Marketing

Como ser um influenciador digital para destacar sua clínica odontológica

14/09/2022 Por Patrizia Fiorentino 9 min. de leitura

O influenciador digital refere-se a pessoa que possui uma audiência considerável em canais da internet e, dessa forma, consegue influenciar nas decisões e comportamentos de seu público.

Então, como os dentistas estão relacionados com esses influenciadores?

Ambos os profissionais desejam se conectar com seus consumidores, divulgar conteúdos e incentivar alguma ação. No caso dos dentistas, eles desejam aumentar a quantidade de pacientes e serem reconhecidos por seu trabalho.

Por outro lado, os influenciadores utilizam o marketing de influência e a criação de materiais para diferentes mídias, a fim de se tornarem uma referência para quem o acompanha.

Logo, ao construir um público que se identifique com as opiniões e indicações, estes profissionais criam padrões de consumo e influenciam nas próximas tendências.

Devido ao crescimento expressivo da tecnologia, conhecer e saber como utilizar as redes sociais para promover seu trabalho pode ser um diferencial importante para sua clínica odontológica.

Afinal, se você tiver um bom alcance, é possível estimular seus pacientes a frequentarem consultórios com mais frequência, incentivar o cuidado bucal preventivo, entre outras ações importantes para a saúde odontológica.

Pensando nisso, reunimos informações para você, dentista, que deseja ser um influenciador digital ou que ainda está em dúvida se isso é realmente necessário. 

Então, se você deseja entender quais são as vantagens de entrar para esse mundo, continue a leitura!

CTA

Por que se tornar um influenciador digital na odontologia?

Primeiro, você já sabe o que é um influenciador digital e por que essa atuação tem se tornado relevante e desejada por profissionais de diferentes áreas.

Afinal, exercer o poder de influência sobre um determinado segmento pode agregar com muitos benefícios, inclusive, reunindo um público fiel e engajado que valoriza a sua opinião.

Ler também: Como usar o SMS para melhorar a comunicação com os pacientes no consultório odontológico

Para que um dentista atue como influenciador digital é fundamental que ele possua características de autoridade, conhecimento, posição e tire um momento para se relacionar com seu público.

Dessa forma, você é reconhecido como um especialista em sua área, atrai a atenção de outros pacientes e também do mercado, que estará disposto a oferecer acordos comerciais que podem aumentar seus lucros.

Influenciador digital: destaque a sua clínica odontológica | Dental

Como isso ajuda o dentista na profissão?

De certa forma, todos passamos por situações que nos influenciam de alguma forma, seja nas redes sociais ou fora delas.

Além disso, há também aqueles que possuem facilidade em incentivar outras pessoas e são essas que se tornam famosas, ganham seguidores e viram uma referência nos meios digitais.

Ler também: Marketing para dentistas: 5 aplicativos e sites para te ajudar na produção de conteúdo

A atuação do influenciador digital é um fenômeno que está cada vez mais presente, seja na socialização, moda, entretenimento ou em ambientes de trabalho.

Você provavelmente conhece dentistas que utilizam as redes sociais para promover o seu próprio trabalho, não é mesmo?

Logo, o marketing de influência está em plena expansão, atingindo também a área da odontologia e permitindo que haja maior engajamento com o público no geral. 

Além disso, pode-se desenvolver o networking com outros dentistas que procuram por sugestões, dicas, novos produtos e orientações.

Por outro lado, as pessoas podem te seguir simplesmente por gostarem da sua opinião, ou como comentamos anteriormente, das suas indicações. Por isso, lembre-se de recomendar apenas aquilo que você usa e confia.

Dessa forma, você consegue aprofundar o relacionamento com possíveis pacientes e também se posiciona perante o mercado por apresentar suas preferências.

Dessa forma, você pode receber convites e até mesmo amostras de seus produtos preferidos, pois as empresas enxergam uma oportunidade para aumentar os lucros e tornar a marca mais conhecida.

Isso gera uma parceria benéfica em que você conta com a credibilidade da empresa, exclusividade e facilidade para obter produtos com preços mais atrativos.

Segundo um levantamento realizado pelo Minuto Saúde, cerca de 94,4% dos brasileiros afirmam buscar informações de saúde na internet.

Embora elas estejam predispostas a encontrar informações incorretas, também há chance de conhecerem profissionais que estejam dispostos a tornar os conhecimentos sobre a odontologia mais acessíveis.

Por fim, se você deseja ser um influenciador digital, é muito provável que seu nome se torne reconhecido no mercado da odontologia.

Porém, é preciso desenvolver estratégias e planejamento para ser relevante nas mídias sociais.

Além disso, você deve manter as atualizações frequentes e conhecer o seu público-alvo.

Então, o profissional que deseja se beneficiar do marketing de influência, precisa criar uma relação de confiança com seus pacientes para que possa levar mais pessoas para o consultório e aumentar a sua receita mensal.

Ler também: Pessoa Física ou Jurídica: qual a melhor opção no regime tributário para dentistas?

Influenciador digital: destaque a sua clínica odontológica | Dental

Quais são as características de um influenciador digital odontológico?

Há influenciadores digitais dos mais diversos tipos, com características e preferências diferentes.

Porém, quando falamos especificamente da odontologia, há alguns elementos que podem auxiliar na jornada para se tornar um influenciador digital.

Vamos entender quais são essas características e como você pode se enquadrar nesse perfil:

  • Carismático: muito útil para encantar e atrair mais público nas redes sociais. Além disso, permite que você estabeleça laços de confiança de forma mais ágil e incentiva as pessoas a te acompanharem.
  • Líder: a liderança desperta um senso cognitivo nos seguidores, que os levam a seguir essa pessoa para saber como chegar em seus objetivos.
  • Comunicativo: para se destacar na internet é fundamental ter a habilidade de comunicação e entender como conversar com cada tipo de público.

Ler também: Instagram para dentistas: como usar o marketing odontológico para atrair mais agendamentos

Então, além de criar a sua página nas redes sociais para engajar e destacar a sua clínica odontológica, lembre-se de desenvolver habilidades que incentivem as pessoas a segui-lo.

Assim, você terá maior facilidade para transmitir seus conhecimentos com confiança, de forma acessível e se tornar o profissional que seus pacientes admiram.

Vamos entender o que um profissional deve ou não publicar para ser um influenciador digital.

Influenciador digital: destaque a sua clínica odontológica | Dental

O que um dentista influenciador digital deve publicar?

Embora pareça simples criar publicações para suas redes sociais, é preciso considerar alguns elementos para atingir o objetivo desejado.

Além disso, por se tratar de uma área da saúde, é fundamental que os dentistas saibam separar o pessoal do profissional, assim como ter o conhecimento sobre quais postagens podem ser realizadas.

Por exemplo, você pode postar sobre dicas de odontologia, frequência ideal das consultas, entre outras curiosidades sobre a saúde bucal. Isso ajuda a criar um relacionamento com os pacientes que te seguem.

Dessa forma, você não precisa escrever apenas sobre como realizar a escovação correta, também é possível recomendar produtos que você acredita que apresentam um bom desempenho.

Ler também: Fotografia odontológica: dicas e truques para registros impecáveis

O Instagram é uma plataforma que pode levar mais visibilidade para o seu trabalho, então, recomendamos que você utilize essa ferramenta para aumentar o reconhecimento do consultório odontológico e atrair mais pacientes.

Afinal, essa é uma das redes mais utilizadas e que provavelmente agregará mais resultados ao seu trabalho.

Conheça seus seguidores e seu público-alvo

Primeiro, você precisa definir quem você deseja atingir e engajar com o conteúdo nas redes sociais.

Então, pense e responda sobre essas questões:

  • Com quem você gostaria de trabalhar?
  • Quais conteúdos seus consumidores gostariam de receber?
  • Quem seria o seu público ideal?
  • Quais são as características dos seus pacientes?

Após, você terá informações que permitem estabelecer estratégias mais detalhadas, que podem melhorar o desempenho da sua página.

Por outro lado, existem outros elementos que você precisa se preocupar, como:

  • Nicho especializado: escolha uma área e um público-alvo para promover um conteúdo assertivo e personalizado, que aumente a autoridade do seu trabalho nas mídias sociais.
  • Parceria: entre em contato com diferentes marcas que estejam disponíveis a fazer parceria em troca de divulgação. Assim, você atrai seus pacientes ideais com ofertas relevantes de uma marca reconhecida no mercado.
  • Fala campanhas com outros influenciadores dentistas: convide colegas do mesmo nicho para conversar e promover conteúdos que sejam importantes para seus seguidores e possam contribuir para o crescimento da sua página na web.
Influenciador digital: destaque a sua clínica odontológica | Dental

Como você pode se tornar um influenciador digital na odontologia?

Por fim, agora você sabe por que é tão importante ser reconhecido no meio digital e quais características podem fazer você se estabelecer como autoridade de forma mais rápida.

Além disso, precisa entender como diferenciar o comportamento de seus clientes em cada rede social, assim como definir o porquê de querer ser um influenciador digital.

Ler também: Como elaborar um plano ideal de marketing odontológico | Dental Office

Logo, para que possa criar um perfil relevante e engajar seus seguidores, você precisa começar pelos seguintes passos:

  1. Crie um perfil nas redes sociais com criatividade e que represente a sua marca.
  2. Crie conteúdos próprios e interessantes para aumentar as chances de visibilidade.
  3. Caso você utilize posts de outra pessoa, dê os devidos créditos.
  4. Invista no relacionamento tanto com potenciais pacientes quanto outros dentistas.
  5. Respeite o Código de Ética Odontológico sempre que realizar postagens.
  6. Encontre a frequência ideal para publicar posts.
  7. Defina o seu objetivo como influenciador digital.

Então, se você se identificou e deseja aproveitar todos os benefícios de ser um influenciador digital no seu trabalho como dentista, é hora de conhecer um software odontológico que pode acelerar seus resultados.

O Dental Office possui as ferramentas ideais para você controlar as tarefas da clínica de forma simples e rápida.

Dessa forma, você fica livre para encontrar as melhores estratégias de marketing digital que podem potencializar o reconhecimento da sua marca.

Conte com o Dental Office para ser um influenciador digital e manter sua clínica sempre lotada de novos pacientes:

CTA

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + nove =

Dental Office
Soluções para clínicas, instituições e profissionais da odontologia

Facilite a gestão da sua clínica e ganhe mais tempo na sua rotina

Com a Dental Office você ganha mais tempo para cuidar do seu sorriso e do seu sucesso.

Seus dados estão seguros

Modo noturno
Fonte
Fechar
Fechar Falar com suporte

ou

Falar com um especialista de vendas:

WhatsApp