Odontologia domiciliar e home care odontológico: praticidade para o paciente e vantagens para a clínica

A sensação de que o tempo está passando cada vez mais rápido é uma constante na vida das pessoas. Por isso, diversas atividades e cuidados são deixados de lado para que outras tarefas sejam cumpridas. 

Por isso, muitos dentistas têm buscado oferecer um novo modo de atendimento, que atenda às necessidades do público, que tem cada vez menos tempo: o home care odontológico, ou atendimento odontológico domiciliar. 

Neste texto, explicamos tudo que você precisa saber sobre odontologia domiciliar e quem são os principais pacientes dessa área de atuação. Dessa forma, você pode estar preparado para aproveitar essas oportunidades.

Os principais aspectos da odontologia domiciliar 
O perfil dos pacientes no home care odontológico
As melhores dicas para o atendimento odontológico em casa
A necessidade de informação sobre atendimento odontológico domiciliar

Os principais aspectos da odontologia domiciliar

O home care odontológico, em primeira instância, é um facilitador de vidas. Diversas pessoas não podem ir aos consultórios para serem atendidas, por uma série de motivos, seja por problemas de saúde, distância ou até falta de tempo.  Contudo, o cuidado bucal não pode ser ignorado.

Isso gera uma necessidade de atendimento odontológico diferenciado, então a odontologia domiciliar surgiu com o intuito de levar saúde bucal para todos. O conceito é bem simples, mas seu impacto é gigante na vida de diversas pessoas.

Basicamente, para que um atendimento odontológico domiciliar aconteça é o mesmo processo que uma consulta odontológica normal. A pessoa entra em contato com o especialista e faz um agendamento, no entanto, quem se locomove para o atendimento é o dentista, não o paciente.

O profissional vai até a casa do paciente com os materiais e equipamentos necessários para que o tratamento ocorra normalmente, o mais próximo possível do que aconteceria em um consultório. O diferencial está na comodidade. 

Apesar do nome, o atendimento odontológico domiciliar não precisa ser exatamente na casa do paciente. Ele pode ser também em um local em que a pessoa se sinta confortável ou até mesmo em hospitais ou clínicas, no caso do paciente estar passando por uma internação, por exemplo. 

É importante ter o prontuário completo dos pacientes que costumam necessitar desse atendimento diferenciado, pois cada um deles tem sua particularidade. Assim, em um atendimento odontológico em casa é muito importante coletar informações. 

Nesse sentido, um prontuário eletrônico que possa ser acessado em qualquer lugar, com tablet ou celular, é uma grande ajuda para o dentista.

O perfil dos pacientes no home care odontológico

Odontologia domiciliar: a praticidade para o paciente | Dental Office

O atendimento odontológico domiciliar vem ganhando destaque entre as pessoas, contudo, existem alguns perfis que ainda são mais frequentes na hora de fazer esses atendimento. 

Os idosos são o principal foco desses tratamento, por todas as dificuldades que uma idade mais avançada pode vir a ter na vida de uma pessoa. Além disso, a relação que é possível construir entre dentista e paciente nessa forma de atendimento é ótima para estabelecer confiança na consulta.

Alguns idosos, pela idade avançada, têm dificuldade de saírem de casa, de se locomoverem, de se sentirem confortáveis longe de casa. No entanto, os cuidados com a saúde ainda precisam ser tomados, então, a odontologia domiciliar se torna uma ótima opção nesses tipos de caso.

Quando um tratamento desses for destinado a um idoso, algumas coisas precisam ser consideradas. Primeiro que o paciente está esperando por um tratamento humanizado que leve em conta todas as suas dificuldades e dores.

Leia mais: Odontologia Humanizada: o que você precisa saber sobre esse conceito?

Segundo, o atendimento de pessoas com idade mais avançada precisa levar em conta o histórico médico, pois, esses pacientes podem possuir alguns problemas que afetam seu dia a dia.

Há possibilidade de que para o atendimento ser concluído, seu auxiliar de dentista precise ser muito bem habilitado para ajudar, já que os idosos podem apresentar algum tipo de doença cognitiva que necessita de cuidados mais específicos.

Outro perfil que é bastante comum em consultas de home care odontológico são pessoas com algum tipo de deficiência. É mais um caso no qual o home care odontológico tem se tornado cada vez mais interessante para os pacientes

O atendimento odontológico em casa preza justamente por isso: saúde acessível para todos. A integração social faz parte do trabalho de um dentista que decidiu trabalhar com consultas domiciliares.

Dessa maneira, o conhecimento sobre as singularidades que cada uma dessas deficiências apresentam é muito importante na hora de concluir um atendimento odontológico em casa. 

Não podemos deixar de comentar que essas consultas, tanto para idosos quanto para pessoas com deficiência, são garantidas em lei pelo Governo Federal. Então, não se preocupe com possíveis restrições.

Leia mais: Principais tendências odontológicas para 2022

A Lei 10.741 é referente aos direitos dos idosos e a Lei 7.853 assegura os direitos das pessoas com deficiências. Não hesite em lê-las caso esteja em dúvida sobre a segurança do paciente e do atendimento.

As melhores  dicas para o atendimento odontológico em casa

Odontologia domiciliar: a praticidade para o paciente | Dental Office

Basicamente, não existe nenhuma restrição para o profissional de odontologia que o impeça de fazer atendimento odontológico domiciliar. O que você precisa ter em mente é que, quando você opta por esse tipo de trabalho, precisará se adaptar ao seu paciente.

Além disso, uma adaptação adequada facilitará muito sua vida na hora de ir às residências fazer os tratamentos odontológicos necessários. Por isso, tem algumas medidas que precisa ser priorizadas:

  1. Planejamento: a parte mais importante de uma consulta de odontologia domiciliar é planejar o que será feito. Apesar de ser um atendimento comum, alguns aspectos se diferem do normal. Então, quando sair do seu consultório e for para o local da consulta leve só o necessário.
  2. Equipamento: não é possível levar todos os equipamentos e materiais que você tem para uma consulta domiciliar. Selecione as melhores opções e o que mais for preciso para o atendimento domiciliar ocorrer bem.
  3. Prontuário: a ficha médica do paciente é muito importante na hora de fazer um atendimento odontológico em casa, pois ele pode ter condições que precisem de tratamento especial na hora de realizar o procedimento. 
  4. Segurança: em seu consultório, o dentista sempre preza por ter um ambiente e equipamentos muito bem esterilizados. No atendimento odontológico domiciliar isso também é prioridade. Por isso, na hora de realizar o procedimento, higienize o local e esterilize os equipamentos como é feito normalmente;
  5. Materiais descartáveis: muita coisa não pode ser reutilizada após uma aplicação ou atendimento odontológico, então o profissional deve estar preparado para lidar com os dejetos da consulta, pois, há materiais que podem ser infecciosos. 

Essas cinco dicas são fundamentais para que você possa fazer seus atendimentos da forma mais natural possível, evitando qualquer problema.

A necessidade de informação sobre atendimento odontológico domiciliar

Existem riscos em ser dentista e cuidados que devem ser tomados. No home care odontológico, a dúvida mais comum é sobre os tipos de tratamentos desse serviço. Afinal, eu posso fazer todos os procedimentos que são feitos em um consultório regular?

Na teoria, você pode. No entanto, o atendimento odontológico em casa é uma questão de praticidade, comodidade e integração, então na maioria das vezes, as consultas são voltadas para tratamentos de saúde que requerem urgência.

Afinal, muitas vezes o perfil de quem está sendo atendido é de uma pessoa que possui um estado mais vulnerável e teria, por exemplo, uma difícil locomoção até o um centro de atendimento de odontologia.

Alguns especialistas optam por fazerem apenas procedimentos básicos quando o atendimento odontológico acontece em um lugar remoto, pois preferem deixar procedimentos que exigem mais concentração e equipamentos em sua própria clínica.

No entanto, tudo depende do que você prefere e o que mais se encaixa no perfil do seu paciente. Não existe uma regra que defina que tipo de tratamento você deve fazer em cada local. 

Odontologia domiciliar: a praticidade para o paciente | Dental Office

Continue lendo para saber quais são as doenças mais tratadas nesses atendimentos.

Alguns tratamentos são mais comuns que os outros. Separamos os mais comuns para que você tenha noção do que a área lida diariamente:

  • Placas bacterianas
  • Periodontopatias
  • Perda dentária
  • Próteses mal adaptadas
  • Lesões de qualquer tipo

As doenças que são encontradas em home care odontológico não são muito diferentes das que os dentistas costumam combater no seu dia a dia em sua clínica.

A principal diferença entre os atendimentos está na praticidade que o paciente terá. Por isso, se você pensa em atuar nessa área, a coisa que mais precisa ser levada em conta é sua disponibilidade para atender às necessidades dos seus clientes.

Para melhorar ainda esse processo, nossa equipe, no Dental Office, oferece um eBook sobre odontologia mais humanizada, para que você possa entender as dores e anseios dos seus pacientes e oferecer o melhor tratamento para eles, que é parte fundamental na hora de fazer atendimentos odontológicos domiciliar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *