Outubro Rosa na Odontologia: o papel do dentista na conscientização

Apesar do propósito essencial, muitos dentistas não conhecem seu papel dentro da campanha de conscientização do Outubro Rosa na odontologia.

Os tumores, de forma geral, podem atingir qualquer indivíduo. Sejam benignos, como o tórus mandibular e o mioma, ou mesmo malignos, como os de pele e de próstata.

Alguns deles, no entanto, podem ser ligeiramente mais comuns no sexo feminino. Como os tumores na tireoide, câncer de colo de útero e o de mama, o mais comum entre eles.

O último possui dados alarmantes e é considerado um problema de saúde pública. Só no ano de 2020, por exemplo, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelou 2,3 milhões de casos novos estimados.

Isso representa o equivalente a 24,5% dos cânceres em mulheres em todo o mundo e também a causa mais frequente de morte pela doença nessa população.

Nesse sentido, é caracterizado como o mais incidente em mulheres a nível internacional e não apenas nacional.

Ainda de acordo com o INCA, estima-se que em 2022 ocorrerão 66.280 casos novos da doença, que é também a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil.

Dessa forma, fica clara a importância da campanha Outubro Rosa como uma ação que visa informar as mulheres por todo o mundo sobre a prevenção do câncer de mama.

Confira no artigo de hoje como você pode participar desse movimento.

Campanha do Outubro Rosa

O Outubro Rosa surgiu na década de 90 em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e ganhou força ao longo dos anos.

Atualmente é celebrado em vários lugares do mundo. Tornando outubro um mês de mobilização, sensibilização e conscientização sobre a doença.

A campanha de adesão mundial possui como principais eixos a importância da mamografia, a detecção precoce e a prevenção primária da doença.

Isto é, a conscientização da população feminina e da sociedade sobre os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama e, consequentemente, a redução desses fatores.

A mobilização especial em outubro ressalta a importância desses eixos não apenas neste mês específico. Mas alerta para a preocupação permanente com a doença também ao longo de todo o ano.

Visando a disseminação de informações e a desconstrução do medo do câncer de mama, reduzindo assim o número de casos fatais.

Leia mais: Como realizar um atendimento humanizado ao paciente?

Papel do dentista na campanha do Outubro Rosa

Visto os dados alarmantes e a alta incidência do câncer de mama em todo o mundo, é urgente que a conscientização da doença ocorra também nas mais diversas áreas da saúde.

Levando a discussão também ao âmbito multidisciplinar, de forma a unir forças contra o tumor.

Na odontologia, por exemplo, o conhecimento a respeito do câncer de mama se faz necessário não apenas ao estomatologista, mas a qualquer cirurgião dentista.

Assim, cabe a você buscar cada vez mais conhecimento a respeito da doença. Atualizando-se e entendendo mais a respeito do tumor e seus estágios.

O objetivo é aprimorar suas capacidades para melhor intervir no tratamento odontológico.

Desse modo, considera-se que o dentista possui funções importantes dentro do atendimento e tratamento do paciente oncológico. Então você deve buscar conhecer alguns fatores relevantes.

Por exemplo, o tipo de tratamento estabelecido como a quimioterapia e a radioterapia. Se houve realização de cirurgia, retirada de linfonodos, medicações prescritas e quais podem ser seus efeitos sistêmicos na cavidade oral.

Todos esses fatores, além do conhecimento a respeito do tratamento oncológico, auxiliarão o seu trabalho.

A partir dessas informações, você pode definir quais deverão ser os cuidados preventivos, paliativos e curativos aplicados para reduzir possíveis danos a paciente.

Portanto, faz-se necessário que o dentista também trabalhe em parceria com o médico responsável pelo tratamento oncológico da paciente, obtendo informações e conhecendo o caso em específico.

Leia mais: 5 dicas para aprimorar a gestão de pacientes com o Dental Office

Outubro Rosa no consultório

O cirurgião dentista também deve se mobilizar e aderir ao movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama.

Sensibilizando e informando seus pacientes sobre a doença, somando forças aos profissionais da saúde em todo mundo em seu combate. Porém, como fazer isso?

O rosa é a cor da campanha. Portanto, existem diversas maneiras para colocar em prática em seu consultório.

Confira algumas dicas:

Use o laço do Outubro Rosa

Em primeiro lugar, comece com ações mais fáceis e práticas de serem realizadas, como o uso do símbolo universal da campanha, o laço cor-de-rosa.

Por mais que seja um ato simples, carrega um significado importante, uma vez que representa a luta de milhares de mulheres contra a doença.

Usar o laço demonstra que você e sua equipe apoiam a campanha, o que pode dar início a uma boa conversa sobre o tema durante os atendimentos na sua clínica odontológica.

Compartilhe informações sobre autoexame e exame clínico

Hoje em dia o tema é muito difundido, mas divulgar informações de qualidade sobre a prevenção do câncer de mama nunca é demais.

Afinal, o conhecimento não leva à conscientização apenas sobre a doença, como também seus fatores de risco e medidas de detecção precoce.

Então aproveite a consulta para conversar com suas pacientes sobre a importância do autoexame e da mamografia.

Leia mais: Como usar o SMS para melhorar a comunicação com os pacientes no consultório odontológico

Leve a campanha para as redes sociais

Além de todas as dicas que compartilhei até agora, você também pode levar a campanha do Outubro Rosa para as redes sociais do seu consultório e ser um verdadeiro influenciador digital.

Com isso, você atinge um número ainda maior de pacientes ao disseminar informações importantes sobre o combate ao câncer de mama.

Seus colegas de profissão também passam a se conscientizar e, assim, mais dentistas participam do movimento.

Incentive a doação de cabelo

A alopecia é um dos principais efeitos colaterais do uso de medicamentos no tratamento do câncer, o que causa grandes impactos na qualidade de vida e autoestima das pacientes.

Sendo assim, incentivar a doação de cabelo para a produção de perucas é uma ótima forma de ajudar as mulheres em quimioterapia.

Afinal, a recuperação da imagem também é essencial para a melhora durante o tratamento e a superação do câncer de mama.

Leia mais: Como lidar com as situações difíceis no dia a dia do seu consultório?

Promova campanhas de arrecadação

Outra dica é investir em ações solidárias que têm grande impacto social, como doações para projetos e entidades filantrópicas.

Se você deseja ir além, é possível realizar campanhas em seu próprio consultório para arrecadar produtos de higiene e lenços.

Em seguida, eles podem ser doados às instituições que oferecem apoio a pacientes com câncer de mama e facilitam o acesso ao tratamento oncológico.

Decore sua clínica odontológica para o Outubro Rosa

Além das ações preventivas, decorar seu consultório também é uma excelente opção para apoiar a causa.

Para isso, você pode recorrer às fitas de cetim para decorar o balcão da recepção, flores para deixar o ambiente alegre e elegante ou até mesmo balões na cor da campanha para deixar sua clínica odontológica mais festiva.

Não se esqueça também de camisas para sua secretária e auxiliar de dentista.

Você também pode entregar folders de instrução sobre a doença acompanhados de alguma lembrança para que suas pacientes levem a discussão à frente.

Na sala de atendimento não precisa ser diferente, a cor pode estar presente nas luvas de procedimento, bandejas, materiais e sugadores.

Isso sem falar em acessórios e jalecos cor-de-rosa durante o mês de outubro para atender e engajar suas pacientes com o clima da campanha, seguindo sempre as normas de biossegurança.

Leia mais: O que mudou na biossegurança em clínicas odontológicas no pós-covid?

A relação entre Oncologia e Odontologia

No mês de outubro, o Conselho Federal de Odontologia (CFO), além de fortalecer o apoio à campanha contra o câncer de mama, alerta ainda para a necessidade de prevenção do câncer bucal.

De acordo com o presidente do CFO, Ailton Morilha:

É preciso prevenir doenças na boca, pois muitas delas provocam até risco de morte. A higiene bucal também evita muitas infecções no coração, no pulmão, já que a infecção na boca pode se espalhar pela corrente sanguínea. Vamos nos conscientizar que uma higienização bem feita nos proporciona mais qualidade de vida.

As estimativas do INCA revelam que o Brasil deve registrar 15 mil novos casos de câncer de boca ao longo de 2022.

Porém, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência da doença em até 25% até o ano de 2025.

Assim, dentro da discussão a respeito do câncer de mama e o nível de incidência desse e de outros tumores no mundo, vale ressaltar a importância da atenção contra essa preocupante doença da classe odontológica.

Isso porque a saúde bucal da mulher pode sofrer diversas alterações ao longo da vida, devido ao amplo número de processos de mudanças hormonais que ocorrem em seu organismo.

Portanto, o grupo feminino também deve levar a saúde bucal tão a sério quanto a saúde do corpo.

Como resultado, previne assim o desenvolvimento do câncer bucal e outras doenças que acometem essa região.

Na maior parte dos casos a doença só é diagnosticada quando já se encontra em fase avançada, como apontam os dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).

Sendo assim, a detecção do tumor deve ser realizada tanto por exame médico como odontológico.

Afinal, assim como nos casos de câncer de mama e outros cânceres em geral, o diagnóstico precoce é essencial e pode ser decisivo no fator de tratamento e cura da doença.

A atenção aos seguintes sinais podem ser fundamentais no autoexame:

• Lesões bucais que não cicatrizam em até 15 dias
  • Manchas brancas ou avermelhadas que não são removidas com raspagem
  • Aparecimento de nódulos no pescoço
  • Rouquidão persistente

No consultório, você deve realizar o exame visual e até mesmo o de biópsia. Podendo ser necessário o encaminhamento do caso ao estomatologista.

Portanto, entendemos como mensagem da campanha do Outubro Rosa que a principal arma contra o câncer é a prevenção.

Como profissionais da saúde, você deve sempre lembrar do importante papel que possui na saúde da paciente. Informando e conscientizando a população sobre os métodos de prevenção.

Além disso, se inteirando a respeito de outras condições que podem influenciar no tratamento odontológico, como o câncer de mama.

Tudo isso promove uma odontologia mais humanizada e o assunto é de extrema importância, então compartilho com você um guia completo que irá te ajudar na melhora do atendimento e fidelização de clientes.

Espero que com o apoio dos nossos conteúdos você conquiste ainda mais sucesso em sua clínica odontológica.

CTA
Outubro Rosa na Odontologia

( Conteúdo produzido por Simpatio )

Graduado em Odontologia pela UNIC. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP – SP). Com habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial na Clínica da Villa, em São Paulo. Dentista parceiro da Simpatio. CRO – 118151.