Sistema para Clínica Escola de Odontologia: como escolher?

Realizar os atendimentos na Clínica Escola é um momento muito aguardado pelos alunos de Odontologia. Afinal, é nesse momento que eles podem colocar em prática toda a teoria que foi ensinada durante o curso.

E é fundamental que as universidades estejam preparadas para que essa experiência seja a melhor possível, e que os alunos consigam colocar em prática todo o conhecimento adquirido.

E é por isso que ter um sistema para Clínica Escola de Odontologia é essencial para garantir um ensino alinhado com os costumes do mercado, além de ter agilidade e organização nos atendimentos.

Mas qual sistema escolher para essa etapa tão importante do ensino?

Separamos aqui as principais características que um sistema para Clínica Escola de Odontologia deve ter para proporcionar a melhor experiência para os alunos. 

Se você quer saber mais sobre esse assunto, continue lendo esse post.

A importância da Clínica Escola de Odontologia

sistema para clínica escola de odontologia

Antes de falar sobre as principais funcionalidades que um sistema para Clínica Escola de Odontologia deve ter, precisamos lembrar porque essa fase é tão importante na graduação dos alunos de odonto.

A Clínica Escola nada mais é do que um espaço de aprendizado prático. Lá, os alunos de odontologia, sempre supervisionados pelos professores especialistas em suas áreas de atuação, conseguem realizar os mais diversos procedimentos, os mais comuns e normalmente realizados por dentistas generalistas.

Mas além do conhecimento técnico adquirido, é importante ressaltar que muitas outras frentes também fazem parte desse aprendizado. O atendimento ao paciente, a experiência dele no consultório, a gestão de materiais, a administração de recursos e muito mais.

Essa é uma oportunidade ampla que é oferecida aos alunos de descobrirem na prática como é o dia a dia de uma clínica ou consultório odontológico. Muitos alunos acabam descobrindo a aptidão para uma certa área da odontologia nesse momento, o que os leva a uma especialização logo em seguida.

Portanto, é fundamental proporcionar uma experiência completa e com os melhores equipamentos e tecnologias do mercado, a fim de garantir um aprendizado integral e com ótimas chances do aluno voltar para a sua especialização. 

O que um sistema para Clínica Escola de Odontologia precisa ter?

sistema para clínica escola de odontologia

Agora que nós já vimos o quão importante é a vivência do aluno graduando em odontologia na Clínica Escola de uma instituição, chegou o momento de entender o que um sistema de para essa etapa precisa ter.

Pensando nisso, trouxemos 5 elementos fundamentais que essa facilidade deve ter para trazer mais agilidade, modernidade e tecnologia para dentro das instituições e seus cursos de odontologia.

Sem mais delongas, vamos aos tópicos a seguir.

Segurança de dados

Quando falamos de um sistema para ajudar nos atendimentos clínicos realizados pelos alunos, uma das primeiras coisas que a instituição deve levar em conta é a segurança dos dados.

Afinal, esse tipo de clínica fornece atendimento a muitas pessoas, e as informações pessoais devem ser guardadas de forma segura. 

O ideal é que o sistema para Clínica Escola de Odontologia tenha armazenamento de dados ilimitado, e que todo o acesso ao sistema tenha senha e seja criptografado. Dessa forma, você garante que as pessoas atendidas pelos seus alunos tenham as informações armazenadas com segurança em primeiro lugar. 

O sistema também ajuda a diminuir a circulação de papel, o que reduz os custos, uma vez que tudo pode ser acessado diretamente do computador ou celular.

Agenda online e prontuário eletrônico

Por oferecer tratamentos gratuitos ou por preços muito abaixo do mercado, muitas pessoas procuram as Clínicas Escola para realizar algum procedimento dentário. E esse grande volume de busca pode ser um desafio na hora de agendar pacientes. Ainda mais se essa gestão é toda feita a mão, por agenda de papel.

E é nessas horas que a agenda online de um sistema para Clínica Escola de Odontologia é essencial. Além de facilitar no agendamento do dia a dia, a visualização é mais rápida e simples, evitando assim programar dois atendimentos para a mesma hora.

Mais agilidade e profissionalismo para as consultas e agendamentos realizados. E o mesmo vale para o cadastro de paciente e o prontuário eletrônico. Com essa facilidade, os alunos têm acesso a todas as informações do paciente, planejam tratamentos com o auxílio dos professores e muito mais.

O prontuário fica salvo, assim como todas as outras informações, na nuvem. Segurança, rapidez e muita tecnologia para facilitar o dia a dia dos alunos. 

Evolução do pacientes

Com o prontuário eletrônico e todas as suas facilidades, fica muito mais fácil planejar os tratamentos e acompanhar a evolução dos pacientes. Como em muitas Clínicas Escola, os atendimentos são divididos por especialidades. Com essas informações é mais simples encaminhar o paciente para outro estudante e professor supervisor.

Além disso, é possível que a própria coordenação da Clínica Escola veja a evolução de cada paciente, assim como os procedimentos realizados por cada aluno. 

Dessa forma é mais fácil saber quais pacientes já passaram por quais tratamentos, bem como os professores avaliarem e validarem as informações. O que nos leva ao nosso próximo tópico.

Validação pelos professores

Um bom sistema para Clínica Escola de Odontologia precisa, sem dúvidas, ter um espaço dedicado para a validação dos procedimentos pelos professores. Afinal, como dissemos acima, a Clínica Escola é um espaço de aprendizagem supervisionado.

Um sistema completo deve oferecer essa possibilidade de avaliação e validação dos tratamentos propostos, diagnósticos e procedimentos realizados também.

Afinal, tudo isso vai compor o aprendizado do aluno que já está prestes a sair para o mercado de trabalho. Ou seja, essa acompanhamento se faz ainda mais importante nessa reta final.

Relatórios estatísticos 

E juntamente com a validação dos professores, e todas as outras funcionalidades essenciais de um sistema para Clínica Escola de Odontologia, os relatórios estatísticos também são fundamentais. 

Afinal, é a partir desse relatório que a coordenação e demais corpo docente poderão avaliar o rendimento de cada aluno e cada turma, saber quais foram os procedimentos mais realizados em um determinado período, número de agendamentos e atendimentos e muito mais.

E isso é primordial para ter controle de todos os processos que ocorrem dentro da Clínica Escola. Tudo isso ajuda a entender melhor quais os fatores de melhoria, desde a infraestrutura, até mesmo de ensino.

Conheça o Dental Office Clínica Escola

Se você chegou até aqui, provavelmente está procurando algo que facilite o atendimento da Clínica Escola da sua instituição. Por isso eu te convido a conhecer o Dental Office Clínica Escola.

O Dental Office Clínica Escola foi desenvolvido especialmente para as necessidades do ambiente acadêmico e para facilitar a gestão dos atendimentos odontológicos realizados durante a graduação.

Além de ter todas as funcionalidades descritas nesse post, você e seus alunos também contam com os mais variados conteúdos relevantes relacionados à gestão e marketing de consultórios, administração e muito mais.

Com isso você complementa a formação de seus acadêmicos com conhecimentos técnicos, e ao mesmo tempo, os prepara para os desafios administrativos que uma clínica odontológica requer.

Faça com que os seus alunos saiam na frente no mercado de trabalho. Para saber mais sobre o Dental Office Clínica Escola é só clicar aqui embaixo:

sistema para clínica escola de odontologia

Esperamos que esse conteúdo tenha sido de muita ajuda para você e para a sua instituição. Não deixe de compartilhar com os colegas e amigos de profissão!

Agradecemos a sua leitura e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *