Dicas para você que está atendendo via internet em seu consultório de odontologia

As ferramentas digitais se tornaram grandes aliadas das clínicas de odontologia. Sistemas de gestão passaram a auxiliar na gestão de negócios, e os canais de comunicação online melhoraram muito o contato com pacientes.

Estar presente nas redes sociais passou a ser essencial para que as pessoas descobrissem a existência da clínica, os procedimentos realizados pelos dentistas e muitos outros dados a respeito do trabalho desenvolvido. 

Mas não foi só isso: a partir das redes, a comunicação entre a clínica e os pacientes se tornou mais fácil e clara. 

Neste material vamos falar sobre as etapas do atendimento e as mídias online utilizadas para tanto, a fim de ajudar clínicas odontológicas a tirar o melhor deste cenário. Acompanhe:

Etapas de atendimento via internet 

Antes de falar sobre as ferramentas usadas para o atendimento via internet, é preciso conhecer as etapas de um atendimento através dos canais online. Afinal, todo contato entre um paciente e a clínica é considerado atendimento.

Existe o pré atendimento, quando o paciente conversa com a clínica, por vezes para realizar um agendamento. Em seguida ocorre o atendimento em si, durante o contato com com o médico na consulta.

E, por fim, acontece o pós-atendimento: tudo o que é feito para manter o contato e o relacionamento entre a clínica e o paciente. 

Quando um paciente envia uma mensagem através das redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp), responda com cordialidade e busque tirar todas as dúvidas. Esses canais funcionam muito bem para o pré e o pós-atendimento. 

O assunto pode ser simples, como agendar um horário para uma consulta, ou mais complicado, como entender se o dentista realiza algum tipo de procedimento específico. 

É importante que as pessoas responsáveis por responder esses pacientes estejam preparadas para tanto. Geralmente isso fica a encargo de secretárias e recepcionistas. 

Dicas para atendimento via internet em clínicas e consultórios odontológicos

Dicas para atender via internet na clínica | Dental Office

Agora que você compreende que o atendimento é feito de 3 momentos: pré, durante e após, é hora de saber como agir na prática diante deste cenário e a partir das ferramentas digitais.

Como trocar mensagens com pacientes

A realização de ligações telefônicas é substituída cada vez mais pela troca de mensagens. Por isso, é preciso saber como responder seus pacientes nesse tipo de canal.

A cordialidade e a empatia, que sempre são chave para o atendimento presencial, devem aparecer nesse tipo de conversa online. É possível usar emojis na comunicação para que tudo fique mais humanizado.

Mas é preciso cuidar para não exagerar, afinal, é necessário manter a postura de profissionalismo.

Antes de iniciar o uso desse tipo de ferramenta, analise como é a comunicação com seus pacientes agora. É bem séria ou um pouco despojada? 

Se até o momento sua postura foi mais formal, é melhor manter dessa maneira. Já se tanto o dentista quanto a secretária ou recepcionista abrem espaço para uma conversa mais informal com o paciente, os emojis são uma ótima opção para humanizar mais a conversa.

Também é preciso falar sobre as respostas automáticas. Você utiliza essa ferramenta? Ou tem medo que isso acabe robotizando sua comunicação? 

A verdade é que a utilização de respostas automáticas iniciais pode ser muito vantajosa. Vamos a um exemplo:

Seu paciente envia uma mensagem para o WhatsApp da clínica e poucos segundo depois recebe um recado automático que diz: 

“Olá! Tudo bem? Que bom que você entrou em contato com a clínica, como podemos ajudar?”

Isso vai trazer mais agilidade, pois a primeira mensagem será enviada automaticamente. É importante que uma pessoa da sua clínica dê continuidade à conversa, para tornar o atendimento mais humanizado

Você também pode utilizar as mensagens automáticas do WhatsApp para a confirmação de consultas! 

Imediatismo e espera no ambiente online

Dicas para atender via internet na clínica | Dental Office

No mundo digital tudo acontece muito rápido, e seus pacientes esperam esta mesma rapidez no atendimento via internet. Por isso, é importante que a equipe responsável pelo atendimento online na clínica de odontologia fique atenta às mensagens enviadas para responder o mais rápido possível.

As mensagens enviadas automaticamente, citadas anteriormente, podem ajudar muito com isso! 

Mas não se trata apenas da espera na resposta das mensagens. A pontualidade no telemonitoramento também é muito importante!

Telemonitoramento na odontologia

Você sabe o quanto o telemonitoramento ajuda no relacionamento com seu paciente? A resposta é: muito.

Através dele o dentista consegue realizar um atendimento mais completo, acompanhando o tratamento do paciente mesmo quando ele está longe da clínica. 

Além do mais, ele também promove mais segurança para o paciente e para o dentista, fazendo com que uma consulta presencial seja realizada apenas quando for necessária. 

Você já utiliza um software para o telemonitoramento em sua clínica de odontologia? Imagina as vantagens de ter um atendimento que conte com o presencial e com o online?

Confira nosso eBook e saiba mais sobre as vantagens desse tipo de atendimento: