Como gerar mais receita em sua clínica odontológica?

Já teve a impressão de ter dobrado o ritmo de trabalho mas que tamanho esforço não tenha refletido no aumento de receita? A sensação de incômodo e frustração é intensa (ou mesmo desanimadora), mas é possível reverter esse quadro.

Quando não se tem controle dos custos operacionais, preços de venda, descontos e parcelamentos, o resultado é como descrevemos acima: trabalho dobrado, mas sem aumento real no lucro da clínica. 

Então, com uma gestão financeira eficiente e a adoção de algumas estratégias para atrair público novo e fidelizar pacientes é a melhor forma de fazer com que a receita cresça realmente.

Preparamos esse artigo para ajudar você, dentista, a obter cada vez mais lucro no consultório. Afinal, crescimento financeiro significa realização pessoal e mais investimentos para melhor receber o seu público.

Atrair novos pacientes com o uso de marketing
Planejamento odontológico: uma estratégia para aumentar receita
Fidelização e indicação de pacientes
Ofereça métodos diferenciados para pagamento

Atrair novos pacientes com o uso de marketing

Independente da natureza do negócio, atrair e conquistar novas pessoas é uma tarefa recorrente. 

A lógica é simples: quanto mais pacientes, mais agendamentos e, a partir disso, mais receita. Para isso, investir em marketing de conteúdo odontológico para atrair novos públicos é um investimento necessário.

Primeiramente, para fazer com que um novo cliente atravesse a porta de entrada, é preciso que ele conheça a sua clínica. Uma estratégia que traz resultados é a produção de conteúdo relevante em redes sociais.

Mas, como ter a abordagem correta para as redes sociais da sua clínica para atrair o público e garantir mais agendamentos? Considere as seguintes estratégias:

  • Divulgue os procedimentos da clínica nas redes sociais, como o Instagram e o Facebook, através de postagens para despertar a curiosidade da pessoa interessada;
  • Nesse mesmo sentido, divulgue novos procedimentos da clínica para atrair o público que já conhece seus serviços a experimentarem algo novo;
  • Mantenha a frequência das suas postagens. O ideal é que você poste ao menos duas vezes por semana no feed, e diariamente nos Stories. 
  • Interaja com clientes via Whatsapp, através de imagens e vídeos, pois, por ser uma rede de amplo acesso e uso personalizado, as chances de engajamento são altas;

Ao adotar essas estratégias, simples e que podem ser facilmente colocadas em prática, seu público irá aumentar e, com ele, seus lucros e receita.

Quer saber mais sobre como tirar proveito das redes sociais? Então confira o eBook:

Planejamento odontológico: uma estratégia para aumentar receita

Se alguém perguntar como você escolheu o preço para cada procedimento que realiza na sua clínica, a resposta estará na ponta da língua? 

Saber como precificar seus tratamentos e saber explicar a razão de cada procedimento ter determinado valor é imprescindível para o alcance de bons resultados financeiros.

Realizar um bom planejamento odontológico é a peça central da gestão financeira do consultório odontológico, especialmente para tratamentos mais longos, os quais precisam ser precificados individualmente.

Por exemplo, caso um paciente precise extrair um dente e colocar um implante, isso significa que o orçamento desse procedimento precisa trazer valores individuais para a cirurgia de extração, para o implante em si e para a instalação do implante. 

Dessa forma, o dentista poderá realizar esse procedimento e perceber que obteve lucro no final do tratamento e um cliente satisfeito. Para que a receita aumente, o dentista deve saber o custo: 

  • de todos os materiais usados em um procedimento; 
  • de cada procedimento oferecido;
  • de cada hora trabalhada;
  • das taxas e impostos cobrados;
  • do lucro desejado.

Colocando tudo isso na ponta da caneta, o dentista terá resultados financeiros bem mais satisfatórios, especialmente em contratos mais longos, pois são esses que contribuem generosamente para a receita.

Fidelização e indicação de pacientes

Fidelização e indicação de pacientes

Outra maneira de aumentar a receita é vendendo mais  para os pacientes que já fizeram procedimentos na clínica. Isso pode ocorrer de três formas:

  • Retorno para procedimentos diferentes: por isso é importante que a clínica invista em inovação para manter os pacientes interessados;
  • Venda de procedimentos mais sofisticados e com longa duração: o paciente que engaja em um procedimento mais complexo e que exija várias consultas pode resultar em aumento considerável na receita; 
  • Indicação boca a boca: os clientes satisfeitos irão falar bem da sua clínica e irão trazer um público diferente para a clínica. 

Para que o dentista converta essas estratégias em aumento de receita, é preciso estar atento à precificação correta dos procedimentos.  

Estar sempre atualizado e trazer novidades para manter seu público interessado deve ser outra prática constante no consultório.

Ofereça métodos diferenciados para pagamento

Oferecer métodos diferenciados para os clientes é outra forma de agradá-lo. Mas, considere que você também precisa sair satisfeito da negociação, pois, algumas taxas são cobradas conforme o meio de pagamento, como cartão e boleto bancário. 

Vale destacar que aceitar apenas recebimentos em dinheiro não é a solução. Para garantir que seu lucro não seja impactado negativamente, adote algumas práticas:

  • Acrescente a taxa cobrada em pagamentos com cartão no orçamento do cliente;
  • Tenha o hábito de cobrar entradas para evitar problemas com inadimplência em pagamentos via boleto bancário;
  • Ofereça descontos para incentivar pagamentos à vista;
  • Defina um teto para o número de parcelas em pagamentos a prazo com boleto e cartão;

Aumentar a receita pode ser um desafio, mas usar essas dicas no dia a dia na clínica pode deixar a tarefa menos árdua e eliminar aquela sensação de “estar trabalhando demais sem perceber os resultados”.

Quer mais dicas de gestão para saber onde é possível cortar custos e como otimizar processos da sua rotina? Então confira o eBook:

Como a tecnologia mudou o relacionamento entre dentista e paciente?