Por muito tempo se falou na necessidade de ser mais digital. Ter um perfil nas redes sociais, um site e até mesmo um blog para dar visibilidade para sua clínica de odontologia através de um marketing estratégico.
O cenário em 2021 é um reflexo do ano anterior, e agora a presença digital é essencial para a sobrevivência do seu negócio.
O marketing digital funciona muito bem para dentistas. Mas é preciso saber o que fazer na prática para fidelizar e captar mais pacientes.
Existem 3 redes sociais que possuem muitos usuários e podem dar ótimos resultados para clínicas de odontologia: WhatsApp, Instagram e Facebook. Saiba o que fazer nessas ferramentas para garantir mais pacientes em 2021:
WhatsApp: melhore o atendimento dos pacientes e gere mais fidelização
Instagram: use todas as ferramentas da rede social para captar mais pacientes
Facebook: invista em Ads e garanta o aumento na visualização dos posts da sua clínica
O marketing digital no dia a dia de dentistas
Conclusão: a jornada do paciente para a captação
WhatsApp: melhore o atendimento dos pacientes e gere mais fidelização
A fidelização traz, principalmente, duas grandes vantagens para uma clínica ou consultório odontológico: primeiramente seus pacientes acabam voltando ao mesmo dentista sempre que precisam dos seus serviços, o que ajuda a manter o financeiro bastante sólido.
Em segundo lugar, pacientes fidelizados indicam sua clínica para amigos e familiares, ajudando na captação de novos clientes.
O envio de mensagens ajuda a promover fidelização, pois estreita o relacionamento entre o paciente e a clínica. E isso pode ser feito de diferentes maneiras:
A confirmação de consultas é uma maneira de prestar um serviço ao paciente, lembrando que ele possui um agendamento e conferindo se ele poderá vir, ou se é necessário reagendar.
Enviar uma mensagem para seu paciente depois de um certo período após sua última consulta também é uma maneira de ser prestativo e mostrar que a equipe na clínica se preocupa com ele. Pode ser um recado bastante simples, como:
“Olá, João, tudo bem com você? Já faz alguns meses que sua última consulta ocorreu, que tal agendar um horário com o Dr para cuidar da sua saúde bucal? Fico à disposição caso queira marcar um horário. Tenha um ótimo dia e até logo!”
Datas comemorativas como Natal, Ano Novo e aniversário do seu paciente também podem ser marcadas com uma mensagem carinhosa, desejando que essa pessoa tenha um excelente dia e mostrando que a clínica lembrou dele nesse dia especial.
Para saber mais sobre como essa ferramenta pode ser usada em sua clínica, confira o blog: Porque o WhatsApp pode ser uma poderosa ferramenta para o seu consultório?
Instagram: use todas as ferramentas da rede social para captar mais pacientes
O Instagram é uma rede que possui milhões de usuários e é muito usada atualmente por empresas por uma forte razão: ela é extremamente efetiva nas ações de marketing digital. E isso também inclui sua clínica de odontologia.
Para que as estratégias usadas nessa rede social sejam efetivas, é preciso saber como usar cada uma das ferramentas do Instagram.
Feed
Os posts que vão para o feed do seu Instagram devem possuir um design chamativo e bem feito, para captar a atenção do seu público. O conteúdo dos posts, tanto o que estará na imagem como o que estará na legenda, também deve ser pensado para conquistar o interesse do seu público.
No que diz respeito à frequência das postagens, o ideal é que sejam realizadas ao menos duas por semana no seu feed.
Stories
São as postagens que permanecem no seu perfil por apenas 24 horas. Nessa ferramenta do Instagram, é interessante compartilhar conteúdos sobre o dia a dia da sua clínica.
Mostre os espaços da clínica, a preparação para alguns procedimentos, vídeos com dicas feitos pelo dentista e compartilhe os posts em que sua clínica for marcada. Esse tipo de ação ajuda a criar engajamento com seus seguidores.
Destaques
Nos destaques no seu Instagram podem ficar salvos os Stories que forem mais relevantes para seu público, como:
- Dicas sobre alguns dos procedimentos realizados em sua clínica de odontologia;
- Os ambientes da sua clínica;
- Informações sobre sua localização, contato e até mesmo sobre os dentistas que trabalham na clínica.
IGTV
Nessa ferramenta é possível postar vídeos mais longos, pois no feed o tempo máximo que esse tipo de material pode ter é um minuto.
Então aproveite o espaço do IGTV e o texto disponível para criar conteúdos relevantes para seu público. Caso o dentista se sinta à vontade, a gravação de vídeos tirando dúvidas e até mesmo explicando procedimentos poderá ser de grande valia.
Esse tipo de vídeo aproxima o seguidor do profissional de odontologia.
Reels
Esses vídeos curtos estão viralizando cada vez mais dentro do Instagram, e sua clínica também pode promover esse tipo de conteúdo para aumentar seu engajamento com o público.
Contudo, esse tipo de estratégia apenas irá funcionar se o foco da sua campanha no momento for a captação de um público mais jovem (que tem entre 12 e 30 anos).
LIVE
Em 2020 essa ferramenta foi muito usada por empresas e artistas para promover seu trabalho e seus serviços. E a estratégia funcionou muito bem, pois as lives ajudaram a dar a sensação de aproximação enquanto todos viviam o distanciamento social.
Em 2021 a ferramenta continua sendo útil e pode ser usada pela sua clínica para conversar com seus pacientes ou seguidores na rede. Porém, lembre-se de focar em um conteúdo que seja realmente relevante.
Procure falar sobre questões que costumam ser trazidas pelos seus pacientes nas consultas, ou abra caixas de perguntas nos Stories e permita que as pessoas enviem perguntas para você abordar ao vivo.
Saiba mais sobre o poder dessa rede social lendo o post: Instagram para Dentistas: 6 estratégias para mais pacientes em 2021
Facebook: invista em Ads e garanta o aumento da visualização dos posts da sua clínica
O Facebook é uma ferramenta bastante poderosa para empresas, e pode trazer muita visibilidade para sua clínica. Mas se você quer começar a captar novos pacientes agora mesmo, é hora de investir nos anúncios pagos da ferramenta.
O Facebook Ads permite que sejam criados anúncios de posts para compartilhar tanto no Facebook quanto no Instagram. Então, para captar mais pacientes em 2021, reserve uma porcentagem da margem de lucro da sua clínica de oftalmologia para esse fim.
No Facebook é possível segmentar seus posts de diversas maneiras, levando em conta dados como: idade, localização, gênero, preferências e etc.
Nesse caso, é importante que o dentista conheça seu público para que as campanhas feitas sejam efetivas a ponto de captar novos pacientes, aumentando a margem de lucro.
Para melhorar os resultados de sua clínica odontológica em 2021, não deixe de realizar esse tipo de investimento em sua clínica.
Lembre-se de que o investimento que resultar em pacientes deve ser seguido de uma estratégia de fidelização. Pois esse tipo de ação resulta em um custo por captação. Ou seja: se foram investidos R$30 reais em um post que trouxe 3 novos pacientes, o custo de captação de cada um deles foi de R$10.
O marketing digital no dia a dia de dentistas
O sucesso da sua clínica de odontologia na captação de mais pacientes em 2021 depende de boas estratégias de marketing digital. E, para que suas estratégias sejam eficientes, é importante que o marketing faça parte do dia a dia da clínica.
Contudo, o volume de tarefas diárias é bem grande na clínica. Então como dar conta desta demanda e garantir mais pacientes? A resposta está na conciliação da rotina, na organização e na utilização de algumas ferramentas chave:
Crie um cronograma mensal de postagens para seu feed e stories
O cronograma pode ser feito de uma só vez. Assim sua equipe irá dispor de um horário dedicado para decidir os conteúdos e posts que serão feitos.
Use ferramentas para criar os posts
Existem muitas ferramentas de fácil utilização para criar os posts para o Facebook e para Instagram, como é o exemplo do Canva e do Befunky.
Faça o agendamento das postagens
É possível agendar os posts do Facebook e Instagram na própria plataforma. Para fazer isso basta seguir os seguintes passos:
- Acesse o Studio de Criação do Facebook e entre, ou realize um cadastro;
- Adicione sua conta do Instagram, se houver;
- Selecione qual rede social você quer realizar a postagem (Facebook ou Instagram);
- Selecione a página da sua clínica ou consultório odontológico;
- Faça um Upload (enviar imagem ou vídeo no computador);
- Adicione o título da publicação;
- Selecione a data e horário da publicação;
- Clique em agendar.
Também existem outras ferramentas para fazer esse tipo de ação, como é o caso do Mlabs e do Hootsuite.
Conclusão: a jornada do paciente para a captação
Atrair novos pacientes e fidelizar é uma tarefa difícil, mas isso não significa que seja impossível. Além de usar as técnicas trazidas ao longo deste texto, o dentista pode explorar uma outra ferramenta do marketing digital para isso: a jornada do paciente.
Ao compreender esse processo em sua clínica de odontologia, ficará muito mais fácil criar estratégias eficientes para ter mais pacientes em 2021.
Foi para ajudar você, dentista, com isso, que a Dental criou um eBook completo sobre o assunto. Confira:
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