Como manter a equipe da clínica motivada?

Para dentistas e gestores: Como manter a equipe da clínica motivada?

Muito do desempenho dos funcionários está relacionado com sua motivação. Já notou aquele funcionário que tem até um brilho nos olhos quando exerce as tarefas?

Entender e saber como ajudar na motivação da equipe do consultório (ou clínica) é a tomada inicial para o sucesso.

Pois, como os funcionários motivados, será possível atender com qualidade e fidelizar os pacientes, realizar o trabalho com mais dinamismo e qualidade. Os resultados serão bem melhores.

Você como gestor e líder tem o papel fundamental na motivação dos funcionários, por isso, continue lendo esse artigo para saber como manter a equipe do consultório ou clínica odontológica motivados.

Ofereça qualificações

A qualificação é o ponto chave para otimizar o desenvolvimento dos funcionários. Não existe nenhum profissional perfeito, todos, até vocês gestores e dentistas, sempre terão algo para aperfeiçoar.

Dessa forma, oferecer qualificação além de motivar, você também estará lapidando o profissional.

Por exemplo, um dentista você pode oferecer qualificações de especialidades, a secretária com um curso de administração, a recepção evento de qualidade no atendimento humanizado.

Antes de definir isso, faça um avaliação dos funcionários, identifique os conhecimentos e habilidades que precisam ser desenvolvidas.

Enfim, são muitas as opções para qualificar o seu funcionário. Mas, também é essencial que você (dentista ou gestor) busque qualificações de gestão para você.

Aqui no Blog Dental Office você tem dicas incríveis para secretárias, dentistas e gestores odontológicos. Por isso, se não assinou nossa newsletter não perca o tempo de qualificar-se ainda mais.

Melhore a comunicação entre os funcionários

Ter canais que ajudam a comunicação, levando a mensagem de forma clara e objetiva é essencial na comunicação. Pois, muitos funcionários, por falta disso, se sente isolados e desmotivados.

Você pode utilizar canais de comunicação como software de gerenciamento odontológico, com chat entre os usuários, murais na empresa com avisos e recados importantes, comunicação através de e-mail, mensagens instantâneas, grupos de WhatsApp, entre outros.

É fundamental que nesses meios de comunicação tenha interações relacionadas ao cotidiano do trabalho. Pois, eles servem para aumentar a velocidade dos diálogos, e respectivamente ganhar tempo com outras atividades.

Trabalho em equipe

Tudo isso que foi dito anteriormente também se aplica à sinergia (trabalho em equipe).

Se o funcionário se sente isolado na comunicação e sem ajuda nas atividades em equipe, provavelmente ele está frustrado e desmotivado.

Equipe é equipe! Todos se ajudam para melhorar os processos, resolverem os problemas e prospectarem mais pacientes.

Óbvio que todos os funcionários têm sua demandas no consultório (na clínica). Mas, alguns problemas e determinadas tarefas necessitam de ajuda colaborativa.   

Ofereça conforto para os funcionários

Você sente que seu consultório (sua clínica) é seu segundo lar? O funcionário dedicado, também enxerga o seu local de trabalho dessa forma. É o lugar onde passam grande parte do seu dia.

Por este motivo, é muito importante investir no conforto, bem-estar e comodidade do ambiente. Dessa forma, eles se sentiram mais importantes e irão ficar bem mais motivados em trabalhar na sua clínica ou consultório.

Recompense

Bonificar o funcionário também é uma alternativa de engajar a equipe. Se conseguirem cumprir as metas elaboradas no planejamento ou até ultrapassá-las recompense.

Você pode motivá-los, com um elogio, parabenizando o excelente desempenho. Ou até promovendo financeiramente.

Mas, tome cuidado com a extrema competitividade, pois pode se tornar uma guerra entre os funcionários.

Enfim…

Entendeu que você líder de consultórios e clínicas odontológicas têm um papel fundamental na motivação dos seus funcionários? Mas, também é importante saber que a motivação não é um “botão’’ externo e sim interno.

Você não tem autonomia total para motivar ou desmotivar um funcionário, às vezes ele por problemas pessoais pode ficar desmotivado ou vice-versa, aqueles que também têm problemas pessoais e mesmo assim estão motivados.

Quem aciona o “botão” de motivação é a própria pessoa, no máximo você dará a oportunidade desse funcionário se motivar.

E ai? Gostou desse conteúdo? Então, não deixe de compartilhar com sua equipe.

Agradecemos sua leitura!

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