Como lidar com as situações difíceis no dia a dia do seu consultório?

Com Katia Ura e Eliane Barbosa

Assim como outros profissionais, nem sempre os dentistas têm um bom dia no trabalho. Afinal, ninguém é de ferro e contratempos podem acontecer, desde um paciente que não apareceu e não justificou a falta, ou até mesmo um procedimento que teve um resultado inesperado.

E claro, todos estamos sujeitos a esse tipo de situação no nosso dia a dia. No entanto, os profissionais da saúde, como os dentistas, se sentem muito mais cobrados por justamente terem esse papel de cuidar do próximo. 

E agora, como lidar com essas situações difíceis e incômodas no dia a dia do consultório? Chamamos a Dra Katia Ura, Psicóloga e Fundadora da Ritus Orientação Profissional & Desenvolvimento Humano para falar sobre esse assunto e dar dicas para os profissionais no nosso segundo dia de Odonto Summit.

O papo foi mediado pela Eliane Barbosa, Coordenadora de Gente e Gestão na RH Software. Para conferir os principais insights dessa conversa, continue lendo esse post.

A importância do autoconhecimento

Assim como em muitos aspectos na vida pessoal, ter autoconhecimento na vida profissional é essencial para ter sucesso na carreira escolhida. E para os dentistas, isso vai desde a escolha da graduação até a especialização.

Se conhecer é fundamental para realizar um trabalho com qualidade e sempre prezando pelo seu bem estar e do seu paciente. No entanto, mesmo com todo esse autoconhecimento, dificuldades vão aparecer. Segundo Katia, o que precisamos é saber lidar com esses momentos.

“Se a gente encarar as nossas dificuldades e os desafios que aparecem no dia a dia como sinais, nós conseguimos tirar um melhor proveito de um momento difícil. Cada desafio é como uma peça de lego, e quanto mais peças de lego nós encontramos, para mais problemas conseguimos encontrar soluções”, aponta Kátia.

Portanto, encarar desafios também faz parte da jornada de autoconhecimento do profissional de saúde. A dica é sempre tentar lidar com esses contratempos da melhor forma possível, prezando pela sua saúde mental.

Os 4 pilares das escolhas

Na sequência, a Dra Katia falou sobre a questão do poder de escolha e como isso influencia no dia a dia. De acordo com a psicóloga, existem 4 pilares que fazem parte desse processo. São eles:

  • Prazer: coisas que gosto de fazer e faço
  • Limitações: coisas que gosto de fazer, mas não faço
  • Necessidades: coisas que faço, mas não gosto 
  • Valores e princípios: não vejo sentido, por isso não faço

Entre os 4 pilares, Katia destacou os valores e princípios como um dos mais importantes para o lado profissional.

“Os valores e princípios são grandes norteadores que se não conhecermos e fortalecermos dentro da gente, considerando a ética, aquilo que achamos justo e correto, nós não conseguimos identificar a hora de falar sim ou não quando precisamos. Quais são os valores e princípios que vocês carregam dentro da profissão de vocês?”, questiona Katia.

A psicóloga reforça que toda essa vertente precisa também ser aplicada às relações com clientes, pacientes, com a equipe do consultório, fornecedores e demais pessoas que fazem parte do dia a dia do consultório.

Por fim, a importância do foco!

Já próximo ao final do painel, Katia falou sobre a importância de não deixar os medos e receios atrapalharem e nortearem a sua visão profissional. É importante manter o foco naquilo que desejamos, e não guiar os nossos desejos por aquilo que estamos fugindo, conforme ela explica abaixo:

“Muitas vezes a gente não percebe como o medo acaba sendo um grande norteador. E aí que também está a importância de olhar para dentro e ter esse autoconhecimento. Uma coisa é se nortear por aquilo que você foge, outra coisa é se nortear por aquilo que você busca”, completa Katia.

Portanto, saber onde se quer chegar é essencial para não se frustrar no caminho ao sucesso profissional.

Gostou das dicas desse post? Quer saber mais sobre bem-estar e saúde mental para profissionais da saúde?

Então corre para assistir a esse bate-papo completo com a Dra, Katia Ura e Eliane Barbosa. Acesse ‘Odonto Summit’, clique em inscrição, e confira essa e as demais apresentações do evento na íntegra!

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado.

Agradecemos a leitura e até a próxima!