Dentista: saiba como transformar seguidores em pacientes para a sua clínica odontológica

No mundo do marketing digital e das redes sociais, uma das formas de medir o sucesso é a quantidade de seguidores no perfil da sua empresa. Mas esse número pode ser vazio se não te ajudar no que realmente interessa: ter mais clientes, ou no caso de dentistas, pacientes.

Hoje em dia, quem sabe utilizar as redes sociais, sabe que essa pode ser uma ferramenta poderosa para prospecção de clientes, o que é fundamental para manter o negócio no verde.

E para que seja possível transformar seus seguidores em pacientes, é necessário focar em duas coisas que são essenciais no marketing odontológico: estratégia e conteúdo.

Quer entender como estes dois pontos podem ajudar a converter os seus seguidores nas redes sociais, nos pacientes da sua clínica ou consultório odontológico? 

Então continue a leitura e descubra como!

Estratégia para as redes sociais da sua clínica

seguidores em pacientes

Assim como ter o melhor consultório da cidade, mas ter pouca visibilidade e pacientes, um perfil com muitos seguidores, mas pouco engajamento não adianta em muita coisa quando falamos em prospectar pacientes.

Ou seja, para criar sua estratégia nas redes sociais, é importante que você entenda o famoso funil de vendas. Esse método pode ser aplicado em qualquer negócio, e é essencial para que você, dentista, consiga visualizar como atrair mais seguidores e visitas nas redes sociais da sua clínica.

Leias mais em: Reels para dentista: ideias de posts para incrementar sua estratégia digital

Mas afinal, o que é o funil de vendas e como posso utilizar essa ferramenta para a minha estratégia digital?

Veremos isso a seguir.

O funil de vendas aplicado a odontologia

O funil de vendas nada mais é do que um conjunto de etapas e estratégias que definem os melhores gatilhos e conteúdos para cada etapa da jornada de compra ou de decisão de um potencial cliente.

Esse funil te ajuda a visualizar o processo de conversão de um seguidor em paciente, por exemplo. 

O funil de vendas é composto basicamente por 4 etapas. São elas: visitante, lead, oportunidade e cliente. 

Visitante

No topo do funil nós temos os visitantes. Estas são as pessoas que estão conhecendo o seu trabalho, elas estão na fase da descoberta e aprendizagem sobre você e seu trabalho.

Elas visitam seu perfil, curtem seus posts, visualizam seus vídeos, comentam e interagem com seu conteúdo. 

São pessoas que nem sempre reconhecem que tem um problema a ser resolvido, mas que estão em contato com o seu produto ou serviço por algum motivo. 

Traduzindo para o mundo odontológico, são pessoas que te seguem por curiosidade sobre a odontologia, ou que querem estar melhor informadas sobre esse assunto, mas que não necessariamente estejam procurando um dentista no momento..

Lead

Quando essa mesma pessoa entra em contato com você, ela vira um lead, ou seja, um cliente interessado.

Nessa etapa do funil, ela já entendeu que possui um problema, apenas vendo o conteúdo postado no seu perfil. Essa fase pode ser composta por alguém que entrou em contato para pedir um horário, ou alguma informação.

Ou seja, tomou alguma ação em relação ao que você oferece, mostrou interesse no seu serviço.

Oportunidade

Na próxima etapa nos deparamos com a oportunidade. Ou seja, quando o seu seguidor considera resolver o seu problema e já percebe que você pode ajudá-lo com isso.

Nesta etapa a pessoa fez a avaliação, requisitou um orçamento, ou pediu uma consulta de avaliação e está tomando sua decisão para realizar ou não o tratamento com você.

É a etapa de consideração, onde essa pessoa poderá até mesmo entrar em contato com outros dentistas para verificar quais opções ela tem, avaliando as opções disponíveis no mercado.

Cliente

Por fim, a última etapa é quando se faz a conversão final e este lead se torna finalmente um cliente. Ou seja, o paciente decide realizar o procedimento ou tratamento com você. No mundo das vendas, esta é a decisão final da compra.

Compreender todas estas etapas é a melhor ajuda a entender como o marketing é pensado.

Afinal de contas, não se trata apenas de criatividade, seus posts precisam ser construídos com propósito e estarem alinhados com cada uma dessas etapas.

Vale ressaltar que o funil de vendas não tem esse nome a toa. Ou seja, nem todo lead se tornará uma oportunidade e por consequência um cliente. Por isso a importância de ter um funil bem construído para alcançar o maior número de conversões possível, transformando seus seguidores em pacientes.

Veja mais em: Marketing Digital na Odontologia: especialista conta os segredos de um marketing de sucesso

Criação de conteúdo para assertividade nas vendas odontológicas

seguidores em pacientes

Na criação de conteúdo, a criatividade é importante, mas não mais do que propósito. 

Antes de tudo, seu conteúdo deve refletir seu consultório e os valores cultivados na sua empresa. Afinal, as pessoas se conectam com esses valores, o que é fundamental para uma estratégia de conteúdo.

De nada vai adiantar atrair seus seguidores para seu consultório, se eles perceberem que você vende uma imagem diferente da realidade. Portanto, tente sempre transmitir esses valores para o seu público. 

Isso fará toda a diferença, principalmente quando falamos de profissões ligadas à saúde.

Leia mais em: Instagram para dentistas: como usar o marketing odontológico para atrair mais agendamentos

Seja objetivo e simples

Partimos então para o segundo ponto importante do seu conteúdo: seja objetivo e simples. Quanto mais verdadeiro você for, mais credibilidade ganhará do seu público. 

Quando falamos em ser autêntico e verdadeiro, estamos nos referindo principalmente na maneira que você, como profissional, deve se comportar nas redes sociais. É importante manter o profissionalismo, mas ao mesmo tempo ser acessível.

De nada adianta ter muitos seguidores, mas não conseguir se comunicar com eles de forma simples e fácil. Lembre-se que muitos dos que vão te seguir e que podem se tornar seus pacientes no futuro não são dentistas.

Ou seja, evite usar termos e expressões que apenas profissionais da área entenderiam. Seja um profissional acessível e de fácil compreensão por todos.

Saiba os limites das redes sociais segundo o CFO

O terceiro ponto é muito importante: conheça a legislação sobre marketing para dentistas. Isso porque alguns tipos de propaganda não são permitidos.

De forma geral, você não pode falar sobre preço, e muito menos fazer promoções. Mas também é proibido:

  • Divulgar serviços gratuitos, promoções, descontos, brindes e preços de procedimentos;
  • Induzir o público a acreditar em técnicas, equipamentos e instalações sem comprovação científica;
  • Realizar consultas e diagnósticos de forma online;
  • Entre outros.

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Aproveite as possibilidades das redes sociais

A realidade é que ter dentistas em redes sociais se tornou algo comum. O que é ótimo pois você pode acompanhar o conteúdo postado pelos seus colegas de profissão e usar como inspiração.

Lembra que falamos no começo desse texto sobre propósito? Pois então, seu conteúdo deve ser pensado para todas as etapas do funil. 

Mas o que isso quer dizer? Alguns de seus posts devem ser voltados para que seus seguidores conheçam seu trabalho. Outros devem falar sobre os problemas que você resolve, e de como você pode ajudar estas pessoas. 

Pensar e agir dessa forma vai tornar a estratégia dos seus posts muito mais efetiva no processo de tornar seus seguidores em pacientes. 

Por fim, use as redes sociais como relacionamento com seus pacientes

Quando o assunto são as redes sociais, algumas questões não devem ser esquecidas.

A primeira delas é que você está lá não apenas para falar sobre si, mas para interagir com seu público. 

Portanto, curta as postagens dos seus seguidores, principalmente aquelas nas quais você for marcado.E sempre que comentarem seus posts, ou que você receber uma mensagem, responda de forma amigável e atenciosa. 

Muito se fala sobre relacionamento com o cliente. Não se esqueça de que o contato, mesmo que inicial, feito com as pessoas através das redes sociais, também conta como atendimento e é primordial para transformar seus seguidores em pacientes.

O mundo digital e a tecnologia são oportunidades muito ricas para explorar, captar e converter pacientes. Portanto não deixe esta oportunidade de lado. 

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