6 dicas que toda secretária odontológica deveria saber

Para secretárias: 6 dicas que toda secretária odontológica deveria saber

Se você é uma secretária odontológica, deve imaginar que a secretaria é o cartão de visita do dentista, e que uma ótima experiência de atendimento está vinculada diretamente a você.

Por isso, se você é uma secretária, precisa continuar lendo esse artigo para entender 6 coisas essenciais da sua rotina.

 

1 – Dicção, a arte da articulação.

A forma de falar é essencial para efetuar um bom atendimento no consultório ou clínica.

Muitas secretárias odontológica, com a rotina agitada do consultório ou da clínica, acabam falando muito rápido com os pacientes e esquecendo de pronunciar corretamente as palavras.

Gerando assim, confusões no diálogo. A pressa pode afetar na comunicação e prejudicar a interação com o paciente e respectivamente influenciar negativamente a experiência do paciente no consultório.

2 – Múltiplas tarefas ou Multitarefas?

Uma secretária odontológica tem que aplicar sua rotina a múltiplas tarefas ou multitarefas?

Múltiplas tarefas: quando se realiza mais de uma tarefa ao mesmo tempo.

Multitarefas: quando se realiza mais de uma tarefa em ordem sequencial.

Na correria do seu dia-a-dia, já deve ter passado por situações em que teve que realizar diversas atividades ao mesmo tempo. Não é mesmo?

Isso é muito comum no cotidiano de consultórios ou clínicas odontológica, tanto por parte do dentista, quanto pela secretária.

Porém, realizar várias atividades ao mesmo tempo, todos os dias, pode causar problemas na saúde.

Além de prejudicar sua saúde, realizar múltiplas tarefas afeta negativamente a produtividade. Já ouviu aquele ditado: “Quem quer fazer tudo ao mesmo tempo acaba não fazendo nada direito”.

Não é proibido realizar várias tarefas ao mesmo tempo, desde que isso seja feito moderadamente. Ou seja, realizar as tarefas de forma que não desgaste o seu dia e a sua saúde mental.

Se você está realizando diversas tarefas no dia, isso é sinal de que sua rotina está desorganizada.

3 – A desorganização é seu principal inimigo!

Já dissemos isso aqui, no post para gestores odontológicos: o que considerar na contratação de uma secretária odontológica. Toda secretária que não tenha organização, não pode ser chamada de secretária.

A função de uma secretária é justamente trazer organização para o consultório ou clínica.

Há vários pontos que você precisa analisar no consultório para eliminar a organização do consultório (ou clínica).

O principal é eliminar o papel. Mas, como?

Simples, substituindo por um software de gerenciamento odontológico.

Através do software odontológico você consegue organizar todas as informações e processos da clínica (ou consultório) em um único lugar.

4 – Imprevistos planejados

Os imprevistos acontecem regularmente em consultórios e clínicas odontológicas.

Imprevistos como ausência do dentista ou do paciente são as mais frequentes na sua rotina. Correto?

Por isso, é importante elaborar planos antecipados para amenizar esse tipo de problema.

Observe quais são os imprevistos mais comuns que atrapalham o funcionamento da sua clínica (ou consultório) e elabore ações para esses casos.

5 – Atendimento humanizado é chave do seu sucesso

Já comentamos aqui no blog que o atendimento humanizado é a capacidade do consultório (ou da clínica) em atender o paciente com exclusividade e ao mesmo tempo com naturalidade.

Dizemos que o atendimento humanizado é chave do seu sucesso, porque esse tipo de abordagem aumenta a chance de fidelização dos pacientes e respectivamente aumentam a lucratividade do consultório (ou clínica).

Quer aplicar um atendimento humanizado no seu consultório (ou clínica)? Então, clique aqui.

6 – Espontaneidade e carisma não podem faltar na sua rotina

Há momentos em que situações pessoais alteram o seu humor e sem perceber você está desanimada.

É muito importante que o paciente não veja essa desanimação. Dessa forma, você precisa ser profissional e ter um autocontrole das emoções.

A espontaneidade e o carisma são atributos essenciais que formam uma ótima secretária ou recepcionista, por isso não deixe nada impedir esses atributos de aparecerem ao paciente.

Por fim…

Lembre-se que o sucesso do consultório (ou da clínica) é seu sucesso também! Por isso, empenhe-se em realizar o seu trabalho com excelência.

Você aprendeu neste post-blog 6 dicas que não podem faltar na sua rotina.

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Agradecemos a leitura!

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