3 histórias de dentistas para te inspirar

Inspiração nunca é demais! Não é verdade?

Você está começando o seu primeiro empreendimento e precisa gerenciar o consultório (ou a clínica), atender o paciente, tudo isso ao mesmo tempo.

Só de imaginar já cansa, não é mesmo?

E é nesses momentos de pressão e fadiga que uma boa inspiração pode te ajudar a manter as expectativas do sonho.

Por isso, continue na leitura e se inspire!

Sorridents – Dr. Clara Sarni

Sorridents

Há 23 anos a doutora Clara Sarni abria seu seu primeiro negócio na odontologia: a rede de franquia odontológica Sorridents.

A maior do Brasil e segunda maior empresa de odontologia do Mundo com mais de 180 clínicas em 16 estados brasileiros e mais de 1 milhão de pessoas atendidas.

De família humilde na pequena cidade de Pitangueiras (interior de São Paulo), a mãe da Clara era cabeleireira e seu pai motorista de ônibus coletivo.

Quando recebeu a notícia da aprovação para estudar odontologia em Minas Gerais, culminou-se em uma explosão de emoções.

Ela não imaginava que passaria no vestibular, nem mesmo em como se manter financeiramente em outra cidade, arcando com os custos do curso de odontologia.

Então, foi nessa confusão que nasceu a empreendedora Clara Sarni.

Mas, ela decidiu ir estudar e mudar-se para Minas Gerais. Levou consigo algumas peças de roupas que sua mãe comercializava, com o propósito de vender entre os estudantes.

Nos primeiros meses foi bem difícil, mas ela conseguiu se formar vendendo roupas e outras vezes doces.

Depois de formada, Clara voltou à São Paulo para trabalhar.

E em alguns anos trabalhando recebeu em seu consultório um homem que estava com muita dor nos dentes, mas não poderia pagar pelo atendimento.

Ela decidiu atendê-lo e nem imaginava que esse homem se tornaria em meses seguintes um líder religioso. Em seus cultos ele sempre relembrava a boa ação da Clara.

“Toda vez que ele contava isso na sua igreja, no dia seguinte tínhamos uma fila de espera enorme de pacientes para eu atender”. Conta a empresária em entrevista à revista ISTOÉ.

A doutora Clara ganhou muitos pacientes e decidiu abrir seu próprio consultório odontológico.

Convidou alguns amigos da faculdade para trabalharem e assim que nasceu a Sorridents, a franquia odontológica que mais cresce no mundo.

Não importa em que lugar chegou, não deixe que a arrogância tome conta da sua personalidade. Humildade também pode ser um diferencial para você e seu negócio.

PagPop – Márcio Campos

PagPop

Em alguns anos na gestão da sua própria clínica o cirurgião dentista Márcio Campos descobriu um sério problema na odontologia brasileira: inadimplência por parte dos pacientes.

Foi em 2002 em Ribeirão Preto que Drº Márcio identificou esse impasse. Como comenta em entrevista dada ao Jornal Folha de São Paulo:

“Não adianta culpar o paciente ou outro dentista concorrente. O grande problema era que as pessoas não podiam parcelar um tratamento, porque consultórios e clínicas não aceitavam cartão de crédito”.

Cansado das altas taxas de inadimplência, Campos começou a planejar estratégias para minimizar esse problema.

Foi em 2007 que abriu a Vitalcred, uma empresa de serviços financeiros que oferecia pagamentos por carnês e cartões de crédito.

Dessa forma o dentista começou a comercializar essa solução para diversos amigos de profissão.

Em 2008 recebeu a proposta da APCD (Associação Paulista de Cirurgião Dentista) para popularizar o sistema em São Paulo.

Milhares de dentistas aderiram a ideia.

No começo de 2010 o mercado de cartões de crédito teve drásticas mudanças: acabou-se a exclusividade de opções, isso significava que uma única maquininha aceitaria diversas bandeiras.

A popularização desse meio de pagamento aumentou e, respectivamente, a concorrência da Vitalcred também.

Nos anos seguintes a empresa de Campos parou de acelerar.

Foi então que ele percebeu que precisava realizar uma transformação e em 2011 procurou por diversos consultores para aprimorar o seu negócio.

Realizando o planejamento de marketing, no começo de 2012, ele mudou o nome da empresa para PagPop. Também expandiu os serviços para outros profissionais.

Atualmente a empresa passa por uma exponencial crescente no mercado.

Entendeu? Não basta apenas identificar o problema, busque incessantemente pela solução. É isso que diferencia um empreendedor de sucesso.

Lucy Beaman Hobbs Taylor – A primeira mulher formada em odontologia

Lucy

Atualmente o curso de odontologia é majoritariamente feminino em quase todo o ocidente, mas nem sempre foi assim.

Era muito comum de mulheres do século XIX serem barradas na tentativa de exercer e estudar determinadas profissões.

Foi o que aconteceu com Lucy Hobbs, na tentativa de estudar e melhorar a saúde humana teve seu passe bloqueado em diversas universidades, pelo fato de ser mulher.

Depois de muitos anos buscando entrar na vida acadêmica, Hobbs foi aceita no College of Dental Surgery para estudar odontologia.

Ela se tornou a primeira mulher a receber o título de cirurgiã dentista.

Mesmo com diversos problemas e preconceitos que você possa passar na busca do seu sonho, nunca desista. Resiliência e perseverança precisam andar lado a lado com empreendedores.

Por fim…

Essa histórias te motivou a continuar?

Não se sinta envergonhado por buscar inspirações. Busque mesmo e um dia será você que estará inspirando outras pessoas!

Gostou desse conteúdo? Então, não deixe de compartilhar com sua equipe.

Agradecemos a leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *