Software odontológico para universidades: as vantagens de um ensino aliado a tecnologia

A tecnologia na odontologia já é uma realidade. Hoje o mercado já oferece diversas ferramentas, desde as voltadas para processos clínicos, como scanners intraorais, até dispositivos para gestão e marketing. E para as faculdades essa facilidade também chegou. Hoje em dia, algumas instituições já utilizam um software odontológico para universidades.

Com esse tipo de sistema, o aluno da graduação consegue ter a noção do dia a dia de uma clínica odontológica: fluxo de pacientes, atendimentos, procedimentos a realizar e realizados e muito mais.

Afinal, são inúmeras as vantagens que um sistema odontológico para aulas na clínica escola da faculdade de odontologia podem trazer. Pensando nisso, resolvemos enumerar alguns desses benefícios. 

Vamos lá?

Concentração de informações em um única plataforma

software-odontologico-para-universidades

Uma das principais vantagens de um software odontológico para universidades é a concentração de informações em uma única plataforma. Afinal, as universidades de odontologia costumam ser bem concorridas e possuem muitos alunos matriculados, o que gera um grande número de dados.

Agora imagina ter que separar todas as informações sobre cada atendimento de cada aluno no papel? Além de ser um trabalho extremamente moroso e complicado, até mesmo o mais organizado dos professores pode acabar perdendo alguma ou outra informação nesse processo.

Com um software especializado, com espaço para cadastro de informações dos alunos e dos pacientes, essa possibilidade é praticamente zerada. Tudo isso sem falar na economia de espaço físico. Uma vez que todas as informações passam a ser informatizadas, basta dar adeus a armários e fichários de papel.

Economiza espaço, que pode se tornar mais uma estação de atendimento, dinheiro, para investir em outras tecnologias, e ainda é sustentável por não utilizar papel. Cheio de vantagens, né?

Preparação dos alunos para o mercado de trabalho

software-odontologico-para-universidades

Se engana quem pensa que a área da saúde não tem se modernizado. Assim como em qualquer outra área de atuação, médicos e dentistas precisam acompanhar as mudanças do mercado e se adaptar à boa e nova tecnologia.

E na odontologia não é diferente. Assim como pontuamos logo no início desse artigo, esse mercado tem se atualizado e trazido novidades aos seus profissionais constantemente. E os sistemas para consultórios e clínicas odontológicas fazem parte dessa atualização.

Apesar de já serem conhecidos no mercado, hoje em dia há softwares que conseguem integrar a clínica como um todo. E isso vai desde a agenda, atendimentos e fluxo clínico, até a parte administrativa e de pagamentos.

Saber quais são os softwares utilizados e ter uma vivência com esse tipo de ferramenta pode ser essencial para exercer a profissão com mais confiança.

Mesmo que o estágio possa proporcionar essa vivência, as universidades precisam preparar o aluno até mesmo para essas oportunidades na carreira.

E é por isso que os alunos da graduação em odontologia precisam ter contato com essas tecnologias: para chegarem preparados para o mercado de trabalho. E isso independe se o aluno for trabalhar em clínica de terceiros ou abrir o seu próprio negócio. 

Vivência nos processos de um consultório

software-odontologico-para-universidades

Esse, com certeza, é o principal desafio de um profissional recém formado. Apesar de algumas universidades já apostaram na graduação em odontologia com o ensino básico de administração, há ainda um déficit muito grande no ensino de gestão nas faculdades de odontologia.

No entanto, a vivência do aluno na Clínica Escola da instituição pode ser uma das formas de ensinar na prática questões relacionadas à administração e demais processos de clínicas e consultórios odontológicos.

Nesse sentido, investir em um software odontológico para universidades é essencial. Isso porque ter esse tipo de ferramenta facilita a gestão de um negócio, o que os alunos poderão ver na prática.

Com esses sistemas é possível extrair relatórios estatísticos, visualizar o ciclo de atendimento clínico por completo, com cadastro de paciente, agendamento, prontuário, odontograma e evolução. Sem contar com a validação dos professores, o que torna o ensino ainda mais rico e ágil, sendo sempre supervisionado.

Isso traz mais segurança para o aluno, e o prepara melhor para os desafios diários do mercado de trabalho.

Por fim, qual software odontológico escolher para minha universidade?

Se você é coordenador ou então professor de um curso de odontologia, eu te convido a utilizar o módulo Clínica Escola desenvolvido pelo Dental Office especialmente para as universidades de odontologia.

Ele é equipado com tudo que o ambiente acadêmico necessita para prover um ensino e atendimento à comunidade de qualidade. Além disso, com o módulo Clínica Escola os alunos também têm acesso a conteúdos relacionados à gestão e marketing. 

Tudo isso  para complementar a formação dos graduandos com conhecimento relativo à administração e muito mais!

Para saber mais e ver as instituições que já conhecem e recomendam o Clínica Escola é só clicar aqui! Garanta um ensino completo e com o melhor da tecnologia que há no mercado!

Gostou desse conteúdo? Não deixe de compartilhar com os colegas e comentar o que achou. 

Agradecemos a leitura e te aguardamos nos próximos posts!