O que é e como utilizar o Prontuário Eletrônico na minha clínica odontológica?

O prontuário eletrônico surgiu com a proposta de facilitar a vida de médicos e dentistas. Com ele, ao invés de organizar e armazenar as informações dos pacientes em papel ou planilhas, você registra e acompanha os procedimentos de cada paciente de forma detalhada e segura.

Mas afinal, você sabe o que é o famoso prontuário eletrônico? Como ele funciona? Quais são as vantagens? Porque devo utilizá-lo na minha clínica odontológica e esquecer o papel?

Está pensando em implementar essa ferramenta na sua clínica? Separamos aqui as principais dúvidas sobre o prontuário eletrônico para que você, dentista, se sinta confortável para fazer essa transição. 

Vamos lá?

O que é o prontuário eletrônico?

prontuario-eletronico-para-consultorios-odontologicos

O prontuário eletrônico nada mais é do que a versão digital do prontuário de papel, ainda utilizado por algumas clínicas e consultórios odontológicos. No prontuário devem constar todas as informações pertinentes ao paciente, como:

  • Dados do paciente: nome, endereço, telefone e outros meios de contato, histórico clínico, entre outros.
  • Anamnese: exame realizado como um primeiro diagnóstico para conhecimento do paciente.
  • Exames realizados: radiografias, ressonâncias, tomografias computadorizadas e exames laboratoriais em geral.
  • Tratamentos: endodontia, prótese dentária, ortodontia, etc.
  • Diagnósticos odontológicos
  • Odontograma: documento utilizado nos atendimentos odontológicos onde é descrita a situação em que se encontra cada dente. 
  • Medicamentos: alergias, medicamentos em uso contínuo

Ou seja, é uma forma mais rápida e fácil de adicionar e manter as informações dos pacientes armazenadas de forma mais segura. Dessa forma, o prontuário eletrônico integra todos os dados necessários para um atendimento assertivo e personalizado para cada paciente. 

Como utilizar o prontuário eletrônico?

prontuario-eletronico-para-consultorios-odontologicos

Uma parte significativa dos prontuários eletrônicos no mercado possuem o seu armazenamento em nuvem, conforme citamos acima. Por esse motivo, a usabilidade da ferramenta é muito mais simples.

Para utilizar o prontuário eletrônico, a forma mais comum é escolher um sistema ou um software de gestão. Nele, o dentista consegue inserir os dados necessários e armazená-los de forma rápida e segura. 

Uma dica importante: na hora de escolher um prontuário para a sua clínica odontológica, opte por sistemas com interface intuitiva e em tela única. Dessa forma, além da visualização ser mais completa, inserir ou modificar informações é mais fácil.

O prontuário do Dental Office, por exemplo, é completo. Ele reúne em uma interface simples e integrada, todas as informações necessárias para um atendimento de excelência. Com ele você sempre terá fácil acesso ao histórico dos procedimentos de seus pacientes, estejam eles em aprovação, em tratamento ou finalizados. 

Além disso, é possível acompanhar a evolução do paciente, e permite detalhar os serviços realizados, o que faz com que o dentista tenha uma visão 360º sobre o tratamento.

Porque devo utilizar o prontuário eletrônico?

prontuario-eletronico-para-consultorios-odontologicos

Uma das principais razões para utilizar o prontuário eletrônico é a facilidade de acesso. Vale ressaltar que, por ser eletrônico, essa ferramenta pode ser utilizada em qualquer lugar e horário, facilitando o atendimento ao paciente e garantindo maior conforto.

Além disso, com a versão digital, a armazenagem dos dados é feita de forma mais segura. Grande parte dos prontuários eletrônicos e sistemas informatizados que possuem essa ferramenta são armazenados em nuvem e protegidos por meio de senha.

Ou seja, ao contrário dos prontuários físicos em papel, a probabilidade de que as informações pessoais do seu paciente sejam extraviadas ou perdidas é muito menor. Tudo isso faz uma enorme diferença na qualidade do atendimento, uns dos critérios utilizados por pacientes na hora de escolher um dentista.

Vale ressaltar que, com o prontuário eletrônico, além de ser mais seguro e rápido, a sua utilização é mais fácil. E por conta dessa usabilidade descomplicada, você perde menos tempo procurando e inserindo informações, e mais tempo no atendimento ao seu paciente. O que todos sabemos que é um diferencial de enorme valia para o paciente.

Outras vantagens essenciais de um prontuário eletrônico são: 

Acompanhamento de tratamentos e evolução do paciente

Por meio do prontuário eletrônico, é possível ver quais tratamentos estão em andamentos, e até mesmo prever e programar próximos atendimentos. Com isso, é possível calcular também a receita que será gerada e qual será a despesa do paciente. 

Redução de custos e economia de espaço

Por ser digital, tudo o que é necessário para utilizar o prontuário eletrônico é um computador, tablet ou celular.Isso acaba eliminando gastos com papéis e impressões e evita a utilização de armários para organizar as fichas dos pacientes. Ou seja, você consegue transformar aquele  espaço que era utilizado para armazenagem dos documentos em outro ambiente. 

Aumento da produtividade

Rápido, digital e de fácil manuseio. Essas são as três principais razões pelas quais o prontuário eletrônico aumenta a produtividade da sua clínica odontológica. Agora, com essa ferramenta, o tempo que era gasto preenchendo planilhas e procurando informações no papel, pode ser melhor utilizado no atendimento a mais pacientes. 

Por fim…

Viu só como um prontuário eletrônico pode fazer a diferença no seu consultório odontológico? Muito melhor que utilizar papel ou planilhas, o prontuário eletrônico é fácil de usar, e muito melhor de visualizar.

E para que você, que chegou até aqui, decida de vez que está no hora de mudar o seu consultório e modernizar o seu negócio temos uma notícia: 7 dias de Dental Office gratuito para você testar o nosso prontuário eletrônico e muitas outras funcionalidades. 

Faça o teste, sem custo nenhum, e tenha acesso a agenda, prontuário eletrônico, painel financeiro, telemonitoramento e muito mais! Acesse já e veja o que o Dental Office pode fazer por você e pelo seu consultório.

Esse conteúdo te ajudou de alguma forma? Então não deixe de compartilhar com a sua equipe e comentar o que achou. 

Agradecemos a sua leitura e até a próxima!