Saber como cobrar de pacientes inadimplentes pode ser um grande desafio para parte dos dentistas. Afinal, todos nós sabemos que não é nada legal cobrar e ser cobrado, não é mesmo?
Do lado de quem cobra, há a constante preocupação em não ser indelicado e causar uma má impressão no paciente, mesmo que este esteja devendo.
É importante ressaltar que se feita de maneira invasiva, essa cobrança pode desencadear uma série de problemas. Entre eles, prejudicar o relacionamento com o paciente e o não pagamento da dívida.
No entanto, existem técnicas simples que podem ser aplicadas para que você consiga cobrar de pacientes inadimplentes de forma simples e que não resultem em desconfortos para ambos os lados.
Se você procura uma solução para esse processo, continue lendo este artigo.
Não tenha receio de cobrar
Nós sabemos que cobrar alguém pode ser uma tarefa extremamente delicada e difícil. Afinal, quando a cobrança é feita de maneira errada, isso pode acarretar consequências, como uma má propaganda do seu negócio e o comprometimento do seu relacionamento com o cliente.
Contudo, essa não deixa de ser uma tarefa necessária para garantir a saúde financeira do seu negócio. Portanto, é primordial que você não tenha receio de cobrar de pacientes inadimplentes.
Lembre-se que um serviço foi prestado e que você não está pedindo nada além do que é o seu direito como profissional. É claro que na cobrança é necessário sempre manter a educação e o respeito com o cliente, e fazer o processo ser o menos constrangedor possível.
Mas não tenha medo de cobrar. Não se esqueça de que, assim como os clientes têm seus direitos, você empresário e dentista, também tem o seu de cobrar por uma dívida não paga.
Escute o paciente
Ninguém fica com uma dívida porque quer, certo? Se o seu paciente não realizou o pagamento do valor do boleto ou do cartão de crédito resultantes de uma consulta ou procedimento, deve haver um motivo.
Às vezes uma demissão inesperada ou um gasto que não estava previsto no mês pode fazer com que o seu paciente não consiga honrar com os pagamentos. Vale ressaltar que esse diálogo se torna ainda mais importante para pacientes conhecidos e que sempre utilizam o seu serviço.
Por isso, a primeira dica que você deve sempre se lembrar é escutar o seu paciente. Dessa forma, o paciente se sentirá acolhido e haverá um entendimento mútuo, de ambos os lados, para achar a melhor solução. Isso nos leva ao nosso próximo tópico.
Ofereça soluções
Uma das maneiras mais eficientes de reduzir a inadimplência na sua clínica é oferecer diversas formas de pagamento: cartão de crédito e débito, boleto, pagamento em dinheiro e afins.
E para pacientes inadimplentes, essas opções devem sempre ser levadas em consideração. Suponhamos que o seu paciente tenha um boleto de R$ 500,00 para pagar, mas não conseguiu pagar essa dívida até a data de vencimento.
Nesse caso, o interessante seria emitir um novo boleto com uma data de vencimento mais flexível, ou então parcelar esse valor no cartão de crédito, por uma quantia mensal que seja possível para o seu paciente pagar.
O importante é escutar e entender quais são as soluções para que o pagamento ocorra e entrar em um consenso juntos, paciente e dentista, para que não haja problemas para os dois lados.
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Utilize lembretes de pagamento
Essa é uma das formas de evitar que o seu paciente fique inadimplente. Assim como aprender técnicas de cobrança, também é importante saber o que fazer para evitar a necessidade de cobrar.
Os lembretes de pagamento podem ser enviados por e-mail, sms e mensagens no whatsapp. Vale lembrar que essa técnica também pode ser utilizada uma vez que o paciente já está inadimplente, o que veremos adiante.
Os recados devem conter a informação do valor a ser pago, a data limite para pagamento e um telefone para contato, caso seja necessário realizar a negociação do valor ou método de pagamento.
Saiba como abordar o cliente
Essa talvez seja a grande dúvida daqueles que precisam cobrar alguém: como abordar o paciente inadimplente? Antes de mais nada, é importante ressaltar que a educação e a escuta já são meio caminho andado.
Mas existem técnicas diferentes para cada meio utilizado. Vamos a cada um deles logo abaixo.
O contato por e-mail pode ser considerado um tanto quanto impessoal, o que não deve ser um empecilho para um primeiro contato com o paciente inadimplente. Aproveite que e-mail para tentar negociar alternativas e outros meios de pagamento.
Vale também enviar opções de desconto para que o cliente tenha ainda mais interesse em quitar a dívida.
SMS
Diferentemente do e-mail,que dá a possibilidade de envio de maiores informações, o SMS precisa ser conciso e claro. Assim como descrito acima, é preciso enviar o valor, a data de pagamento e um telefone para contato para maiores informações.
Entrando agora nos meios de comunicação mais pessoais, o Whastapp pode ser utilizado se as opções anteriores não surtirem o efeito desejado. Lembre-se que nesse tipo de contato, o cliente está mais próximo e há uma conversa, mesmo que por mensagem, acontecendo. Mantenha a escuta ativa e procure soluções junto com o seu paciente.
Ligação
A ligação é o último, porém o meio mais mais efetivo quando o assunto é cobrança. Nesses casos, além da escuta ativa que também deve ser utilizada aqui, há também a argumentação. Preste atenção para perceber quais são as dificuldades do seu paciente e mantenha as opções abertas.
Por fim, evite a inadimplência no seu consultório
Enfim, sabemos que a principal maneira de não cobrar é evitar a inadimplência, não é mesmo? Por isso é essencial estar atento aos meios de pagamento disponíveis no mercado e oferecer novas opções aos seus clientes e à sua clínica
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Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você.
Agradecemos a sua leitura e até a próxima!
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