A Harmonização Orofacial na odontologia não se limita apenas a procedimentos estéticos e funcionais na boca e dentes. O rosto também é contemplado na grande maioria dos tratamentos, como é o caso dos fios faciais.
Para aprofundar esse tema, trouxemos insights do Dr. Marcos Castro, cirurgião-dentista especialista em Harmonização Orofacial e Ortodontia. Ele também atua como presidente do Comitê de Legislação e Ética da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia (SBTI), possui residência pela UCON/USA e é professor nas áreas de Ortodontia e Harmonização.
Se você deseja entender melhor como funcionam os fios faciais de PDO e suas aplicações na odontologia, continue a leitura.
O que são os fios faciais de PDO?
De acordo com o Dr. Marcos, a Polidioxanona, mais conhecida como PDO, nada mais é do que uma fibra sintética, que consiste em um filamento (monofilamento) ou filamentos torcidos sólidos (polifilamentos). Esses filamentos, por sua vez, são absorvidos pelo organismo após um determinado tempo.
Ou seja, é uma substância sintética biodegradável, que é absorvida pelo corpo após um determinado tempo.
“É através desse processo de reabsorção que há uma indução da produção de colágeno. Então nós temos a possibilidade de duas linhas de condução diferentes que são o reposicionamento tecidual e a produção de colágeno”, explica o Dr. Marcos.
Leia mais em: Tudo que você precisa saber sobre HOF
Fio liso
Os fios lisos agem de forma mais superficial, ajudando no aspecto da pele, dando mais viçosidade, firmeza, estimulando o colágeno e trazendo outros benefícios para a pele no curto a médio prazo.
“[O fio liso] Ele é um excelente estimulador de colágeno. Já o fio espiculado tem um princípio fundamental de fazer o reposicionamento tecidual. Mas atenção, o reposicionamento tecidual provocado pelo fio espiculado também tem a função de estimular o colágeno”, detalha o dentista.
Fio espiculado
Os fios espiculados promovem um efeito rejuvenescedor, atuando tanto na produção de colágeno quanto na suspensão de tecidos caídos, proporcionando o efeito de lifting, o que não ocorre com o fio liso.
Apesar de terem as propriedades parecidas, o Dr. Marcos explica a principal diferença entre os fios.
“A diferença é que os fios de PDO, principalmente o liso, têm a capacidade de gerar a indução de um colágeno organizado. Ou seja, tem a propriedade de melhorar o viço, densidade e capacidade plástica da pele sem aumentar volume. Já o fio espiculado tem essa propriedade de aumento de espessura dérmica”, esclarece.
Vantagens e desvantagens dos Fios de PDO

Durante a sua palestra, o Dr. Marcos também explicou quais as principais vantagens e desvantagens da utilização de fios de PDO. Confira abaixo:
| Vantagens | Desvantagens |
| Minimamente invasivo: feito com auxílio de agulhas | Edemas: ou seja, inchaço no local da aplicação dos fios |
| Simples e seguro: realizado com anestesia ou pomada apenas no local da aplicação | Hematomas: roxos no local onde os fios foram colocados |
| Resultado temporário: reversível e seguro | Fibrose local duradoura: ou seja, endurecimento da pele |
| Evita um procedimento cirúrgico: uma opção para os pacientes | Não indicado para pacientes com pele muito fina: fio visível e repuxado |
| Todos os fototipos: pode ser realizado em todos os tons de pele |
Quais os principais ganhos para o paciente?
Além das vantagens listadas acima, o Dr. Marcos também falou os principais ganhos dos pacientes que optam pela inserção de fios de PDO no rosto, sejam eles os espiculados ou lisos.
Rejuvenescimento da pele
Devolve o aspecto mais jovial a pele, trazendo mais sustentação aos tecidos e evitando a flacidez no local da aplicação dos fios. Além disso, a polidioxanona estimula a atividade das fibras e elásticas e dos fibroblastos que também auxiliam nesse aspecto.
Volume
Aumentar o volume de determinadas regiões da face também é um dos ganhos dos fios de PDO. No entanto, o Dr. Marcos reforça que para garantir esse resultado, é necessário que seja utilizado o fio espiculado, uma vez que o liso pode não suprir as necessidades e expectativas do paciente.
Suavização das rugas e fechamento dos poros
Outros dois ganhos nítidos para pacientes que colocam os fios de PDO são a suavização das rugas e o fechamento dos poros, dando aspecto mais suave ao rosto e eliminando ou diminuindo as linhas de expressão.
Veja mais em: Como vender tratamentos de HOF?
Chegamos ao fim de mais um conteúdo aqui no Blog Dental Office. Vimos aqui como os fios de PDO podem ser ótimos aliados no seu consultório ou clínica, atendendo aos seus pacientes com o que há de melhor e mais moderno na Harmonização Orofacial.
Se quiser baixar aulas gratuitas sobre tendências e inovação na odontologia, basta clicar aqui e assistir quando quiser.
FAQ – Fios faciais
1. O que são fios de PDO?
São fios sintéticos absorvíveis usados na Harmonização Orofacial para estimular colágeno e, dependendo do tipo, reposicionar tecidos.
2. Qual a diferença entre fio liso e fio espiculado?
- Fio liso: estimula colágeno e melhora a qualidade da pele.
- Fio espiculado: além de estimular colágeno, proporciona efeito lifting e sustentação.
3. Quais são os principais benefícios para o paciente?
- Rejuvenescimento da pele
- Melhora da firmeza e viço
- Suavização de rugas
- Efeito lifting (com fios espiculados)
4. O procedimento é seguro?
Sim, é minimamente invasivo e realizado com anestesia local, mas pode causar inchaço ou hematomas temporários.
5. Para quem é indicado?
Pacientes que desejam melhorar a firmeza da pele, reduzir flacidez leve a moderada e obter resultados naturais sem cirurgia.
Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender um pouco melhor como funciona a aplicação dos fios de PDO, além das diversas vantagens para os seus pacientes.
Capacite-se para o sucesso! Confira nossos materiais educativos e fique por dentro das melhores práticas para transformar seu consultório.

Comentários