O que não pode faltar em um consultório odontológico de sucesso?

Todo dentista quer ter um consultório odontológico bem sucedido, não é? Ter sucesso na prática odontológica é uma prova da sua competência e do seu profissionalismo, e ainda é uma garantia de um excelente fluxo financeiro.

No entanto, o caminho para o sucesso não é tão simples. É preciso ter uma gestão eficiente, organizar seu financeiro, conquistar e fidelizar paciente e se destacar em um mercado bastante competitivo. 

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) já apontou o Brasil como o país com mais dentistas no mundo todo. Por isso, é preciso ser estratégico na hora de conquistar o sucesso do seu consultório.

Hoje, vamos falar tudo o que não pode faltar em um consultório odontológico de sucesso. Acompanhe: 

Invista no relacionamento com o paciente

Como ter sucesso no consultório odontológico | Dental Office

Um dos principais fatores de um consultório de sucesso é ter um bom número de pacientes fidelizados. Eles são pessoas que gostam do seu atendimento, voltam para seu consultório sempre que precisam de algum tipo de tratamento e ainda recomendam seu trabalho para amigos e familiares.

Mas para conseguir fidelizar seus pacientes, você precisa oferecer o melhor atendimento e também cuidar do relacionamento com eles

Isso significa mostrar-se presente em todas as etapas do atendimento, desde a pré até a pós-consulta, com um tratamento humanizado e cuidadoso, que coloca o paciente no centro das atenções do seu consultório.

Além disso, hoje em dia a maioria das pessoas estão conectadas ao mundo digital. Por isso é essencial marcar presença nas redes sociais e atender seus pacientes via internet.

Nesse sentido, também vale a pena complementar seus atendimentos com o telemonitoramento. Essa possibilidade melhora muito a satisfação do paciente e o sucesso do tratamento.

Cuide da sua gestão financeira

A parte financeira também é fundamental para uma gestão de sucesso no seu consultório odontológico! 

Afinal, o funcionamento do consultório, seu crescimento, o pagamento dos funcionários e a manutenção do bom atendimento são todos fatores que exigem dinheiro. E sem um cuidado com a gestão financeira, isso pode acabar em falta.

Uma boa gestão financeira envolve planejamento, controle das contas a receber, análise das contas a pagar, contabilidade e muito mais.

Isso é absolutamente indispensável em tempos de crise, mas também é importante em períodos normais, para manter a saúde financeira da sua gestão.

Preste atenção à gestão de pessoas

Como ter sucesso no consultório odontológico | Dental Office

Tão importante quanto a gestão financeira é a gestão de pessoas em um consultório odontológico. Para alcançar o sucesso, um dentista precisa levar em conta as necessidades e os potenciais de sua equipe.

Por isso, avalie muito bem quem compõe a equipe do seu consultório, considerando seus pontos fortes, para reforçá-los, e seus pontos fracos, para superá-los.

Um passo importante é conversar com seus colaboradores, estabelecendo valores do consultório que devem ser seguidos, além de metas a serem alcançadas. Apresente a sua visão sobre a equipe e abra espaço para que eles apresentem a deles e seus objetivos ao trabalhar com você.

Invista no desenvolvimento profissional de cada membro da equipe, com cursos, workshops e diferentes formações. Assim eles sentirão que estão recebendo algo do trabalho, além do salário. 

Dessa forma, é mais fácil que eles realmente vistam a camisa do seu consultório e assumam, junto com você, o objetivo de alcançar uma gestão de sucesso.

Aprenda com os desafios

Todo tipo de empresa bem sucedida já enfrentou algum tipo de desafio em sua trajetória, e isso não é diferente em um consultório odontológico.

No entanto, muitas vezes a diferença entre um empreendimento de sucesso e uma empresa de portas fechadas é a forma com que seus gestores lidam com esses desafios.

Ao invés de se prostrar frente às dificuldades, em desespero; ou ainda perder o controle durante um período de crise, é necessário ter calma, entender as dificuldades e, principalmente, aprender com elas.

Temos, como exemplo, as lições da pandemia para a gestão odontológica. Durante a crise do coronavírus, muitas dentistas passaram a conhecer melhor as necessidades de uma gestão eficiente, de um controle financeiro e de uma melhoria no relacionamento com os pacientes.

Conte com a tecnologia

A última grande dica é imensamente importante para uma gestão de sucesso para dentistas: tenha na tecnologia sua maior aliada!

Isso inclui as inovações tecnológicas da odontologia, como novos equipamentos e técnicas, mas vai além: a tecnologia tem o potencial para transformar a sua gestão. Principalmente através de um com software de gestão odontológica.

Um software como o Dental Office te ajuda a evitar erros na gestão da clínica e leva seu trabalho para um novo patamar, com funcionalidades como a prescrição digital, o prontuário eletrônico, agenda online e muito mais!

Veja toda essa importância no nosso artigo: Por que a hora de ter um software é agora?

E se você quer saber ainda mais sobre o assunto, confira nosso checklist do consultório odontológico de sucesso: