Google Meu Negócio para clínicas odontológicas: atraia os pacientes certos

O Google é uma das empresas mais conhecidas do mundo, e não somente por ser a principal plataforma de pesquisa, mas também por oferecer diversas ferramentas e serviços para empresas. E uma dessas ferramentas é o Google Meu Negócio.

Esse recurso é essencial para negócios locais, como é o caso de clínicas e consultórios odontológicos. Por isso, preparamos esse conteúdo especificamente sobre essa funcionalidade gratuita oferecida pelo Google.

No Odonto Summit 2023, tivemos uma palestra incrível com o Tiago Miranda Costa, CMO da Cloudia, que foi nossa patrocinadora nesta edição, com um conteúdo completo sobre Google Meu Negócio para atrair mais pacientes.

Por isso, nesse blog vamos te mostrar alguns dos principais pontos que vimos no Odonto Summit, além de te mostrar as vantagens de ter o Google Meu Negócio da sua clínica odontológica.

Portanto, se você quer saber mais sobre isso, continue lendo este post.

O que é o Google Meu Negócio?

Google Meu Negócio para clínicas odontológicas

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita fornecida pelo Google que permite que as empresas criem perfis online com informações básicas, como nome, endereço, número de telefone, horário de funcionamento e descrição da empresa. 

Esses perfis aparecem nos resultados de pesquisa do Google e no Google Maps, ajudando as empresas a aumentar sua visibilidade online. 

Além disso, o Google Meu Negócio permite que as empresas interajam com seus clientes, respondam a avaliações, publiquem atualizações e compartilhem informações relevantes. 

Por isso, essa é uma ferramenta útil para gerenciar a presença online e melhorar a visibilidade das empresas.

Veja outras ferramentas do Google em: 9 ferramentas do Google para promover a sua clínica odontológica

Quais as vantagens do Google Meu Negócio para clínicas odontológicas?

O Tiago Miranda Costa, CMO da Cloudia, elenca sete principais vantagens de ter um perfil no Google Meu Negócio, especialmente para clínicas odontológicas. 

Entre essas vantagens estão:

Maior visibilidade

O Google Meu Negócio é indispensável para negócios locais, como é o caso de clínicas odontológicas.

De acordo com Tiago Miranda, “46% das pesquisas do Google buscam por negócios locais”. Isso demonstra a força e necessidade de ter sua clínica no Google.

Essa exposição gera uma espécie de vitrine virtual, onde você poderá expor seus serviços e também contar com avaliações de pacientes.

Veja mais em: Dentista: consiga mais indicações de pacientes com essas estratégias

Maior confiabilidade

A credibilidade da sua clínica odontológica perante o paciente também é um fator decisivo na hora de escolher um dentista.

De acordo com Tiago, “os clientes são 2.7 vezes mais propensos a considerar um negócio com credibilidade se tiver um perfil no Google Meu Negócio”.

Informações importantes para seus consumidores

Dados como telefone e outros meios de contato, endereço, site, serviços e tratamentos, e afins, são primordiais para um paciente que está procurando por atendimento na região em que mora ou trabalha. 

Ser encontrado pelos clientes quando eles mais precisam

Você sabia que o Google lidera o ranking dos buscadores no Brasil? Quase 99% das pesquisas realizadas no país são feitas por esse buscador.

Por isso, há uma grande chance de aparecer e ser encontrado por possíveis pacientes quando eles precisam de uma consulta ou algum atendimento emergencial.

Gerar mais interações com o público

Responder as avaliações dos clientes é uma forma de interação que pode ser muito benéfica para o seu negócio. Uma boa prática é pedir que os seus pacientes façam recomendações e te avaliem, assim gerando novas interações.

Melhorar o rankeamento para palavras-chaves do seu setor

Otimizar o perfil no Google Meu Negócio com informações completas, categorias relevantes e palavras-chave que se relacionam com o seu consultório, ajudam o Google a entender melhor a natureza do seu negócio e suas principais áreas de atuação. 

Isso tudo permite que o Google exiba seu perfil com mais relevância para usuários que estão pesquisando por produtos ou serviços relacionados ao seu setor, no caso, clínicas odontológicas.

Como configurar o Google Meu Negócio para clínicas odontológicas?

Para configurar o Google Meu Negócio é muito simples. Veja o passo a passo no infográfico abaixo:

Para resumir, siga estes passos:

  • Acesse a página do Google Meu Negócio (Novo Google Perfil da Empresa) clicando aqui.
  • Clique no botão “Gerenciar agora”.
  • Faça login na sua conta do Google ou crie uma nova conta, caso ainda não tenha.
  • Após fazer login, clique em “Adicionar local” ou “Criar uma empresa com uma localização”.
  • Insira o nome da sua empresa e clique em “Próximo”.
  • Selecione a categoria que melhor descreve o seu negócio.
  • Insira o endereço da sua empresa
  • Caso a sua empresa já tenha sido listada por outra pessoa, pode ser necessário reivindicar a propriedade da listagem existente.
  • Verifique as informações da sua empresa e clique em “Confirmar”.
  • Escolha a opção de verificação que melhor se adequa à sua empresa. 
  • Siga as instruções para concluir o processo de verificação.
  • Após a verificação, você poderá acessar e gerenciar o perfil da sua empresa no Google Meu Negócio.

Outras dúvidas podem ser sanadas através deste link.

Quais as limitações do Google Meu Negócio?

Apesar de ser uma ferramenta extremamente relevante para clínicas odontológicas, é importante ressaltar que existem algumas limitações. Tiago Miranda, CMO da Cloudia, pontuou uma delas durante a sua palestra no Odonto Summit 2023:

“O Google Meu Negócio não vai te trazer alto volume de pacientes, mesmo trazendo alguns pacientes qualificados. Se você precisa de muitos pacientes, existem outras alternativas que você vai fazer em complemento ao Google Meu Negócio”,  ressalta.

Além disso, o GMN pode ter algumas limitações no que diz respeito a personalização do perfil, com algumas especificidades de tamanho de fotos, vídeos e outras descrições do seu consultório. 

E por fim, lembre-se que a plataforma é gerenciada pelo Google, e isso significa que você está sujeito a possíveis mudanças nas políticas, recursos ou algoritmos da empresa, o que pode afetar a visibilidade e o desempenho do seu perfil.

Google Meu Negócio para clínicas odontológicas: apareça para os pacientes certos

O Google Meu Negócio é uma plataforma que permite que a sua empresa apareça no Google de forma gratuita, através de um perfil com as principais informações sobre o seu negócio.

Por isso, clínicas odontológicas podem aproveitar essa funcionalidade para ter maior visibilidade local, atrair novos pacientes e manter uma boa reputação da sua empresa na internet. Aproveite o potencial dessa ferramenta e gere os melhores resultados para o seu consultório odontológico.

Mas lembre-se, esse é apenas o ponto de partida para um projeto de marketing digital maior e mais elaborado para a sua clínica. 

Esse foi apenas um dos conteúdos incríveis que vimos no Odonto Summit 2023, um dos maiores eventos online para o mercado odontológico, organizado pelo Dental Office. Se você quer ver esse e outros conteúdos na íntegra, clique aqui embaixo:

Marketing Odontológico

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Te esperamos no nosso próximo conteúdo. 

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