Dr. Weder Carneiro explica como tornar seu consultório mais rentável

Com Weder Carneiro e Amanda Martins

O Odonto Summit foi um evento online para ajudar dentistas na gestão de suas clínicas e consultórios, com o objetivo de ajudar esses profissionais a terem resultados melhores em suas profissões.

Uma das dúvidas mais frequentes entre os debates odontológicos se desenvolve em torno de estratégias práticas para tornar o consultório mais rentável.

Com as contribuições do Dr. Weder Carneiro, Diretor na Odonto Branding, a pergunta “como tornar meu consultório mais rentável?” ganhou algumas possíveis respostas.

A conversa foi conduzida por Amanda Martins, Coordenadora de Customer Success na RH Software. Confira os principais insights da palestra focados em assuntos como:

O teto de produtividade de um dentista
A importância do marketing no aumento de lucratividade
Planejamento do tratamento para aumentar o lucro
O que fazer quando o teto de produtividade for atingido?

O teto de produtividade de um dentista

O teto de produtividade de um dentista

O Dr. Weder começa a sua fala comentando sobre o que fazer para potencializar os ganhos de um profissional.

O especialista comenta sobre o limite que todo ser humano possui quando o assunto é produtividade, ou seja, há um número de atendimentos máximo em um único dia que o profissional é capaz de executar.

Ele chama esse limite de “teto de produtividade”, sendo que essa métrica irá impactar diretamente a rentabilidade de um consultório. 

“Quantos atendimentos eu posso, consigo ou quero fazer por dia?”, indaga o Dr. Weder, ao explicar a importância do ato do dentista em traçar metas.

Em adição, o palestrante explica o que ele define como Economia de Escala, que é quando o dentista atende dentro do limite que foi definido em uma meta pré-estabelecida por ele próprio.

É importante que o profissional atue dentro dessa área de Economia de Escala para não se sobrecarregar e comprometer a qualidade do atendimento. 

Quando o limite não é respeitado, equívocos, erros e descontentamento dos pacientes começam a fazer parte da rotina do consultório.

Estas metas precisam refletir na organização dos agendamentos da clínica. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira os artigos:

A importância do marketing no aumento de lucratividade

O Dr. Weder continua a sua explicação ao destacar o marketing como o responsável para ajudar o dentista a atingir a sua meta de atendimentos.

Ele exemplifica afirmando que se um dentista tem a capacidade de atender 10 pacientes por dia, mas a média diária de atendimentos é 4, são as campanhas de marketing que o ajudaram a preencher as outras 6 vagas.

Aumentar a margem de lucro por meio do aumento de pacientes atendidos dentro do teto de produtividade é sinal de uma clínica financeiramente saudável.

O especialista ressalta a importância de usar as redes sociais e outros canais digitais para que a clínica transcenda os seus limites físicos e chegue até as casas de potenciais pacientes.

Descubra também como tirar o melhor proveito de uma das redes sociais que mais tem engajamento com os usuários: 

Transforme seus seguidores em pacientes

Planejamento do tratamento para aumentar o lucro

Além disso, além de captar novos pacientes, o Dr. Weder reafirma a importância das técnicas de venda de produtos e tratamentos diferentes para os pacientes já fidelizados como forma de aumento nas margens de lucro.

Para isso, o dentista aponta que deve haver um momento adequado para oferecer esses tratamentos adicionais.

Por exemplo, logo depois de terminar um procedimento não é um bom momento para isso, uma vez que o paciente acabou de se submeter a um procedimento e já obteve o resultado desejado.

É preciso fazer o planejamento antes, em uma técnica que o dentista chama de Planejamento Incremental.

Ele ressalta a importância da experiência do dentista em executar um planejamento, pois ele melhora a sua prática em geral com o passar do tempo.

Assim, antes de finalizar o tratamento do paciente, o Dr. Weder convida o dentista a examinar o planejamento elaborado lá no início e identificar as práticas que poderiam ser melhoradas para executar planejamentos mais completos no futuro.

Planejamentos completos geram receitas e encontram pacientes dispostos a pagar por eles. Sendo assim, essa técnica costuma tornar sua clínica odontológica mais rentável.

O que fazer quando o teto de produtividade for atingido?

Quando seu limite diário de atendimentos for atingido, o especialista afirma que o dentista deve aumentar os preços dos procedimentos da clínica em 10%.

Certamente, alguns pacientes irão desistir do atendimento por conta do preço. O dentista precisa “testar o mercado” e identificar os pacientes que reconhecem o valor do seu trabalho e não apenas o preço. Essa filtragem é necessária.

Esses desistentes abrem espaço na agenda e permitem a entrada de pacientes dispostos a pagar o preço justo pelo atendimento.

O número de pacientes pode até recuar um pouco, mas a margem de lucro não é afetada e inclusive pode aumentar. Isso deve ser feito toda vez que o teto de produtividade é alcançado.

O Dr. Weder conseguiu expor de maneira clara métodos de aumentar lucro no consultório odontológico. Quer ir mais longe e descobrir como alcançar a alta performance da sua clínica? Então confira o eBook:

Como a tecnologia mudou o relacionamento entre dentista e paciente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *