5 aprendizados da pandemia para gestão de clínicas odontológicas

Não precisamos voltar a dizer que a pandemia de coronavírus causou problemas muito grandes para dentistas e para a gestão de clínicas odontológicas, não é? Períodos de quarentena, aumento na inadimplência e redução das consultas são só alguns dos exemplos das dificuldades que a COVID-19 criou.

Ninguém pode negar que o impacto foi sério, mesmo para os dentistas que estavam mais preparados. No entanto, toda dificuldade deixa algum tipo de ensinamento – se você estiver prestando atenção.

Dentistas que estiverem atentos para as demandas do período da pandemia e pensando nas possibilidades que do futuro terão uma clínica muito mais preparada para lidar com o pós-pandemia em sua gestão.

Para isso, é preciso saber quais são os aprendizados de gestão deixados pela pandemia da COVID-19. Preparamos uma lista com os principais ensinamentos e dicas de gestão que você precisa estar atento:

1. A importância de uma excelente gestão financeira

Lições da pandemia para gestão odontológica | Dental Office

Menos atendimentos, mais inadimplência e períodos inteiros de portas fechadas: é inegável que a pandemia trouxe consigo sérias dificuldades financeiras. 

Em momentos como estes, nota-se a importância da gestão financeira em tempos de crise. Com menos fluxo de caixa, você precisa controlar melhor o seu dinheiro para manter a sua clínica odontológica em funcionamento, continuar pagando salários e poder se recuperar.

Contudo, a gestão financeira não pode ser aplicada apenas em tempos de crise – e esse é um dos aprendizados que a pandemia nos deixou.

Aqueles dentistas que já realizavam a gestão financeira superaram as dificuldades com muito mais facilidade. Por isso, agora fica claro: se você quer rentabilidade na sua gestão odontológica, além de segurança para enfrentar as crises, você precisa cuidar sempre do seu financeiro.

2. Melhoria do relacionamento com o paciente por meio da internet

Seja no pré ou no pós-atendimento, sua clínica pode ter um excelente contato com o paciente através da internet

Antes da pandemia isso já era uma realidade, mas depois do início do isolamento social, muitos dentistas perceberam como esse potencial era grande. O WhatsApp, por exemplo, é uma ótima ferramenta para confirmar consultas, compartilhar materiais e fortalecer o relacionamento com o paciente.

O e-mail marketing e os SMS são outras excelentes opções, que podem ser automatizadas através de um sistema de gestão para clínicas como o Dental Office.

Além disso, você conta também com as possibilidades das redes sociais para esse contato mais direto e humanizado com seus pacientes, mesmo quando eles estão longe.

E as redes criaram também uma possibilidade que cresceu muito durante a pandemia: produzir lives e conteúdos digitais para seus pacientes acompanharem nas redes sociais.

Com essa abordagem, sua gestão se aproxima mais do paciente, cria uma relação de confiança com ele e ainda mostra como você é um especialista no assunto.

No entanto, lembre que é preciso ter uma linguagem adequada para cada rede social, equilibrando esse contato humanizado (e até um pouco informal) com o profissionalismo que é regra na sua clínica.

3. Biossegurança: um consultório odontológico mais seguro

Lições da pandemia para gestão odontológica | Dental Office

Em tempos de pandemia, vimos o quanto é essencial manter a segurança dos seus pacientes presenciais, deixando o mínimo possível de contaminação na sua clínica ou consultório odontológico.

As práticas de redução de riscos no consultório fazem parte dos processos da biossegurança. E ela não é importante apenas durante a pandemia!

É obrigação dos dentistas deixarem seus consultórios mais seguros para os pacientes, e algumas técnicas de biossegurança foram importantes aprendizados da pandemia.

4. Eficiência na gestão odontológica

Em períodos de crise, uma gestão eficiente se torna totalmente indispensável. É através dela que você garante a sobrevivência administrativa do seu consultório odontológico.

Uma gestão eficiente garante mais controle nos processos, mais agilidade para sua equipe, atendimentos com precisão, controle financeiro e muito mais. E a utilidade disso tudo não termina com o fim da pandemia, não é?

A eficiência é certamente um dos aprendizados de gestão mais importantes deixados pela pandemia de coronavírus. Em tempos mais tranquilo, essa gestão eficiente vai fazer sua clínica crescer, se destacar e ir muito mais longe!

E lembre: para conseguir superar as dificuldades da pandemia, foi muito importante contar com a tecnologia. E isso continua para o futuro das clínicas e consultórios odontológicos!

Confira como o Dental Office mostrou o potencial de ajudar consultórios odontológicos durante a pandemia. Esse tipo de funcionalidades certamente fazem a diferença na gestão para dentistas, seja em meio a crise ou depois dela.

5. Atendimento presencial e telemonitoramento 

Durante a pandemia, o telemonitoramento se mostrou uma excelente ferramenta para continuar cuidando de seus pacientes e mantendo o contato com eles.

E essa ferramenta continua sendo incrivelmente útil! Combinando o telemonitoramento com o atendimento presencial, seu consultório odontológico oferece um tratamento mais completo para o seu paciente, com inteligência, eficiência e humanização.

Já está combinando essas duas possibilidades na sua clínica odontológica? Confira nosso eBook que fala sobre o atendimento no pós-pandemia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *