Atendendo crianças: como melhorar a experiência desse paciente?

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O atendimento feito com as crianças nos consultórios de odontopediatria demanda de cuidados especiais.

Isso porque crianças não são clientes comuns. Elas possuem mais medos, além de não entenderem em sua totalidade o porquê de estarem ali. 

Nesses momentos, cabe ao dentista, de forma calma e divertida, atender esse paciente tão curioso e peculiar.

É o momento em que o dentista também vira um professor, para explicar porque é não importante cuidar da saúde bucal. 

Além disso, para garantir uma boa experiência para a criança, seu consultório odontológico precisa ter um ambiente bem agradável e, se possível, lúdico.

Na odontopediatria, contar com brinquedos e personagens faz com que o paciente se sinta mais confortável. 

O atendimento personalizado para esta fase da vida é essencial, para que estes pequenos pacientes tenham boas experiências, evitando traumas e resistências no futuro. 

Para que você realize uma boa consulta e garanta uma ótima experiência para as crianças, listamos algumas dicas.

A experiência e os personagens

A infância acontece em meio às crenças como Coelho da Páscoa, Papai Noel e Fada do Dente. São filmes e desenhos de super heróis, princesas, bruxas e demais seres fantásticos. 

Estes personagens, tão presentes no dia a dia do paciente, deve estar presentes também em seu consultório. Quer ideias de como aplicar isso? Vamos lá! 

Fada do dente

A Fada do Dente vem durante a noite, leva o dente de leite que caiu e deixa uma recompensa.

Essa história é clássica. E ela pode ser utilizada na decoração do seu consultório e até mesmo no marketing da sua clínica! Utilizar esse personagem a seu favor pode ser uma ótima ideia.

A Fada do Dente, além de vir buscar os dentes deixados embaixo do travesseiro, também é uma ótima aliada das famílias dos pequenos. Então, outra ideia é criar conteúdo para os pais sobre o assunto.

Você pode compartilhar com seu público nas redes sociais assuntos e dicas relativas a essa personagem.

Pergunte se a fada do dente é uma estratégia utilizada pelos pais de seus pacientes, como eles abordam a história dentro de casa.

Geralmente as famílias ficam preocupadas com qual recompensa dar à criança. Por isso, você pode recomendar outras alternativas além das moedas.

A recompensa pode ser um brinquedo simples, uma sobremesa gostosa ou um passeio bacana com toda a família. 

E que tal se em seu próprio consultório existir um mural de fotos super divertido dos pacientes que tiraram o dente e deixaram a Fada do Dente cumprir com sua missão? Legal, não é mesmo?

Super heróis

Dos pequenos até os não tão pequenos assim: super heróis e heroínas são verdadeiras paixões. Você pode começar a explorar esse universo logo na decoração.

Atualmente, existem diversas opções para decoração quando o assunto é o universo geek.

Quadrinhos, almofadas, bonecos e canecas são fáceis de encontrar em lojas físicas e online. 

Além disso, heróis e heroínas podem ajudar o dentista. Esses personagens são corajosos e podem inspirar confiança e coragem nas crianças. Isso facilita e muito atendimento, além de por vezes, acabar com o medo.

Dessa forma você encanta seus pacientes na fase da infância e também no início da juventude.

Como consequência, deixa o ambiente de seu consultório odontológico muito mais legal para esse público. 

Seja criativo nas redes sociais do consultório

Marketing é um assunto importante e existem diversas datas e formas que você pode aproveitar, principalmente nas redes sociais. 

É possível postar imagens divertidas destes super-heróis fazendo a higiene bucal ou sorrindo, por exemplo.

Vincular esses personagens à importância de manter a saúde em dia é uma ótima estratégia.

Mostra que até mesmo super heróis precisam ir ao dentista, escovar os dentes e passar fio dental.

Ou então, você pode utilizar suas redes como forma de informação para as famílias.

Aproveite para conversar sobre seu atendimento, seus diferenciais e para mostrar toda a estrutura da sua clínica. 

Por que as famílias devem visitar você e não uma clínica regular?

Como o seu ambiente e seu atendimento exclusivo para crianças pode tornar toda a experiência, que por muitas vezes é assustadora, mais leve e divertida?  

Pense nessas respostas e crie seu conteúdo com isso! 

Procure amenizar o medo da criança

Um ambiente lúdico é de grande ajuda no combate do medo da criança. Contudo, outras técnicas também podem ajudar com esse problema. 

Atender crianças é de fato um desafio. Principalmente nos primeiros anos de vida, quando tudo é novidade.

Seu consultório está cheio de coisas que ela nunca viu, e isso causa um estranhamento.  

A situação só fica pior se você não explicar sua função, e o que vai acontecer durante a consulta.

É cultural termos “medo” de ir ao dentista e é algo que começa cedo em todos nós. 

Aqui, vale também conversar com a família da criança antes do atendimento, para explicar qual o procedimento e saber como a criança costuma reagir a situações adversas.

Pode ser que ela acaba sendo de fato um paciente bastante tranquilo. Porém, é bem mais comum que ela chore, por exemplo. Por isso, esteja preparado.

O ambiente ajuda, os super-heróis, a Fada do Dente, também. Mas você, dentista, é a estrela desse show.

Lembre-se, você não está lidando apenas com uma criança,  a família também podem estar apreensiva com toda a situação. 

Existem algumas práticas que funcionam muito bem tanto com a criança como com quem está acompanhando:

  • Fazer contato visual com a criança, ficando no mesmo nível que ela; 
  • Sorrir sempre ao receber o paciente (sua atitude positiva deixa o paciente e seus pais muito mais a vontade e demonstra confiança); 
  • Se a criança tiver um brinquedo consigo, falar sobre ele (se você não conhece o personagem, peça para que ele lhe conte mais, isso ajuda a criar vínculo com a criança); 
  • Não apresse a consulta, respeite o tempo da criança; 
  • Falar ao paciente o que você pretende fazer;
  • Contar até dez, para que a criança saiba que o desconforto irá acabar (assim ela presta mais atenção em você contando, do que no desconforto)
  • Não usar o jaleco branco tradicional, mas algo divertido (pode ser algo a ver com um personagem, ou até mesmo um jaleco colorido);
  • Ter versões em brinquedo dos instrumentos; 
  • Dar opções de escolha, como a cor do creme dental, etc.
  • Avisar sobre barulhos ou situações adversas (por exemplo, dizer “agora eu irei ligar um aparelho que faz esse som…” assim a criança já sabe o que esperar)
  • Evitar as frases como “vai doer, mas só um pouquinho” ou palavras que remetam a situações dolorosas como “agulhas”. Assim, o foco da criança não estará na dor. 

Motive o paciente ao final da consulta

Valorizar o bom comportamento de seus pacientes é uma ótima estratégia.

Isso significa fazer elogios sobre o andamento do tratamento, motivando as crianças a retornar ao consultório e cuidar da própria saúde bucal.

Você pode elogiar, por exemplo, pela criança ter ficado com a boca aberta. Até mesmo por ela ter ficado tranquila enquanto foi realizada uma escovação, ou a retirada de uma cárie.

Ao final da consulta, pode se entregar um mimo à criança, como forma de recompensar. 

Você pode presenteá-la com um kit de higiene dental, um brinquedo que lembra os itens do seu consultório, adesivos ou então certificados de valentia, coragem e determinação. Aqui, as ideias são vastas!  

Surpreender eles com estas recompensas vai fazer com que eles queiram ir nas consultas e vejam que ir ao dentista não é um bicho-papão! 

Um sistema de gestão para o seu atendimento

Um sistema de gestão pode auxiliar você dentista para seja possível concentrar-se com os atendimentos dia após dia. Isso permite que sua gestão seja feita de forma mais tranquila.

Um sistema automatiza diversas atividades administrativas e financeiras de sua clínica.

Dessa forma, sobra mais tempo para que você se concentre em oferecer o melhor atendimento para os seus clientes!

Outra vantagem é que um software permite que seu atendimento aconteça de forma mais ágil, uma vez que é possível acessar sua agenda e seus documentos facilmente. 

Um software também permite que sejam enviados aos pais e responsáveis mensagens de SMS, ou email, avisando o momento de retorno para uma consulta. 

As vantagens advindas da utilização de um software são gigantescas. Conte com Dental Office e tenha como aliado um software com as ferramentas perfeitas para tornar seu atendimento um verdadeiro sucesso! 

Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo. Confira também este material completo sobre Marketing para clínicas odontológicase conquiste mais clientes e, claro, melhores resultados!

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