Pix em clínicas: Veja 4 vantagens de utilizá-lo no seu consultório odontológico

Lançado há um pouco mais de um ano, o Pix tem sido muito utilizado Brasil afora. Segundo dados do Banco Central, o pagamento instantâneo já foi utilizado por 104,4 milhões de pessoas e 7,9 milhões de empresas, totalizando 348 milhões de chaves pix. 

Em termos mais simples, cerca de 64% dos brasileiros com conta em banco já utilizaram o pix. Para empresas, a porcentagem é de 54%. E claro, nesse meio também estão incluídas as empresas de saúde. Mas como utilizar o pix em clínicas?

Apesar de ser uma forma de pagamento amplamente utilizada, como vimos acima, algumas dúvidas ainda podem surgir. Afinal, como funciona o pix? O que preciso fazer para cadastrar uma chave? Quais as vantagens de utilizar o pix em clínicas odontológicas?

Se você tem essa ou outras dúvidas a respeito desse assunto, fique com a gente. Preparamos esse conteúdo exclusivo para responder todas essas perguntas.

Vamos falar sobre:

  • O que é o Pix?
  • Como funciona o Pix?
  • Como utilizar o Pix em clínicas e consultórios?
  • Quais as vantagens de utilizar o pix em clínicas?
  • Pix em clínicas: pagamentos integrados a softwares de gestão

Então, continue lendo esse post.

O que é o Pix?

pix em clínicas

Bom, o pix nada mais é do que o pagamento instantâneo brasileiro. Foi lançado em 16 de novembro de 2020, e tem sido utilizado desde então para transferências bancárias, pagamentos, e afins.

Sua principal vantagem é a transferência imediata de recursos para terceiros ou outras contas de mesma titularidade. Mas além disso, segundo o próprio Banco Central o pix também tem o potencial de:

  • alavancar a competitividade e a eficiência do mercado;
  • baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes;
  • incentivar a eletronização do mercado de pagamentos de varejo;
  • promover a inclusão financeira; e
  • preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população.

Além disso, o pix é rápido, tem disponibilidade de 24 horas por dia e 7 dias por semana, seguro, de fácil utilização e cadastro, e não possui taxas para pessoas físicas, tenho um custo baixo em demais situações.

Como funciona o Pix?

Para utilizar o pix não é necessário baixar nenhum aplicativo específico. O método de pagamento está disponível nos principais aplicativos de bancos, pela internet banking da sua instituição financeira ou fintech.

Leia mais: Planejamento de 2022 para dentistas

Se a sua instituição financeira não oferece essa modalidade de pagamento, para utilizá-la você terá de criar uma conta em alguma instituição que ofereça. Para conferir a lista de bancos que oferecem o pix como meio de pagamento, acesse este link.

Para facilitar as transações, você pode cadastrar uma chave pix. Esta chave pode ser o CPF ou CNPJ, número do celular, e-mail ou uma chave aleatória que pode ser compartilhada para realização de transferências de forma rápida e segura.

O pix também possibilita o pagamento instantâneo através de um QR Code gerado especificamente para aquela transação. Essa opção é muito utilizada por estabelecimentos comerciais, assim como realizar pagamentos com a opção de copia e cola diretamente no aplicativo do banco ou internet banking.

Como utilizar o Pix em clínicas e consultórios?

pix em clínicas

Para utilizar o pix em clínicas e consultórios, basta realizar os passos descritos no tópico anterior e cadastrar as chaves pix. Para empresas, é possível cadastrar até 20 chaves. Já pessoas físicas podem cadastrar até 5.

O pix pode ser utilizado para pagamentos presenciais, por meio do QR Code, mas principalmente para pagamentos à distância. O paciente poderá receber o código do pix fazer o pagamento do tratamento ou procedimento mesmo não estando presente na sua clínica.

Outra possibilidade é utilizar o pix para realizar pagamentos de contas ou então pagar fornecedores na sua clínica. Claro, desde que a empresa responsável aceite esse tipo de pagamento.

Dessa forma, é possível controlar o caixa com mais assertividade, uma vez que o dinheiro é transferido na hora.

Quais as vantagens de utilizar o pix em clínicas?

Agora que já vimos o que é, como funciona e como utilizar o pix, vamos entender quais as principais vantagens de do pix em clínicas odontológicas. Entre as quatro principais estão o recebimento na hora, flexibilidade no pagamento, controle do fluxo de caixa e gratuidade para os pacientes.

Vamos a cada um desses pontos a seguir.

Recebimento na hora

Uma das principais vantagens de utilizar o pix em clínicas e em demais tipos de negócio é o recebimento na hora do valor. Isso ajuda na hora de acompanhar os recebimentos na clínica, de forma que contribui para uma gestão financeira mais assertiva. 

Além disso, a disponibilidade 24 horas por dia e 7 dias por semana também é um fator importante e deve ser levado em consideração na hora de optar pelo pix.

Flexibilidade no pagamento

Assim como o link de pagamento, uma opção muito utilizada por empresas e negócios, o pix confere uma grande flexibilidade no pagamento, justamente pela possibilidade do pagamento à distância. 

Dessa forma, não é mais necessário que o paciente se desloque até à clínica para pagar por um procedimento, tratamento ou consulta. O que é especialmente conveniente nos casos de telemonitoramento.

Fluxo de caixa mais controlado

Essa vantagem está muito ligada com o recebimento instantâneo. Com a movimentação bancária em tempo real, fazer o controle de entradas e saídas fica muito mais fácil e evita problemas. 

Ainda assim, é importante ressaltar que mesmo o pix sendo um aliado nesse controle, uma boa gestão, principalmente combinada a um sistema, fazem toda a diferença.

Leia mais em: Fluxo de caixa em clínicas odontológicas: como não perder o controle?

Gratuidade para os pacientes

Como falamos anteriormente, o pix é totalmente gratuito para pessoas físicas e tem taxas baixas para pessoas jurídicas, o que é uma grande vantagem se comparado a taxas de outros meios de pagamento.

Pix em clínicas: pagamentos integrados a softwares de gestão

Todos concordamos que pagamento via pix em clínicas pode ser um grande aliado na organização financeira, além de trazer muita agilidade nos pagamentos. 

Mas existe uma forma de deixar esse processo ainda mais ágil e fácil de acompanhar: softwares de gestão com pagamento via pix integrado ao sistema. Pode até parecer complicado, mas não é.

Com o pix integrado ao sistema, a baixa de pagamentos acontece automaticamente, sem a necessidade de inserção manual de recibos ou outros documentos que atestem a transação. Tudo fica registrado no sistema, o que te garante mais segurança no dia a dia. 

E essa novidade você só encontra no Dental Office! Aumente a produtividade do seu negócio, tenha mais segurança nas transações e tenha mais liberdade financeira, recebendo na hora e acompanhando diretamente do software.

Quer saber mais sobre essa novidade Dental Office? É só assistir o vídeo aqui embaixo:

Enfim,

Encerramos mais um conteúdo aqui no Blog Dental Office. Vimos aqui 4 vantagens de utilizar o pix em clínicas, além de entender melhor o que é, e como esse meio de pagamento funciona.

Se você quer saber mais sobre gestão financeira para clínicas odontológicas, não deixe de acessar nosso material exclusivo e gratuito sobre esse assunto, é só preencher aqui embaixo:

Esperamos que esse conteúdo tenha sido de grande ajuda para você e para a sua clínica. Não deixe de comentar o que achou aqui embaixo, e nos dizer se você já usa o pix na sua clínica.

Compartilhe com os colegas e amigos de profissão, com a sua equipe, e não deixe de nos seguir nas nossas redes sociais!

Agradecemos a sua leitura e até a próxima! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Preencha o formulário abaixo.

    Enviando...