A Clínica Escola e sua importância na formação de novos dentistas

A formação acadêmica é o primeiro passo de muitas pessoas na busca por sucesso profissional. Para os alunos de odontologia, além da teoria nas aulas, as faculdades oferecem o chamado Clínica Escola, essencial para a formação de novos dentistas.

Nessa clínica, que nada mais é que um centro que fornece atendimentos a comunidade, gratuitamente ou com valores abaixo do mercado, os alunos conseguem desenvolver suas habilidades, além de contribuir socialmente.

Nesse artigo, discutiremos outras vantagens e a importância da Clínica Escola na formação de novos dentistas.

Experiência na área

Sem dúvida, uma das principais contribuições da Clínica Escola para novos dentistas é a experiência na área. Afinal, esse muitas vezes é o primeiro contato que o aluno tem com o dia a dia de um consultório odontológico. 

Essa experiência é fundamental para o desenvolvimento por completo do profissional, tanto nas habilidades clínicas quanto nas competências interpessoais colocadas à prova durante todo atendimento.

Além disso, essa vivência proporciona uma visão de mercado muito importante, e pode influenciar até mesmo na escolha da área de atuação. O que nos leva ao nosso próximo tópico.

Escolha da área de atuação

clínica escola na formação de dentistas

Assim como outras áreas da saúde, o dentista também pode e deve escolher uma especialidade. Mas essa pode ser uma missão um tanto quanto complicada quando não há nenhuma experiência.

E também nesse sentido, a Clínica Escola pode ajudar. Isso porque os alunos passam por diversos tipos de atendimento, procedimento e pacientes. Durante todo esse processo, o aluno pode decidir então pela odontopediatria ou por uma especialização em ortodontia, por exemplo.

Afinal, além de definir sua área de atuação, o aluno compreende o perfil profissional que pretende desenvolver no mercado de trabalho. O que é muito importante para não chegar aos consultórios e clínicas despreparado ou sem rumo.

Junção da teoria à prática

clínica escola na formação de dentistas

Todos sabemos que a teoria é fundamental para qualquer profissional. Ter uma base sólida de conhecimento é essencial para desenvolver a prática com excelência, e com menores riscos de algo sair fora do esperado.

No entanto, somente a teoria não é suficiente para que o aluno se desenvolva e esteja preparado para os desafios do mercado de trabalho. Por esse motivo, juntar a teoria à prática, algo realizado na Clínica Escola, é primordial na formação de novos dentistas.

E a Clínica Escola surge justamente para complementar essa formação. Durante esses atendimentos, os alunos têm a oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento teórico adquirido durante o curso.

E tudo isso ajuda na formação, escolha de área de atuação e na experiência do aluno, o que faz toda diferença no mercado de trabalho.

Vivência no atendimento ao público

clínica escola na formação de dentistas

Tão importante quanto a qualificação profissional, o lado interpessoal precisa ser lapidado diariamente quando falamos de atendimento ao público. E de fato, a experiência do paciente é um dos diferenciais na hora de um paciente escolher o dentista que procederá com o seu tratamento.

Essa é uma das principais razões do porquê a vivência com o atendimento ao paciente é essencial para profissionais da saúde. Isso porque aprender a lidar com os mais diversos  pacientes é muito importante para desenvolver competências comportamentais, como empatia e profissionalismo.

Nesse sentido, a Clínica Escola proporciona esse primeiro contato com paciente. Isso é muito valioso para a formação profissional e comportamental do aluno.

Por fim…

Vimos aqui como a Clínica Escola é fundamental na formação de novos dentistas. E foi pensando nessa importância que o Dental Office iniciou o projeto Clínica Escola, voltado para as necessidades dos estudantes em relação à gestão tecnológica no curso de odontologia.

Afinal, tão importante como realizar um atendimento de excelência aos pacientes, é saber gerenciar um consultório. O módulo Gestão Clínica Escola permite o controle completo do ciclo de atendimento clínico nas aulas práticas do curso. 

Esse módulo possui área cadastro de paciente, agendamento, prontuário, odontograma, evolução, validação pelos professores e exportação de relatórios estatísticos.

Além disso, com esse módulo os alunos têm acesso a conteúdos relevantes relacionados à gestão e marketing de consultórios. Dessa forma, o ensino é complementado  com conhecimentos relativos à administração!

Saiba mais e veja como a tecnologia pode ajudar na formação de novos profissionais para o mercado de trabalho.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de compartilhar com a sua equipe!

Agradecemos a leitura e até a próxima!