O atendimento odontológico não pode terminar no seu consultório! Um bom tratamento de saúde bucal também envolve um acompanhamento contínuo. Dessa forma, você pode garantir que o seu paciente mantenha os cuidados em casa com um kit de higiene bucal, por exemplo.
Todo dentista sabe que um bom cuidado dental também envolve o uso de produtos de higiene bucal adequados, e a indicação desses produtos é uma tarefa do profissional. O dentista que demonstra preocupação com esse ponto do tratamento cria uma relação de confiabilidade que ajuda na fidelização.
Sabendo disso, é essencial que você, dentista, saiba como preparar um kit de higiene bucal perfeito para os seus pacientes. Por isso, escrevemos este conteúdo com as principais dicas que você precisa saber para fazer esse trabalho com maestria.
Quer saber mais? Vem com a gente!
Por que ter um kit de higiene bucal?
Antes de mais nada, é preciso entender o porquê de ter um kit de higiene bucal para oferecer aos seus pacientes. O principal objetivo desse kit é garantir que os seus pacientes façam uma limpeza excelente dos dentes e da boca em casa, no trabalho e afins.
Ao carregar o kit consigo, esse paciente vai garantir o cuidado da sua higiene bucal e melhorar os resultados do seu tratamento odontológico. Afinal, sabemos que esse cuidado diário é primordial para o resultado final de um procedimento.
Quando o dentista monta esse kit com os itens adequados, ele mostra para o paciente que realmente está dedicado com o tratamento. Essa ação, que pode parecer tão simples, faz toda a diferença no relacionamento com o seu paciente.
Itens essenciais para um kit de higiene bucal
O kit de higiene bucal deve ser adequado para as necessidades de cada um. Afinal, cada paciente faz um tipo de tratamento. No entanto, existem quatro itens essenciais que não podem faltar!
Conheça cada um deles a seguir:
1. Escova de cerdas macias
A escova de dentes é o primeiro item que vem à mente quando o paciente pensa na sua higiene bucal. No entanto, a escolha da escova ideal é fundamental. Com tantas opções no mercado, o paciente pode acabar escolhendo a escova errada. Por esse motivo, montar o kit com a escova certa é tão importante.
O seu kit deve conter uma escova de cerdas retas e macias e cabeça média, que garante uma limpeza mais completa, inclusive dos dentes posteriores.
2. Creme dental adequado
O creme dental completa o trabalho da escovação, mas cada cliente vai possuir especificidades no seu tratamento.
Hoje em dia, existem centenas de opções de pastas com funcionalidades diferentes, além de limpar os dentes. Um paciente que sofra com dentes sensíveis, por exemplo, pode necessitar de um creme dental específico.
Já um paciente que esteja passando por um processo de clareamento, necessita de outro tipo de creme dental com ativos voltados para potencializar o resultado.
Por isso, o ideal é conhecer bem as demandas e problemas de seu paciente para prescrever um creme dental que seja o mais adequado para ele!
3. Fio dental
É preciso sempre lembrar da importância do uso do fio dental todos os dias! Sem ele, a limpeza nunca estará completa.
Quando você inclui o fio dental no kit de higiene bucal de seu paciente, você reforça essa necessidade e faz o cliente lembrar do seu uso.
Esse reforço é essencial para garantir que a limpeza dos dentes seja realizada de forma completa, melhorando a saúde bucal.
4. Estojo de proteção do kit
Os produtos do kit de higiene bucal não podem ficar jogados dentro da bolsa de seus pacientes.
O contato com coisas como dinheiro e chaves pode causar contaminação, por isso, é essencial deixá-los protegidos!
Por isso, inclua no seu kit uma caixa, estojo ou bolsa que vão deixar os itens protegidos.
Kit para usuários de aparelho ortodôntico
Como falamos acima, cada kit deve ter itens selecionados de acordo com a necessidade do paciente. Essa personalização é necessária para garantir uma limpeza adequada.
No caso de usuários de aparelhos ortodônticos, há itens essenciais que não podem ser esquecidos.
1. Passa fio
O fio dental é essencial para uma boa higiene bucal, mas seu uso fica muito mais difícil para quem tem aparelho. Para resolver esse problema, recomendamos o passa fio.
Esse item é usado para auxiliar a passagem do fio entre as peças do aparelho ortodôntico. Dessa forma, o paciente consegue higienizar os dentes de maneira muito mais simples.
2. Escova ortodôntica
Para usuários de aparelho, não basta ter uma escova de cerdas macias e cabeça média. Esses pacientes precisam de uma escova ortodôntica!
Essas escovas possuem um formato especial, com uma canaleta central e cerdas em “V”. Isso permite a limpeza das laterais dos dentes e do aparelho e uma higiene bucal mais completa.
Além disso, elas se adequam melhor aos bráquetes e limpam com mais precisão a superfície e as laterais dos dentes e do aparelho, ajudando na remoção da placa bacteriana e deixando o sorriso mais saudável.
3. Escova interdental
Para completar a limpeza dos dentes e do aparelho, você também deve incluir a escova interdental em seu kit para pacientes!
Ela é utilizada para remover restos de alimentos e bactérias que ficam entre os dentes e o aparelho, em espaços que o fio dental e a escova normal muitas vezes não alcançam.
Isso aumenta a satisfação do seu paciente com o tratamento.
4. Enxaguante bucal
O enxaguante bucal é a última etapa da higienização! Ele é útil para todos que buscam uma boa saúde bucal, mas é essencial para quem usa aparelho.
Ele cria uma espécie de escudo protetor em torno dos dentes e ainda evita mau hálito. Com essa recomendação, você evita que o seu tratamento ortodôntico cause mal-estar para o seu paciente.
Vale lembrar para o seu paciente que só o enxaguante bucal não faz milagres. É preciso manter uma rotina de cuidados, com escovação e o fio dental, para manter os dentes limpos e saudáveis.
Kit adequado para crianças
Uma boa higiene bucal não tem idade! Quanto mais cedo as crianças aprenderem a cuidar de seus dentes, melhor vai ser o desenvolvimento de sua saúde bucal.
Por isso, kits de higiene também são ótimas pedidas para eles! Todos os itens utilizados por adultos podem ser adaptados para as crianças.
Porém, para conquistá-las, considere acrescentar algo especial, como um brinde ou um brinquedo.
Veja mais em: Odontopediatria: Dicas para atender crianças na odontologia
Seu creme dental pode ter um sabor mais agradável, para que a escovação seja um momento prazeroso.
Uma escova de dente colorida e com desenhos também ajuda a fazer com que a criança se anime com a escovação.
Além disso, a escova deve ter um cabo curto, cabeça menor e cerdas bem macias.
O kit de higiene bucal é uma ótima forma de conseguir bons resultados no tratamento e ainda fidelizar seus pacientes! Conheça as soluções do Dental Office para melhorar ainda mais esse processo!
Comentários