O papel do dentista na prevenção e nos tratamentos de câncer de boca

A Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal foi instituída em 2015, pela Lei nº 13.230/2015, como forma de reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de boca, também conhecido como câncer de lábio e de cavidade oral.

Sempre celebrada na primeira semana de novembro, o objetivo da data é estimular ações preventivas e campanhas educativas relacionadas à doença e promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral aos portadores desse tipo de câncer.

A campanha também visa apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol do controle da doença e propagação dos avanços técnicos-científicos.

Mas, qual é o papel do dentista na prevenção do câncer de boca? Como o profissional pode ajudar no diagnóstico precoce da doença?

Para esclarecer suas dúvidas, leia o conteúdo e entenda como você tem um papel fundamental na identificação e no tratamento.

Contudo, antes de tratarmos desses aspectos, precisamos ter uma visão geral sobre o assunto. Por esse motivo, entenderemos qual é o perfil do paciente, o que é o câncer de boca, quais são os sintomas e os fatores de risco da doença.

CTA

Qual é o perfil do paciente com câncer de boca?

O câncer de boca pode atingir as pessoas independentemente do gênero, porém, é uma doença mais comum entre os homens. Já em relação à faixa etária, é mais recorrente a partir dos 40 anos de idade.

Para cada ano do triênio de 2020 a 2022, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou 11.180 casos novos da doença em homens e 4.010 em mulheres.

Inclusive, a nível mundial, o Brasil ocupa o segundo lugar entre os países com maior incidência de casos de câncer bucal, como revelou uma pesquisa da Revista Brasileira de Cancerologia

Como estamos falando de uma doença silenciosa, é normalmente diagnosticada já em sua fase mais avançada. Portanto, o dentista exerce um papel fundamental tanto na prevenção quanto no diagnóstico precoce da doença.

🔔 Aprenda como lidar com as situações difíceis no dia a dia do seu consultório.

O papel do dentista na prevenção do câncer de boca | Dental Office

O que é o câncer de boca?

Também conhecido como carcinoma epidermóide e carcinoma escamocelular, o câncer de boca é um tipo maligno da doença e mais comum no tecido epitelial.

Como é uma patologia bastante complexa, o dentista que não tiver conhecimento o suficiente sobre o assunto pode ter dificuldades em diagnosticar um caso.

A maioria deles acontecem na região da língua e no assoalho bucal. Porém, é mais comum que a doença esteja localizada na mucosa jugal em pessoas acima dos 60 anos de idade.

Nesse sentido, a localização anatômica influencia no prognóstico e no comportamento clínico.

🔔 Confira como garantir a biossegurança em seu consultório odontológico.

Sintomas e sinais

Mesmo sendo uma doença de difícil diagnóstico nas fases iniciais, alguns sintomas e sinais na cavidade bucal podem ajudar na sua identificação. O Ministério da Saúde demonstra que entre eles estão:

• Lesões (feridas) na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramentos e estejam crescendo
  • Manchas e/ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas
  • Nódulos (caroços) no pescoço
  • Rouquidão persistente

Já no estado mais avançado do câncer de boca, outros sintomas também podem aparecer, como:

• Dificuldade de mastigar e de engolir
  • Dificuldade na fala
  • Sensação de que há algo preso na garganta
  • Dificuldade para movimentar a língua

Fatores de risco

Alguns hábitos podem aumentar o risco de desenvolver a doença. Entre eles estão fumar, consumir bebidas alcoólicas em excesso, má condição de higiene bucal, excesso de gordura corporal ou até mesmo a exposição ao vírus HPV.

Além disso, a exposição ao sol sem a devida proteção também é um risco para o câncer de lábios, assim como a exposição a certos agentes como:

• Óleo de corte
  • Amianto
  • Poeira de madeira, couro e cimento
  • Poeira de cereais e têxtil
  • Formaldeído
  • Sílica
  • Fuligem de carvão
  • Solventes orgânicos
  • Agrotóxico

Nesse sentido, trabalhadores que realizam a manipulação dos agentes mencionados acima podem apresentar risco aumentado de desenvolver a doença.

🔔 Saiba qual é o papel do dentista na conscientização do Outubro Rosa na Odontologia e como você pode participar desse movimento.

O papel do dentista na prevenção do câncer de boca | Dental Office

Qual é o papel do dentista nesses casos?

A prevenção do câncer de boca deve ser feita rotineiramente. Isso porque o Conselho Federal de Odontologia (CFO) revelou que, quando a doença é descoberta no estágio inicial, a chance de recuperação do paciente é de 95%. Já em estágios mais avançados, a mesma chance cai para 45%.

Portanto, detectar a doença de forma precoce pode ser decisivo para o prognóstico do paciente, uma vez que o câncer bucal muitas vezes é identificado em seu estágio mais avançado, como vimos anteriormente.

Então, estar bem preparado para reconhecer os sinais e agir no momento certo pode fazer toda a diferença na vida dos seus pacientes. Durante as consultas de rotina, por exemplo, é possível realizar o exame físico para identificar a presença de lesões e tumores na boca.

Caso você se depare com os primeiros sinais, existem três possibilidades para proceder:

• Fazer uma biópsia para chegar a um resultado mais conclusivo sobre o caso
  • Encaminhar para um estomatologista
  • Levar o caso para um cirurgião de cabeça e pescoço que irá definir o melhor tratamento para o paciente

🔔 Entenda como manter uma rotina de trabalho saudável na odontologia.

O papel do dentista na prevenção do câncer de boca | Dental Office

Qual é a importância da informação para o paciente?

Quando o câncer bucal é identificado em sua fase inicial, as chances de cura chegam quase aos 100%, como vimos anteriormente.

Sendo assim, além do diagnóstico precoce, outras medidas são decisivas para garantir a saúde e o bem-estar dos seus pacientes.

Uma delas seria o diálogo aberto sobre os possíveis riscos do cigarro e das bebidas alcóolicas em excesso ou a importância de uma dieta rica em alimentos saudáveis, boa higiene oral. São atitudes simples, porém, diminuem as chances de desenvolver a maioria das doenças malignas, inclusive o câncer de boca.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, estima que a prevenção pode ajudar a reduzir sua incidência em até 25% até o ano de 2025.

Por esse e outros motivos, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) recomenda que os pacientes realizem consultas periódicas, a cada seis meses, com o dentista.

Vale ressaltar que o câncer bucal é diagnosticado, de fato, pelo cirurgião de cabeça e pescoço. Nesse caso, se o dentista percebe algum sinal suspeito, deve encaminhar o paciente para o médico responsável.

O diagnóstico é feito através da biópsia e do exame anátomo-fisiológico, que junto ao exame clínico, fatores de risco e condição clínica do paciente, auxiliam na construção do tratamento mais adequado.

O papel do dentista na prevenção do câncer de boca | Dental Office

Como o dentista se torna um aliado na prevenção do câncer de boca?

Por fim, conseguimos compreender um pouco mais sobre a importância da realização do diagnóstico precoce do câncer de boca. Também exploramos qual é o papel do dentista nesse aspecto, afinal, a prevenção começa na sua cadeira.

Então, reforce com os seus pacientes a importância da adoção de hábitos saudáveis e visitas regulares ao seu consultório. Para isso, é primordial sempre oferecer atendimento humanizado e garantir a saúde e o bem-estar.

Se você quiser se aprofundar ainda mais no assunto e saber como aplicar uma odontologia humanizada no seu dia a dia, eu tenho um guia completo e gratuito para compartilhar com você.

Acesse agora mesmo para descobrir técnicas para conseguir pacientes fiéis e melhorar muito seu atendimento:

CTA