao nariz e à boca. 

Por isso, se você pensa em entrar nesse meio existem diferentes formas de e técnicas que você precisa se habilitar para assim ganhar a confiança do cliente e se tornar o melhor do mercado e aumentar seus ganhos.

Que vantagens a estética orofacial tem para sua clínica odontológica?

As vantagens não são apenas para o paciente. Vamos dar uma olhada nos benefícios que a área de atuação da harmonização orofacial apresenta para os profissionais.

Lembrando que em nosso site, temos um texto completo de como dar os primeiros passos na área.

A odontologia é muito concorrida em todo o território nacional, por isso é muito importante ter o seu diferencial. Destacar-se positivamente, todos sabemos, não é uma tarefa fácil, mas só assim as vantagem começaram a aparecer. 

O primeiro benefício é o aumento de clientes: uma clínica odontológica que oferece um tratamento de harmonização orofacial, com certeza, atrai mais atenção para o seu consultório, já que esse é um diferencial único e que requer especialização. 

Leia mais: Como atrair e fidelizar pacientes com HOF

Com o aumento de clientes, é de esperar que sua renda também aumente, por isso, se você está querendo gerar mais receita em sua clínica, a harmonização orofacial é o caminho.

Mesmo que você não tenha essa especialidade em seu currículo, é sempre uma alternativa contratar alguém que possua domínio da estética orofacial ou até mesmo começar uma sociedade com alguém da área, dependendo das suas necessidades primárias e de sua vontade em investir nisso.

Contudo, leve sempre em conta sua condição financeira atual, para que esse investimento não se torne um problema no futuro.

O ticket médio da sua clínica também se torna maior com a possibilidade de oferecer tratamentos estéticos orofaciais. Eles têm preços razoáveis e acabam por influenciar nessa contagem.

Tecnologia na HOF: como oferecer uma harmonização facial com organização e eficiência

A harmonização orofacial está atraindo muitos dentistas, então, para conseguir clientes você precisa ser o melhor e entregar um serviço de qualidade. 

Nesse sentido, se você ficar dependendo de papéis para o planejamento facial de seus pacientes ou para o acompanhamento do tratamento, a eficiência e a fidelização tendem a ser muito menores.

Diversos consultórios já contam com a ajuda de softwares para otimizar essa técnica. 

Em primeiro lugar, uma boa organização na clínica é essencial para a implementação da harmonização orofacial. Um bom software de gestão pode lhe ajudar a sistematizar esse processo e atendimento. 

Depois disso, é essencial ter um módulo de harmonização orofacial na sua clínica, que digitalize o planejamento, os procedimentos e o acompanhamento dos resultados. Dê uma olhada no que o Dental Office pode te oferecer:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *