Julho Laranja: campanha aborda a importância de cuidados ortodônticos precoces

Você já ouviu falar em Julho Laranja? A campanha acontece desde 2019, e tem por objetivo alertar sobre a importância dos cuidados ortodônticos precoces, ainda na infância.

Nesse post, vamos abordar o que é a campanha, os seus idealizadores e como você, dentista, pode aderir a ela no seu consultório ou clínica odontológica.

Continue lendo e saiba mais.

O que é o Julho Laranja?

julho-laranja

O Julho Laranja é uma campanha de conscientização, voltada para cirurgiões-dentistas e a população em geral, sobre a importância dos cuidados precoces em relação a má-oclusão em crianças.

Segundo os idealizadores da campanha, a primeira consulta ao Ortodontista deve ser realizada logo aos seis anos de idade. Isso, pois é a época em que os primeiros dentes permanentes começam a aparecer.

E é justamente nessa fase que o dentista especialista em ortodontia pode interceptar e prevenir as más-oclusões com tratamentos mais simples, evitando assim procedimentos mais complexos naquele paciente no futuro.

Toda essa conjectura ajuda na antecipação da estética, correção funcional da arcada dentária, e maior estabilidade da correção quando interceptada logo no início de sua formação.

Quem idealizou o Julho Laranja?

A campanha foi idealizada pela Dra. Cibele Albergaria, Ortodontista e Odontopediatra de Brasília-DF,  sob a luz de publicações alertando a necessidade de conscientização da prevenção da Profa. Dra. Daniela Garib, Professora Associada de Ortodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru e do Centrinho, da Universidade de São Paulo (USP).

A campanha foi iniciada em julho de 2019 e tem ganhado cada vez mais força ao longo dos anos. A iniciativa, sob o lema “Cuidados precoces, sorrisos para toda a vida”, também conta com um mascote. Um pássaro laranja chamado Julito, feito pela artista plástica Clarissa Nunes do Rio Grande do Sul.

Mais informações a respeito da campanha e das ações realizadas pelo grupo podem ser adquiridas através da página oficial no Instagram (clique aqui).

Qual é a importância da iniciativa?

julho-laranja

Em 2010, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Ortodontia em 18 estados brasileiros e o Distrito Federal constatou que 8 em cada 10 crianças precisam utilizar aparelho ortodôntico

A pesquisa foi conduzida com crianças entre seis e dez anos de idade. Dessas 14,83% tinham oclusão normal em crianças. Já 85,17% apresentavam um tipo de alteração oclusal, o que aponta a necessidade do tratamento ortodôntico precoce e preventivo.

Ainda segundo os idealizadores da campanha, a iniciativa também tem outros benefícios como, “aumento da autoestima, incremento da qualidade de vida, melhora do status psicossocial, e ganhos funcionais em atividades vitais como a boa qualidade da respiração e do sono”.

Julho Laranja na clínica ou consultório odontológico

Agora que já sabemos a importância e um pouco mais sobre a história do Julho Laranja, podemos falar sobre como realizar ações e aderir à campanha na clínica ou consultório odontológico.

Vejamos a seguir algumas ideias de como conscientizar os seus pacientes sobre a necessidade de cuidados ortodônticos precoces.

Na decoração do seu consultório

O laranja é a cor da campanha. Portanto, existem diversas maneiras de incluí-la na decoração do seu espaço. Invista em fitas, laços, e outros detalhes que podem chamar a atenção do paciente e/ou acompanhante durante a consulta.

Essa ação é muito empregada no Outubro Rosa e pode ser replicada para o Julho Laranja.

Faça flyers e folders informativos

Outra ação que pode ser interessante é fazer flyers e folders informativos sobre a campanha. Além da página oficial no Instagram, os Conselhos Regionais de Odontologia também podem ser fonte de informação a respeito da campanha.

Pesquise e não deixe de compartilhar esse conhecimento com os seus pacientes no consultório, e nas suas redes sociais.

Na sua equipe

Já pensou em mudar os uniformes da sua equipe para a cor laranja durante o mês de julho? Ou então acrescentar algum acessório ao uniforme da secretária, recepcionista, técnicos e dentistas que trabalham com você?

Essa ação também tem função conscientizadora, e pode render bons frutos.

Nas redes sociais

Assim como mencionado acima, as redes sociais são uma poderosa ferramenta e podem te ajudar na divulgação da campanha e na sua importância.

Isso pois ações por esses meios costumam chegar a mais pessoas. Não descarte essa possiblidade!

No atendimento odontológico

Por sim, mas não menos importante, utilize o tempo de atendimento para alertar sobre a importância da campanha. Mesmo não sendo odontopediatra ou ortodontista, realizar esse papel de conscientização é importante e pode ajudar um paciente que esteja precisando desse atendimento.

Assim, vale ressaltar que caso essa não seja sua área de atuação, você pode indicar o paciente a outro especialista. O importante e a palavra de ordem deve ser: conscientização!

Julho Laranja: Cuidados precoces, sorrisos para toda a vida

Vimos aqui a importância do Julho Laranja, e como você, dentista, pode fazer parte desse movimento. Dessa forma você ajuda a propagar a importância dos cuidados ortodônticos precoces.

E para isso, ter um atendimento humanizado é essencial, trazendo os pais e responsáveis, além da criança, para um trabalho constante e duradouro. Se você quiser saber mais sobre atendimento humanizado na odontologia, acesse nosso e-book gratuito sobre o assunto clicando aqui embaixo:

A campanha do Julho Laranja tem por finalidade conscientizar sobre a importância de cuidados ortodônticos precoces. Leia mais clicando nesse post!

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender mais sobre a campanha. 

Não deixe de compartilhar com os seus colegas e de comentar o que achou.

Agradecemos a leitura e até a próxima!