Instagram para Dentistas: 6 estratégias para mais pacientes em 2021

O Instagram é uma ótima ferramenta para gerar relacionamento com clientes e trazer visibilidade para um negócio. E dentistas podem aproveitar essa rede social para fazer com que o ano de 2021 seja de sucesso para sua clínica ou consultório de odontologia. 

Atualmente existe 1 bilhão de usuários ativos ao mês no Instagram. Destes, 500 milhões acessam seus perfis diariamente. 

Os bons resultados para empresas que utilizam as redes sociais ficam claros quando se descobre que existem 25 milhões de contas comerciais na plataforma, interagindo com seu público-alvo. 

São estes dados que tornam o Instagram a 5° rede social mais popular do mundo! O sucesso da ferramenta se dá porque ela se mantém atualizada com as tendências que surgem no mundo digital. 

Acompanhar todas estas novidades é bem importante para garantir o sucesso das estratégias no Instagram em 2021. Mas não se trata apenas disso!

Se você, dentista, está procurando por um guia que te ajude a construir estratégias eficientes nas mídias digitais, este conteúdo será de grande utilidade. Nele você vai encontrar dicas para desenvolver engajamento com seus pacientes e captar novos clientes por meio do Instagram. 

Tenha uma perfil comercial no Instagram
Estude muito bem o público-alvo e suas dores
Crie um calendário de conteúdos e garanta a frequência das postagens
Acompanhe as métricas do seu perfil na rede social
Aproveite todas as ferramentas do Instagram
Invista em posts patrocinados na rede social

Continue sua leitura e descubra como todas essas estratégias podem trazer mais pacientes para sua clínica de odontologia se colocadas em prática em 2021:

1- Tenha uma perfil comercial no Instagram

Segundo o instagram, 80% dos usuários da plataforma seguem ao menos um perfil comercial. Foi vendo este dado que a rede social percebeu a necessidade, e criou o Instagram para empresas. A opção traz muitas vantagens para marcas, como: 

  • Acesso às métricas do perfil;
  • Dados que ajudam o dentista a conhecer seus seguidores;
  • Permite que seja feitos posts patrocinados;
  • Possibilita a utilização de botões na biografia, além da utilização de link. 

As vantagens de cada um dos tópicos citados acima vai ficar ainda mais clara ao longo do texto. Por isso, se você ainda não possui um perfil para sua clínica odontológica no Instagram, já inicie sua jornada na rede social com um perfil comercial.

Caso você queira converter o perfil pessoal para perfil comercial, siga o seguinte passo a passo:

1- Acesse as configurações do seu perfil no Instagram.

2 – Clique em “Conta”;

3 – Clique em “Mudar para conta profissional”;

4 – Escolha a opção “Empresa”;

5 – Selecione a categoria que descreve melhor o que você faz;

6 – Se o perfil estiver privado, autorize a conta se tornar pública para facilitar o engajamento com seu público.

Leia também: Instagram para dentistas, clínicas e consultórios odontológicos

2- Estude muito bem o público-alvo e suas dores

6 estratégias para mais pacientes em 2021 | Dental Office

Com um perfil comercial você, dentista, terá uma série de dados importantes que indicarão quem é o seu público através de dados como: idade, gênero e localização. 

A partir destas informações, é possível entender melhor com quem você está falando quando publica um post ou stories no Instagram. E isso é bem importante, mesmo porque a regra nas mídias sociais é: quem tenta falar com todo mundo, não fala com ninguém! 

Portanto, direcione o seu discurso e use as dúvidas comuns que seus pacientes possuem para criar conteúdos que sejam realmente relevantes para eles. Isso ajuda a criar autoridade para o dentista e mostra profissionalismo por parte da clínica. 

Nesse sentido, também vale a pena catalogar ideias e os dados a respeito do seu público. Busque atualizar as informações ao longo do tempo e lembre-se de retornar para esse documento quando estiver sem ideias para novas postagens. 

3- Crie um calendário de conteúdos e garanta a frequência das postagens 

Organização e planejamento são dois pontos importantes quando se fala de mídias sociais. Por isso, o dentista, ou outra pessoa que é responsável pelo conteúdo postado no Instagram, deve criar um calendário de posts.

Confira datas comemorativas, reúna as dúvidas comuns dos seus pacientes e lembre-se de falar sobre os procedimentos realizados em sua clínica. 

É importante manter a frequência das postagens tanto no feed quanto no stories. O ideal é que sejam feitas ao menos duas postagens no feed por semana. 

Nos stories a frequência de conteúdos pode ser feita diariamente. Mas busque variar no formato escolhido (fotos, vídeos e textos). 

Lembre-se também de interagir com os pacientes que realizarem marcações nos stories. Reposte esse tipo de conteúdo e ajude a aumentar o engajamento deles com seu perfil no Instagram! 

4- Acompanhe as métricas do seu perfil na rede social

Uma das maiores vantagens de possuir um perfil comercial no Instagram, são as informações que podem ser analisadas sobre o seu público e seus conteúdos postados. 

As métricas que estarão disponíveis para que você, dentista, verifique são: 

Alcance: número de usuários que visualizaram seu post;

Atividades dos seguidores: média de vezes e horários que seus seguidores costumam acessar o Instagram diariamente (isso é ótimo para que você defina o melhor horário para suas postagens);

Visualizações de vídeos: número de vezes que seu vídeo foi visualizado. A métrica considera replays de mais de 3 segundos;

Cliques: número de usuários que acessaram o link da sua biografia;

Salvas: número de usuários que salvaram um post específico postado pelo seu perfil;

Respostas: este dado é específico do Stories. Ele mostra quantas pessoas visualizaram o post e enviaram um direct a partir dele;

Saídas: este é outro dado específico para Stories. Mostra quantas vezes um seguidor saiu de um de seus Stories e foi para outro perfil da rede social;

Dados demográficos: mostra informações dos seus seguidores, como gênero, idade, país e cidade.

Tendo essas informações em mãos, será muito mais fácil criar um conteúdo assertivo e ter um planejamento com foco nos resultados! Lembre-se de conferir que tipo de conteúdo gera mais engajamento e replique esse modelo em mais posts! 

5- Aproveite todas as ferramentas do Instagram

Lives e conteúdo digital: o que você, dentista, pode fazer? | Dental Office

Como dito no início deste texto, o Instagram constantemente traz novidades para a sua plataforma. Como resultado, as opções para criar conteúdos são vastas. Assim, dentistas podem aproveitar esses diferentes formatos para tornar seus conteúdos mais atrativos. 

No entanto, como a rede social possui muitos usuários e perfis comerciais, é importante que os seus posts realmente sejam capazes de captar a atenção do público-alvo. Assim será mais fácil ter visibilidade, ser descoberto pelas pessoas e, por fim, captar novos clientes. 

Lembre-se de que o objetivo é transformar esses seguidores em pacientes da sua clínica de odontologia. 

Na hora de criar seu calendário de posts, considere principalmente as seguintes ferramentas do Instagram:

  • Feed: se trata das postagens feitas na linha do tempo;
  • Stories: são os posts que permanecem no seu perfil por apenas 24 horas;
  • Reels: se trata de vídeos curtos que podem ser criados e compartilhados tanto no feed quanto nos stories.
  • Destaques: são os stories que você pode fixar no seu perfil. Lembre-se de criar pastas para cada tipo de informação divulgada. 
  • IGTV: são vídeos mais longos que podem ser compartilhados com seus seguidores. 

Essas ferramentas são bastante utilizadas pelos usuários do Instagram e irão aumentar o número de visualizações e interações com o perfil da sua clínica odontológica. 

Procure seguir as tendências da rede e também utilize gifs, emojis e figurinhas nos conteúdos desenvolvidos. Isso irá aproximar seu discurso do público que utiliza as mídias sociais, melhorando seu relacionamento com o paciente através do marketing.  

6- Invista em posts patrocinados na rede social

Você já sabe a importância da presença digital. Agora é hora de dar um passo ainda mais importante dentro do Instagram e patrocinar seus posts para ganhar mais visibilidade dentro da rede social. 

Através do perfil comercial é possível investir em seus posts e garantir que seu perfil e os conteúdos postados tenham mais visibilidade. É possível patrocinar postagens no feed e no stories. Procure investir em ambos, garantindo que seu público seja alcançado com sucesso. 

Para patrocinar posts no Instagram, você deve seguir o seguinte passo a passo:

  1. Acesse o seu perfil na rede social;
  2. Vá até a aba de promoções;
  3. Clique em criar promoção;
  4. Escolha o post que você deseja impulsionar no Instagram;
  5. Defina um objetivo de campanha para esse post;
  6. Escolha um público-alvo para sua campanha;
  7. Escolha seu orçamento e o tempo que a campanha seguirá ativa.

Vale a pena determinar uma porcentagem do lucro mensal da sua clínica para realizar esses investimentos. Afinal, quanto mais você investir, melhores serão os seus resultados. 

Conclusão

Ao colocar essas estratégias em prática em 2021, você, dentista, verá sua clínica odontológica captar mais pacientes, alcançando mais atendimentos diariamente. 

Lembre-se de que bons conteúdos são criados para falar diretamente com seu público, então aproveite todos os dados disponibilizados pelo Instagram e os diferentes formatos da plataforma. 

Se você ainda está trilhando o caminho para ser mais digital e quer ferramentas que possam te ajudar a criar conteúdos e atender seus pacientes com mais qualidade, confira o eBook:  

CTA