Transforme seus seguidores em pacientes: saiba como!

Tempo de leitura: 3 min

No mundo do marketing digital e das redes sociais, é ótimo ter seguidores no perfil da sua empresa.

Mas no mundo real do empreendedorismo, queremos converter esses seguidores em clientes. No caso da sua clínica ou consultório odontológico, em pacientes.

Para que seja possível transformar seus seguidores em pacientes, é necessário focar principalmente em duas coisas: estratégia e conteúdo.

Quer entender como estes dois pontos podem ajudar a converter os seus seguidores nas redes sociais, nos pacientes da sua clínica ou consultório odontológico? Então continue a leitura e descubra como!

Estratégia para as redes sociais da sua clínica

Para criar sua estratégia, a melhor ferramenta é o funil de vendas. Ele ajuda você dentista a visualizar o processo de conversão de seguidor a paciente. 

No topo do funil nós temos os visitantes. Estas são as pessoas que estão conhecendo o seu trabalho, elas estão na fase da descoberta e aprendizagem sobre você e seu trabalho.

Elas visitam seu perfil, curtem seus posts, visualizam seus vídeos, comentam e interagem com seu conteúdo.

Quando essa pessoa entra em contato com você, ela vira um lead, ou seja, um cliente interessado.

Ele já entendeu que possui um problema, apenas vendo o conteúdo postado no seu perfil.

Essa fase pode ser composta por alguém que entrou em contato para pedir um horário, ou alguma informação.

Na próxima etapa nos deparamos com a oportunidade, onde o seguidor considera resolver o seu problema e já percebe que você pode ajudá-lo com isso.

Nesta etapa a pessoa fez a avaliação ou requisitou um orçamento e está tomando sua decisão.

A última etapa é quando se faz a conversão final e este lead se torna finalmente um cliente. No mundo das vendas, esta é a decisão final da compra.

Compreender todas estas etapas é a melhor ajuda a entender como o marketing é pensado.

Afinal de contas, não se trata apenas de criatividade, seus posts precisam ser construídos com propósito.

Confira uma ilustração do funil para imaginar o processo melhor: 

Criação de conteúdo para assertividade nas vendas

Na criação de conteúdo criatividade é importante, mas não mais do que propósito. 

Antes de tudo, seu conteúdo deve refletir seu consultório e os valores cultivados na sua empresa.

De nada vai adiantar atrair seus seguidores para seu consultório, se eles perceberem que você vende uma imagem diferente da realidade.

Partimos então para o segundo ponto importante do seu conteúdo: fale a verdade. Quanto mais verdadeiro você for, mais credibilidade irá ganhar do seu público. 

O terceiro ponto é muito importante. Conheça a legislação sobre marketing para dentistas, pois alguns tipos de propaganda não são permitidos.

De forma geral, você não pode falar sobre preço, e muito menos fazer promoções. 

Dentista em rede social se tornou algo comum. O que é ótimo pois você pode acompanhar o conteúdo postado pelos seus concorrentes e usar como inspiração! 

Lembra que falamos sobre propósito? Pois então, seu conteúdo deve ser pensado para todas as etapas do funil (topo, meio e fundo).

Alguns de seus posts devem ser voltados para que seus seguidores conheçam seu trabalho.

Outros devem falar sobre os problemas que você resolve, e de como você pode ajudar estas pessoas. 

Pensar e agir dessa forma vai tornar a estratégia dos seus posts muito mais efetiva no processo de tornar o seguidor em paciente. 

Redes sociais como relacionamento com seus pacientes

Quando o assunto são as redes sociais, algumas questões não devem ser esquecidas.

A primeira delas é que você está lá não apenas para falar sobre si, mas para interagir com seu público. 

Portanto, curta as postagens dos seus seguidores, principalmente aquelas nas quais você for marcado.

E sempre que comentarem seus posts, ou que você receber uma mensagem, responda de forma amigável e atenciosa. 

Muito se fala sobre relacionamento com o cliente. Não se esqueça de que o contato, mesmo que inicial, feito com as pessoas através das redes sociais, também conta como atendimento! 

O mundo digital e a tecnologia são oportunidades muito ricas para explorar, captar e converter pacientes. Portanto não deixe esta oportunidade de lado. 

Confiar e utilizar a tecnologia para melhorar sua gestão, pode levar sua clínica ou consultório odontológico muito mais longe. 

Saiba como a tecnologia do Dental Office pode revolucionar sua gestão e fazer você lucrar mais! 

Transforme seus seguidores em pacientes