Gestão eficiente em meio à crise na clínica odontológica

A crise não é o momento de parar a sua gestão. Entenda que a atenção nas atividades gerenciais, nessa ocasião, deve ser redobrada. 

Já podemos notar que em meio a essa crise da Covid-19, muitas clínicas odontológicas não irão sobreviver devido ao simples fato da falta do básico de controle administrativo que qualquer empresa necessita, especialmente durante em tempos conturbados.

Sem relatórios financeiros; sem métricas e principalmente sem contato direto com os seus pacientes é impossível voltar a ativa quando a crise passar. 

Muito mais do que isso, controlar essas informações é fundamental para antever quando o seu consultório não terá mais recursos para se sustentar e já elaborar um plano para que isso não aconteça.

E porque quem não tinha uma gestão eficiente ainda se mantinha no mercado odontológico? 

Um dos mercados que mais cresceram antes da crise do novo Coronavírus no Brasil foi o mercado odontológico. 

O CFO divulgou em janeiro de 2019 que o segmento de odontologia era um dos que se destacaram positivamente nos últimos anos, com um faturamento de mais de R$ 38 bilhões.

Além disso, foram 10 anos consecutivos sendo o único mercado com superávit na balança comercial. 

Esse cenário, era favorável para todos: pequenas, médias e grandes clínicas e consultórios de odontologia. 

Até para negócios que não possuíam uma gestão equilibrada, ainda assim conseguiam lucrar com uma boa base de pacientes, mesmo não aproveitando todas as oportunidades do mercado. 

Então, era comum ver clínicas de odontologia em pleno 2019 com a gestão totalmente no manual – apenas em papel – desconhecendo de informações administrativas fundamentais para a saúde de qualquer empresa.

O que é necessário para manter o meu consultório ou clínica odontológica na ativa durante a crise?

Como você já deve saber o CFO emitiu uma recomendação para que as clínicas de odontologia só atendam casos emergenciais. 

No nosso conteudo da Lista Vip mencionamos que esse não é o momento de lucrar, mas sim de manter a sua base de pacientes engajados com a importância da sua saúde bucal. 

Então, o fator que é fundamental trabalhar nesse momento é o relacionamento entre paciente e consultório.

Se você tem um software de gestão moderno, provavelmente tem a possibilidade de comunicação via email, sms ou WhatsApp com os seus pacientes. 

Nesses canais e em redes sociais você pode trabalhar conteúdos que firmam esse relacionamento. 

Outro fator, fundamental para se manter na ativa é conhecer todas as informações financeiras a respeito da sua clínica ou consultório. 

Essas informações irão ajudar a encontrar o que a sua clínica tem a pagar, os gastos variáveis e fixos, contas a receber e etc. Para assim, antever se a sua clínica ou consultório tem a possibilidade de se manter em funcionamento pelos próximos meses. 

Novamente, se você tem um sistema de gerenciamento, sabe que pode encontrar todas essas informações com apenas alguns cliques. 

Nós ligamos para você! 

Para manter o seu negócio de odontologia na ativa, esse é o momento de implementar uma gestão tecnológica e eficiente.

Por isso, sabemos que você precisa de muita agilidade e precisão nesse momento. 

Quer uma apresentação sucinta de um sistema completo? Não se preocupe com taxas telefônicas, nós do Dental Office ligamos para você!

Para receber nossa ligação clique aqui! (Se estiver pelo celular, basta rolar a página até o bloco “ligamos para você”).

Por fim,

Ainda não sabemos até quando a crise do Coronavírus se prolongará, mas é importante tomar medidas para que o impacto disso seja atenuado.

Também é fundamental que a sua clínica siga as recomendações das autoridades. Se possível, mantenha-se em casa.

Conte sempre com toda equipe do Dental Office.  Trabalhamos para o seu trabalho. 

Agradecemos a leitura!

Enviando...