A Black Friday na odontologia: como usá-la a seu favor?

Muitas pessoas ficam ansiosas para a Black Friday. Para alguns é uma oportunidade de vender mais, para outros, de comprar com desconto. 

Para clínicas e consultórios odontológicos, essa data também é uma oportunidade de aproveitar os descontos e melhorar seus equipamentos, suas instalações e mais.

Você também pode aproveitar a Black Friday para alavancar sua clínica odontológica. 

Pensando nisso, viemos aqui para ajudar você a tomar as melhores decisões para que seu consultório usufrua da Black Friday.

Aproveite o marketing odontológico durante a Black Friday 
Compre móveis e equipamentos com desconto para melhorar o ambiente do consultório 
Adquira novos equipamentos para sua clínica odontológica
Renove o estoque com os descontos da Black Friday
Modernize sua clínica com um sistema de gestão odontológica

Aproveite o marketing odontológico durante a Black Friday 

Durante a Black Friday, consumidores do país inteiro ficam atentos às promoções e oportunidades. Isso pode ser uma chance para sua clínica odontológica conquistar novos pacientes, ou atrair de volta quem já consultava com você

No entanto, é preciso trabalhar esse momento com muito cuidado. Afinal, odontologia não é uma mercadoria. Promoções e descontos podem desvalorizar seu trabalho e sua clínica, além de ferirem a profissão.

Por isso, antes de investir em qualquer tipo de propaganda, é fundamental conhecer as determinações do Conselho Federal de Odontologia (CFO):

Restrições impostas pelo CFO para o marketing odontológico 

Em seu código de ética odontológica, o CFO determina que o dentista deve evitar algumas práticas em seu consultório:

  • Anunciar preços e modalidades de pagamento.
  • Anunciar títulos que não possua.
  • Anunciar técnicas de tratamento, equipamentos e instalações.
  • Criticar técnicas utilizadas por outros profissionais como sendo inadequadas ou ultrapassadas.
  • Dar consulta, diagnóstico ou prescrição de tratamento por meio de qualquer veículo de comunicação de massa, bem como permitir que sua participação na divulgação de assuntos odontológicos deixe de ter caráter exclusivo de esclarecimento e educação da coletividade.
  • Divulgar nome, endereço ou qualquer outro elemento que identifique o paciente, a não ser com seu consentimento livre e esclarecido, ou de seu responsável legal.
  • Aliciar pacientes.
  • Induzir a opinião pública a acreditar que exista reserva de atuação clínica para determinados procedimentos.
  • Anunciar especialidade odontológica não regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia.
  • Divulgar ou permitir que sejam divulgadas publicamente observações desabonadoras sobre a atuação clínica ou qualquer manifestação relativa à atuação de outro profissional.
  • Oferecer trabalho gratuito com intenção de autopromoção ou promover campanhas políticas oferecendo trocas de favores.

Ainda assim, é possível pensar em estratégias para fazer um bom uso do marketing dentro do que determina o CFO, sem ferir o estatuto e nem o nome da sua clínica ou consultório. 

Para isso, um marketing inteligente é essencial. É possível, por exemplo, apresentar propagandas em jornais, revistas e quaisquer meios de comunicação — inclusive na internet e nas redes sociais.

Nessas comunicações, é preciso apresentar o nome e o número de inscrição do responsável técnico pela clínica, e abordar apenas técnicas e metodologias aprovadas pelo CFO.

Além disso, vá além das promoções. Em vez de dar descontos nos seus tratamentos, use o momento para reforçar nos meios de comunicação tudo o que sua clínica tem a oferecer.

Conheça as principais demandas do público de sua especialidade e mostre como você pode ajudar a solucioná-las, lembrando sempre de usar um “tom de voz” adequado à ideia de que seu trabalho não é uma mercadoria. Mostre para os clientes que o investimento na saúde bucal vale a pena!

Além disso, é possível aproveitar os canais de marketing digital para ter um contato ainda mais completo com seus clientes. Aqui vão algumas dicas:

  1. Tenha um bom site: hoje em dia, a primeira coisa que fazemos quando procuramos por um serviço é olhar online, então, se você tiver um site bem otimizado e informativo, você já sai na frente e aparece nas pesquisas no Google.
  2. Use as redes sociais: não tem jeito, hoje em dia as pessoas nascem conectadas. É quase impossível achar alguém que não esteja ligado nas redes sociais, então explore-as. Lembre-se, no entanto, de sempre fazer isso de forma honesta e profissional, segundo as indicações do CFO. O ideal é usar esse espaço para informar seus pacientes sobre os cuidados com saúde dental.
  3. E-mail marketing: essa parece uma dica ultrapassada, no entanto, os e-mails continuam mais vivos do que você imagina. Essa é uma excelente forma de manter o contato com os pacientes e informá-los sobre novidades da clínica e práticas atendidas no seu espaço.
  4. Faça vídeo marketing: o vídeo é uma das mídias mais populares da atualidade, o YouTube está sempre em alta. Por isso investir em mídia visual é sempre uma boa opção.  Então, pense com carinho!
  5. Google ADS: essa é uma ferramenta disponibilizada pelo Google que te dá mais destaque na internet e ajuda sua clínica a aparecer na primeira página do Google.

Essas dicas são bastante valiosas para você, dentista, que quer otimizar o seu marketing digital na odontologia

Leia mais em: 5 ideias de conteúdo para marketing odontológico

Compre móveis e equipamentos com desconto para melhorar o ambiente do consultório 

A Black Friday não é só uma oportunidade para vender tratamentos. Você também pode aproveitar os descontos para atualizar seus equipamentos e sua clínica ou consultório.

A primeira coisa a levar em conta é o seu ambiente de atendimento, desde a recepção. Sua clínica precisa ser atraente e confortável.  

Então você pode aproveitar a Black Friday para comprar móveis e eletrônicos novos, já que, nessa data, muitas lojas fazem excelentes descontos para esse tipo de produto.  

Um ambiente bem climatizado, com wi-fi disponível, cafézinho e opções de espera para acompanhantes, atrai e faz com que seu serviço dê o que falar. E a divulgação de pessoa para pessoa é uma grande aliada no marketing odontológico, na hora de conseguir novos clientes.

Essas são algumas das opções disponíveis para a melhoria do seu escritório, mas é claro que seu toque pessoal também é importante. Então explore o mercado e veja o que se encaixa melhor no seu estilo! 

Nós sabemos que alguns produtos necessários para essa boa ambientação possuem um preço alto, então, agora é a hora perfeita para buscá-los e remodelar seu consultório. 

Além disso, se você está pensando em abrir seu próprio consultório ou clínica odontológica agora, a Black Friday também pode ser uma ótima opção para você!

Leia mais: Saiba mais sobre como abrir uma clínica ou consultório odontológico

Adquira novos equipamentos para sua clínica odontológica

Os equipamentos são parte essencial de qualquer consultório ou clínica odontológica. No entanto, a qualidade desses equipamentos precisa ser sempre a melhor. 

Por isso, outra forma de investir em seu consultório de forma incisiva é fazer a manutenção desses equipamentos. Ninguém quer fazer feio na frente do cliente, não é mesmo ?

Pensando nisso, nós, do Dental Office, preparamos um texto com dicas de equipamentos que não podem faltar na sua clínica ou consultório odontológico

Outra dica valiosa que podemos dar para você é: pense sempre no que é melhor para o paciente, pois é ele quem deve se sentir confortável e tranquilo para o atendimento. 

Algumas pessoas não se sentem confortáveis indo ao dentista, por isso, é importante maximizar de forma positiva essa experiência.

Então, é claro, equipamentos de qualidade sempre serão seus aliados para conquistar a confiança dos seus pacientes! 

A Black Friday na odontologia: como usar a seu favor? | Dental Office

Renove o estoque com os descontos da Black Friday

Todo consultório odontológico que se preze possui um estoque de qualidade e, para que essa excelência seja mantida, é preciso um bom gerenciamento.

Nesse caso, o estoque precisa sempre ser mantido atualizado e organizado, preferencialmente com um sistema de gestão odontológica que ofereça essa funcionalidade

Leia mais: Como ter controle do estoque da sua clínica odontológica?

Além disso, também é fundamental possuir os produtos certos, e é aí que as promoções da Black Friday podem te ajudar.

A renovação do estoque não é mistério para clínicas, porque ela é feita sempre que necessária. Entretanto, na Black Friday, é a hora de dar aquela renovada mais profunda.

Portanto, procure e localize o que você usa com mais frequência. Isso deve ser seu foco primário. 

Depois disso, faça uma lista do que mais é necessário na sua clínica, se você estiver tendo problemas, confira aqui: controle de estoque para dentistas: 6 dicas para não errar

Esse é um dos modos que você pode localizar as suas necessidades primárias para a Black Friday. Claro, não é uma regra, mas localizar os equipamentos mais usados e fazer uma lista é um bom começo!

Lembre-se, uma clínica bem-sucedida começa por um bom gerenciamento de estoque!

A Black Friday na odontologia: como usar a seu favor? | Dental Office

Modernize sua clínica com um sistema de gestão odontológica 

Fazer uma lista de equipamentos necessários, gerenciar seu estoque, fazer o upgrade do marketing: essas foram algumas das dicas que nós, do Dental Office, demos a vocês até aqui. No entanto, não pense em fazer isso de forma manual ou usando planilhas!

Se você já tem um consultório consolidado, com muitos pacientes e um estoque de primeira, você provavelmente já tem um sistema de gestão que te auxilia nessas tarefas. 

No entanto, se você ainda está começando ou apenas pensando em abrir seu consultório, é bom ponderar qual software para dentistas você usará, porque é por ele que toda a informação do seu consultório passará e ficará armazenada

E você, que está no mercado há um longo período e não atualiza seu software faz um tempo, também precisa pensar se seu sistema ainda oferece tudo o que você precisa ou se já está começando a se tornar obsoleto.

Mas o que é um bom sistema de gestão?

Um software de gestão para consultórios odontológicos precisa estar em sincronia com as suas necessidades. O software precisa funcionar de uma forma que dê o máximo de resultados, com o mínimo de transtorno possível. 

Para isso, um sistema de gestão para consultório odontológicos precisa de algumas ferramentas básicas:

Portanto, você precisa de um sistema para dentistas que ofereça toda essa praticidade e comodidade de forma integrada, e que, claro, tenha o melhor custo-benefício. 

A Black Friday é uma boa oportunidade para isso. Avalie promoções e oportunidades desse período para ter o sistema ideal para sua clínica pagando menos.

O Dental Office é um exemplo. Nosso sistema está há anos no mercado de odontologia, trabalhando e se reinventando para oferecer o máximo para sua clínica.

Se ainda houver dúvidas, é possível testar o sistema sem pagar nada com o Dental Office START, um sistema para dentistas completo e gratuito, que oferece os primeiros passos para sua clínica se reinventar.

Enfim, lembre-se de que a Black Friday é uma data única para o comércio e gera muita demanda e lucro. E você, dentista, também pode aproveitar essa data para melhorar e evoluir.

Nós sabemos que a contratação de um software para dentistas é uma escolha complexa, porque você vai ter que levar em conta vários fatores para tirar o melhor proveito disso. 
Por isso, nós  preparamos um eBook com dicas de como escolher o melhor e mais completo software do mercado. Confira:

Escolhendo um software para seu consultório!

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