Dentista: deixe seu consultório mais seguro para os pacientes!

Todo dentista deve garantir a biossegurança em sua clínica ou consultório odontológico. Essa é uma questão que impacta diretamente na segurança de toda a equipe da clínica e do paciente atendido!

Quando se trabalha com a saúde bucal, existe um risco para o profissional e para o auxiliar de dentista durante o atendimento. Seu paciente também estará em uma situação delicada. Por essa razão, é preciso fazer o possível para deixá-lo seguro.

É preciso destacar que quando percebe todos os cuidados que estão sendo tomados com ele, o paciente se sente seguro e bem mais confortável no ambiente. Como resultado, isso promove a fidelização em sua clínica ou consultório odontológico

O cenário de reabertura e a COVID-19

Durante a pandemia do coronavírus, a segurança dos paciente se tornou um assunto ainda mais relevante. E a reabertura das clínicas de odontologia teve de acontecer seguindo uma série de medidas de segurança rígidas e extremamente necessárias. 

Para promover de verdade a segurança no atendimento, medidas de biossegurança foram colocadas na prática. Toda clínica deve passar por essa adaptação. 

Já reabriu sua clínica e quer saber se está seguindo todas as diretrizes? Ou ainda não retomou os  atendimentos e quer  ficar por dentro de tudo o que é necessário fazer para a segurança dos pacientes? Então continue sua leitura: 

1- Higienize o consultório após cada consulta realizada

Estabeleça um intervalo entre cada atendimento para realizar uma higienização no consultório, isso irá aumentar até mesmo a confiança do paciente, percebendo que a clínica é realmente um local seguro, mesmo frente à pandemia do coronavírus. 

Aplique álcool 70% nas áreas de toque do seu consultório. O cuidado deve ser redobrado principalmente em locais como a cadeira, maçaneta e poltronas onde o paciente sentou. Essa prática irá diminuir a chance de infecção pela COVID-19 e os pacientes irão saber que estão entrando em um local com menos riscos para sua saúde.

É importante que a higienização também aconteça na recepção. 

Realize a limpeza com álcool 70% ou outros desinfetantes, como o hipoclorito de sódio, nas cadeiras, maquininhas de cartão, quando usadas, computadores, balcão, etc. É importante que a higienização aconteça em diversos momentos do dia.  

2- Estabeleça cuidados na entrada de cada paciente na clínica

Clínicas mais seguras para pacientes | Dental Office

Seu paciente passa por diversos lugares até entrar em sua clínica odontológica. E para que todo o ambiente permaneça seguro para sua equipe e para os demais pacientes é preciso tomar algumas precauções na estrada da clínica. 

Ao entrar em seu consultório odontológico é importante que o paciente esteja utilizando uma máscara. Em seguida, ele deve ter acesso ao álcool em gel, para que possa higienizar as mãos evitando o risco de contaminar o local pelo toque. 

Caso não tenha álcool em gel, peça para que os pacientes lavem as mãos no seu banheiro com bastante água e sabão. 

Você pode ler mais sobre medidas de segurança na odontologia neste post: Biossegurança: o que é e porque prestar atenção nela?

3- Saiba se comunicar com seus pacientes neste momento

É importante pedir para seus pacientes que não levem acompanhantes em suas consultas. Mesmo porque a lotação máxima de sua sala de espera durante a pandemia do novo coronavírus é menor do que anteriormente. 

Você também deve destacar a importância da utilização de máscara enquanto as pessoas estiverem dentro da clínica. 

Você pode utilizar seus perfis nas redes sociais para falar dessas importantes medidas e também esclarecer outras práticas que estão sendo adotadas pela sua equipe, como manter as janelas e portas abertas para a ventilação natural tanto da sala de espera, quando do consultório odontológico. 

Fale também que todos são muito bem-vindos em sua clínica e que os abraços e apertos de mão, agora, serão substituídos pelos cuidados para a segurança de todos. 

Se sua clínica tiver os dados de seus pacientes, como e-mail e WhatsApp, utilize esses canais para enviar os recados.

Caso a reabertura da clínica esteja acontecendo neste momento, aproveite para contar a notícia sobre a volta do atendimento aos pacientes, já informando os horários de atendimento, bem como os cuidados citados anteriormente.

Lembre-de se que o WhatsApp é um ferramenta poderosa e pode ajudar muito na comunicação com seus pacientes neste momento. 

Conclusão

Por fim, é preciso  falar sobre a importância de um atendimento híbrido que saiba tirar proveito do telemonitoramento e dos atendimentos presenciais

Assim consultas de retorno ou apenas para acompanhamento dos tratamentos, podem ser feitas de maneira 100% segura por chamadas de videoconferência. E as consultas presenciais terão todas as medidas de segurança acima citadas para garantir segurança no atendimento.

Quer mais dicas sobre isso, aumentando a biossegurança em sua clínica de odontologia? Então confira nosso eBook: