Como vender tratamentos de HOF?

Com a Dra. Natália Fischer

A Harmonização Orofacial (HOF) é uma especialidade que tem ganhado cada vez mais espaço na odontologia. E como todo serviço odontológico, especialmente os não emergenciais, é preciso saber vender.

No Odonto Summit 2022, a Dra. Natália Fischer nos deu uma aula de como vender tratamentos de HOF, atuando na fidelização e no encantamento do paciente. Dicas valiosas que vamos compartilhar com você nesse post.

A Dra. Natália é Cirurgiã Dentista, especializada em Odontologia Estética, Ortodontia e Harmonização Orofacial. Possui  Certificação Internacional em Estética Orofacial Avançada (MARC – Miami Anatomical Research Center) e em Harmonização Facial pela Academia Americana em HARVARD, além de Residência Avançada em Estética e Harmonização Orofacial.

Então se você quer saber mais sobre HOF e como vender esse tipo d e tratamento na sua clínica, continue aqui conosco.

Os pilares para vender tratamentos de HOF

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Segundo a Dra. Natália, existem 3 principais pilares que norteiam todo o processo de vendas de tratamentos de harmonização orofacial. São eles: atendimento, o processo de venda, e a fidelização do paciente.

Mas antes de iniciar esse processo para o sucesso nas vendas, a Dra. Natália pontua a importância de perceber que vender não é algo antiético dentro da odontologia.

“Eu não me sentia merecedora [de vender]. Quando eu comecei, eu achava que era feio, que não era legal vender. Isso foi incutido na minha mente ao longo da minha faculdade, da minha formação. […] Eu tinha muitas barreiras, muitas travas, muitas crenças limitantes de achar que era feio, ‘marketeiro’, desagradável. Foi aí que eu percebi que tinha que sair da minha zona de conforto”, conta a dentista.

Após essa virada de chave, a Dra. Natália passou a mudar sua mente e também a sua história dentro da odontolgia.

A fidelização em HOF

De acordo com a Dra. Natália, a fidelização é parte essencial do processo de venda de tratamentos de HOF. E esse processo de fidelização passa por algumas etapas, são elas:

  • QUALIDADE DO PRODUTO OU SERVIÇO

Apesar de reconhecer que oferecer um produto e serviço de qualidade não podem ser mais considerados diferenciais, a Dra. Natália reforça que é sempre necessário prezar por esse aspecto nos tratamentos de HOF ou em qualquer outro. 

“Precisa ter qualidade. Só que hoje essa qualidade não é mais um diferencial. A formação, qualificação também é importante, mas é basicamente a nossa obrigação. Hoje a maior parte dos profissionais tem várias especializações”, pontua.

  • CONFIANÇA/SEGURANÇA

Outro ponto trazido pela Dra. é a confiança e a segurança que o paciente precisa sentir no seu trabalho para que o processo de fidelização ocorra. Um paciente que não se sinta confortável e confie no seu trabalho, não retorna na próxima consulta e não indica o seu trabalho.

“Uma pessoa que vai tratar a sua face, tratar os seus dentes, sua saúde, você precisa confiar. Até porque muitas pessoas têm medo de dentista. Então eu preciso confiar naquele profissional. E isso é algo que nós vamos conquistando com o tempo”, relata.

  • ATENDIMENTO, ACOLHIMENTO E EXPERIÊNCIA DE COMPRA

Segundo a Dra. Natália, esses três componentes são os principais diferenciais para um dentista que quer vender tratamentos de HOF. 

Promover um atendimento acolhedor, que entenda as necessidades do paciente e faça com que a venda seja natural, é a melhor forma de torná-lo um paciente fiel. Desta forma, é gerada uma percepção de valor do seu serviço, o que faz toda a diferença na decisão de compra do paciente.

Leia mais em: Como a harmonização orofacial ajuda a conquistar e fidelizar mais pacientes?

A experiência de compra em HOF

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A experiência de compra se inicia muito antes do paciente chegar até o consultório. A Dra. Natália Fischer explica que esse processo começa tão logo o paciente faz o primeiro contato. 

Este, por sua vez, pode ter sido feito pelas redes sociais, pelo telefone ou whatsapp, ou outro meio de comunicação disponível. E é a partir daí que se inicia essa experiência, e por isso é importante entender cada etapa do processo.

Já na etapa presencial, é essencial saber como está a sua recepção e sala de espera para receber o paciente, assim como as outras áreas que este terá acesso como escritório/consultório, banheiros e outros ambientes.

Dentro do consultório, já na consulta inicial, é primordial que a anamnese, análise facial, diagnóstico e planejamento do tratamento seja feito de forma profissional e adequada. 

Se em alguma dessas etapas você tiver o auxílio de outro profissional, é essencial que este esteja treinado para realizar os procedimentos com cuidado e atenção para não prejudicar a experiência do paciente.

E claro, depois da execução do procedimento, pensar em um pós-venda e na manutenção dos tratamentos também é uma etapa importante e que não deve ser menosprezada.

“Cada uma dessas etapas é uma oportunidade de aumentar a percepção de valor do seu serviço e do seu produto, e consequentemente você vai se tornando incomparável”, pontua a Dra. Natália.

Por fim,

Chegamos ao fim de mais um conteúdo aqui no Blog Dental Office. Vimos aqui como vender tratamentos de HOF com base em um bom atendimento, um processo de compra bem estruturado e claro, a fidelização do paciente.

Se você quer ver essa e outras palestras de odontologia estética que aconteceram no Odonto Summit 2022, basta clicar aqui embaixo para assistir quando quiser. São palestras sobre: 

  • Como vender tratamentos de HOF? Com a Dra. Natália Fischer
  • Fios faciais: técnicas e tratamentos com o Dr. Marcos Castro
  • Rinomodelação com protocolo visage com o Dr Marcio Ferro
  • Lentes de resina: os requisitos para a longevidade e resistência das lentes com o Dr. André Chaves

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender um pouco melhor sobre como vender tratamentos de HOF e suas aplicações no consultório.

Agradecemos a sua leitura e até a próxima!

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