Como lidar no atendimento odontológico a pacientes idosos?

É estatístico que o brasileiro está vivendo cada vez mais. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a expectativa de vida do brasileiro subiu para 77 anos em 2022. Com isso, o número de idosos no Brasil aumentou e o mercado da odontogeriatria tem se mostrado cada vez mais promissor. Mas a sua clínica está preparada para o atendimento odontológico a pacientes idosos?

É muito importante que tanto o seu consultório, quanto a sua equipe esteja organizada para receber esse paciente, tornando o atendimento eficaz e personalizado.

Nesse post, traremos dicas de como lidar com o atendimento odontológico a pacientes idosos, sempre prezando pela qualidade da consulta e por um acompanhamento eficiente.

Então se você quer saber desse assunto, continue lendo este post.

Acessibilidade

atendimento odontológico a pacientes idosos

A acessibilidade é questão importantíssima para ser avaliada em seu consultório, especialmente quando estamos falando de pacientes idosos. 

Afinal, sabemos que por muitas vezes, esses pacientes podem ter a mobilidade reduzida, o que precisa ser levado em consideração na hora de preparar o seu consultório para recebê-los.

Caso, sua infraestrutura não esteja adaptável, provavelmente esse paciente não terá a sensação de comodidade e inclusão na sua clínica, o que pode afetar todo o seu atendimento.

Apesar de serem um público sensível, os idosos são críticos e reparam em todas as qualidades e defeitos da clínica, por isso deixar uma ótima primeira impressão ajudará no retorno desse paciente.

E a acessibilidade é um fator essencial para que essa fidelização ocorra, pois sabemos que os pacientes só retornam em ambientes que se sintam confortáveis. Portanto, tenha uma clínica acessível. 

Leia mais em: Seu consultório odontológico está acessível para todos?

Tenha sensibilidade no atendimento

atendimento odontológico a pacientes idosos

Um atendimento carinhoso que faz o paciente se sentir em casa e bem tratado é a melhor forma de retê-lo. Claro, que essa qualidade influencia mais ainda o comportamento do paciente idoso, porque a terceira idade traz consigo muitas fraquezas, como doenças no corpo, mente e muitas outras fragilidades.

Pacientes na terceira idade necessitam de mais atenção, empatia, paciência e sensibilidade no momento do atendimento odontológico a pacientes idosos. 

Responda as perguntas e questionamentos feitos de forma clara, objetiva e concisa, tire dúvidas e esteja à disposição durante todo o atendimento. 

Tenha certeza de que o paciente está confortável, pergunte sempre que fizer algum procedimento. Pensando dessa maneira sua clínica conseguirá reter esses pacientes por muito mais tempo.

Seja claro

Como já mencionamos, pacientes idosos têm um pouco mais dificuldade de comunicação, muito por conta de nessa idade ocorrer uma baixa da compreensão auditiva.

Por isso, é necessário realizar uma fala clara, objetiva e atenciosa, como falamos no tópico anterior. Esteja disposto a repetir a fala de formas diferentes até a total compreensão do paciente.

É importante que ele compreenda o que será feito, qual será o tratamento e quais as etapas deste. E isso é válido não apenas para os pacientes idosos, mas de todas as faixas etárias.

Além de criar laços de empatia, isso o ajudará a ganhar a confiança do paciente.

Supere as expectativas

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Muitos pacientes idosos se queixam de mau atendimento em diversos tipos de serviços, e especialmente, em clínicas e consultórios médicos e odontológicos, sobretudo no serviço público.

Segundo um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde, 1 em cada 2 idosos já se sentiu discriminado pela sua idade. Por isso, é importante sempre notar como está o atendimento atendimento odontológico a pacientes idosos na sua clínica.

Muitas vezes, algumas ações podem passar despercebidas, mas é importante que você, como gestor e líder na sua clínica, saiba conduzir e treinar a sua equipe para um atendimento digno e sempre respeitoso.

Receba-o atenciosamente na portaria, peça que alguém o conduza até a sala de atendimento. Caso ele fique na fila de espera, entretenha-o.

No final das contas, esse atendimento, que pode ser considerado o mínimo a ser feito por qualquer profissional, pode fazer total diferença e superar as expectativas do seu paciente.

Não tenha pressa

O TMA (Tempo Médio de Atendimento) desses pacientes costumam ser os mais altos. Pela comunicação ser mais frágil, os pacientes necessitam de mais tempo de compreensão e de muitos cuidados

Nesse sentido, tenha atenção pela qualidade e não fique apressando o atendimento, pois muita vezes a pressa transparece e acaba deixando o paciente irritado, e até mesmo desmotivado a voltar na sua clínica.

Lembre-se que esse paciente precisa de mais cuidados, e por isso, tire um tempo maior na sua agenda quando tiver esse tipo de atendimento para fazer. Evite agendar pacientes muito próximos uns dos outros.

Dessa forma, você evitará demonstrar que está apressado, mesmo que de forma involuntária.

O seu tempo pode ser otimizado com um software de gestão odontológica, assim sua clínica tem mais tempo para cuidar do que realmente interessa, o seu paciente.

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Enfim

Nesse artigo você ficou por dentro de como é importante deixar uma boa primeira impressão para pacientes idosos, e aprimorar o atendimento a esse público tão importante e muitas vezes negligenciado. 

Entendeu também, a relevância da sensibilidade e clareza na comunicação com os pacientes da terceira idade, e como preparar o seu consultório para recebê-los.

Com o aumento gradativo dos idosos no Brasil, o seu consultório odontológico tem que ficar adaptável e inclusivo, tendo sempre como missão superar as expectativas desses pacientes.

Lembrando que esse paciente demandará muito mais tempo de atendimento, por este motivo a empatia e a paciência tem que estar entrelaçada no atendimento.

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Agradecemos a sua leitura e até a próxima!

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