4 dicas sobre como atrair mais pacientes de implantes dentários em sua clínica odontológica

Existe uma grande necessidade de se destacar no mercado de trabalho odontológico e atrair pacientes de implantes a fim de não perdê-los para a concorrência. 

Isso acontece, principalmente, pois a implantodontia no Brasil está entre as especialidades odontológicas com maior número de profissionais, de acordo com o CFO, ocupando o segundo lugar e perdendo somente para a ortodontia. 

Sendo assim, devido a grande quantidade de concorrentes, é extremamente necessário procurar técnicas e estratégias que vão te ajudar a atrair pacientes de implantes odontológicos até sua clínica.

Portanto, a melhor forma de atrair pacientes é pelo marketing digital, o que não seria diferente com pacientes de implantes dentários. 

Dessa forma, separamos essas dicas para captar mais pacientes de implantes dentários por meio do marketing odontológico, acompanhe: 

Defina e conheça seu público-alvo e persona para atrair mais pacientes de implantes dentários
Elabore um plano de marketing odontológico visando atrair pacientes de implantes 
Invista em estratégias para atrair mais pacientes de implante dentário em suas redes sociais
Faça anúncios para Google Ads e Facebook Ads para divulgar seus serviços e captar mais pacientes de implantes dentários 

Defina e conheça seu público-alvo e persona para atrair mais pacientes de implantes dentários

O principal ponto para definir uma estratégia de marketing digital odontológico é definir seu público-alvo e a persona de sua clínica odontológica. Ou seja:


Público-alvo: grupo de pacientes com características semelhantes que costumam frequentar sua clínica e pra quem você direciona suas estratégias e campanhas de marketing e vendas. 

Possui características como:

  • Faixa etária
  • Renda
  • Escolaridade
  • Gênero 
  • idade
  • Entre outras características


Persona: é a representação semi-fictícia do paciente ideal para sua clínica. A persona é criada com base em dados reais de comportamento e características presentes em seu público-alvo.

Possui características como:

  • Anseios
  • Desejos
  • Comportamento social 
  • Dores (quais são seus problemas)
  • Dificuldades para conseguirem uma solução
  • Entre outras características

Sendo assim, é possível afirmar que a principal diferença entre público-alvo e persona é que o primeiro é um conceito mais amplo e generalizado de quem costuma ser seu paciente. Enquanto a persona representa um paciente real com as devidas características mais específicas.

Direcionar suas campanhas e estratégias de marketing para as pessoas certas

Portanto, com esses dois conceitos definidos fica mais fácil direcionar suas campanhas e estratégias de marketing para as pessoas certas. Ou seja, para aqueles pacientes que realmente precisam de implantes dentários.

Além disso, após ter esses dois conceitos definidos, também é necessário entender como funciona a Jornada do Paciente para direcionar ainda mais suas estratégias e campanhas para o lugar certo.

Elabore um plano de marketing odontológico visando atrair pacientes de implantes 

Depois de definir público-alvo, persona e a Jornada do Paciente, chega o momento de começar a elaborar estratégias de marketing odontológico para atrair os pacientes de implantes para sua clínica odontológica. 

Elabore um plano de marketing odontológico visando atrair pacientes de implantes

Para definir a estratégia ou metodologia de marketing que vai ser utilizada em sua empresa, muitos fatores vão pesar nessa decisão, já que uma estratégia abordada por um dentista em São Paulo seria diferente de uma estratégia de um dentista que mora no interior, por exemplo.

Leia mais: Como elaborar um plano de marketing para dentistas?

Para elaborar uma estratégia de marketing odontológico a fim de captar pacientes de implantes dentários, sua ação deve ser vinculada a 3 fatores, são eles: 

  • Persona bem definida
  • Metas de ações financeiras e não financeiras
  • Tamanho de seu orçamento

Leia mais: Quanto investir em marketing odontológico?

Tendo tudo isso bem definido, você pode começar a adotar estratégias de marketing como:

  • Blog: seu paciente dificilmente vai encontrar sua clínica odontológica como uma solução para seu problema se você não está na internet. Dito isso, o marketing de conteúdo é uma estratégia ótima para atrair pacientes de implantes dentários.

Ao criar um blog e postar conteúdos informativos e relevantes para sua persona nele, você atrai pacientes que precisam de seus serviços em sua região. Afinal, você estará indicando soluções para seus pacientes de maneira educativa e interessante.

Porém, para garantir que a página de sua clínica odontológica e seus blogs postados cheguem na primeira página do Google, é preciso se atentar às práticas de SEO.

  • Search Engine Optimization (SEO): a otimização dos mecanismos de busca garante que seu público-alvo te encontre por te ajudar a posicionar seu site e seus conteúdos na primeira página dos mecanismos de pesquisa. Além disso, também ajuda na usabilidade de seu blog. Entre as principais técnicas de otimização, podemos citar:
  • Pesquisar palavras-chave
  • Otimizar os textos de seu blog
  • Otimizar suas imagens
  • Acelerar o carregamento das páginas
  • Contar com um design responsivo
  • Postar apenas conteúdos de qualidade e relevantes
  • Ter uma estratégia de link building 
  • E-mail marketing: o e-mail marketing é outra estratégia para que você se aproxime ainda mais de seu paciente em potencial de implante dentário e continue a nutri-lo com conteúdos de qualidade de seu blog. 

Você pode definir estratégias por newsletter (compartilhando os blogs recentes ou de determinado nicho no e-mail), enviar materiais ricos, ofertas e novidades de sua clínica. 

Se essas estratégias vão ocupar muito de seu tempo, ou se você acha que são muito complexas, procure uma agência de marketing digital para facilitar seu trabalho e levar melhores resultados para sua clínica ou consultório odontológico. 

Invista em estratégias para atrair mais pacientes de implante dentário em suas redes sociais 

Não precisa nem falar que não estar presente em suas redes sociais vai te prejudicar muito. É importante frisar que só é necessário estar nas redes sociais que seu público-alvo está presente

Sendo assim, após ter seu perfil criado, compartilhe e crie conteúdos informativos de implantes dentários para gerar engajamento e ganhar autoridade na rede. 

Outro ponto interessante é pedir que seus pacientes postem stories marcando seu negócio e divulgando seu atendimento após realizarem os procedimentos. Além disso, você pode:

  • Ter uma identidade visual em suas publicações:  por possuírem um público extremamente visual, é importante investir no design de seus posts com características que lembram a identidade visual de sua clínica, ou seja, incluir cores, elementos e fontes semelhantes. 

De preferência, conte com um design para desenvolver seus materiais com profissionalismo. 

  •  Criar um planejamento de publicações: para ter sucesso em suas redes sociais é preciso publicar com uma certa frequência, portanto, crie um cronograma de postagens, seja ele semanal, quinzenal, mensal, entre outros. 
  • Não divulgar preços de serviços e ofertas gratuitas
  • É proibido postar fotos de tratamentos de antes e depois
  • Não publicar propagandas abusivas ou enganosas
  • Nunca divulgar técnicas e tratamentos sem comprovação científica
  • Não revelar dados de pacientes sem permissão (LGPD)

Além disso tudo, é necessário ser ativo em suas redes sociais, interagindo com seus pacientes que pedem dúvidas em seus posts, respondendo mensagens, entre outros. 

redes sociais

Por fim, outro ponto importante das redes sociais são os anúncios, vejamos um pouco sobre eles a seguir.

Faça anúncios para Google Ads e Facebook Ads para divulgar seus serviços e atrair mais pacientes de implante

Outro modo de atrair pacientes, mas não menos importante, é por meio de anúncios em plataformas como o Google Ads e Facebook Ads.

anúncios

Dessa maneira, além de seus possíveis pacientes encontrarem sua clínica por blogs e redes sociais, ao realizarem pesquisas relevantes  com implante dentário no Google, por exemplo, seu anúncio aparecerá para esse paciente.

Leia mais: Google Ads solução de marketing para atrair pacientes 

Com isso você tem maiores chances de ser escolhido pelo paciente para realizar o implante dentário e até mesmo outros serviços. 

Porém, para que suas estratégias de anúncios funcionem, também é importante contar com profissionais qualificados, como uma agência de marketing digital. 

Mas, se você quer aprender como utilizar o Google Ads para atrair mais pacientes de implantes dentários, separamos nosso guia gratuito para que você possa utilizar a ferramenta e garanta excelentes resultados, acompanhe: 

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