A busca por um atendimento humanizado foi por muitos anos uma necessidade de diversas clínicas e consultórios de odontologia.
Com a chegada da crise estabelecida pela COVID-19, muitas organizações estão migrando essa forma de atendimento diferenciado para o meio digital.
E como você sabe, a melhor maneira de fidelizar um paciente é na maioria das vezes pela qualidade do atendimento.
Em contrapartida, a grande dúvida no momento é: como realizar um excelente atendimento em tempos de distanciamento social em minha clínica odontológica?
Essa foi uma dúvida de muitos dentistas e profissionais da odontologia, dessa forma, o CFO emitiu uma resolução que regulamenta o exercício do telemonitoramento (dia 04 de Junho).
O que é um telemonitoramento na odontologia?
É uma ferramenta da telemedicina que visa acompanhar e monitorar um paciente à distância, por meio de tecnologias da telecomunicação.
Conheça algumas das principais terminologias da telemedicina:
Teleconsulta: é realizada entre o médico e paciente, sem necessidade de exame presencial, com a possibilidade de prescrição de tratamento, solicitação de exames e entre outros procedimentos, bem como na emissão de atestados e relatórios.
Ficando na responsabilidade do médico decidir sobre a pertinência de atendimento presencial em primeira consulta.
Teleinterconsulta: é feita entre médicos, somente para troca de informações (clínicas, laboratoriais e de imagens) e opiniões, para auxílio diagnóstico ou terapêutico.
Teleorientação: para médicos realizarem orientação à distância a seus pacientes e com possibilidade de encaminhamento.
Destrinchando a resolução do CFO
A resolução liberada no dia 04 de Junho é exclusivamente para telemonitoramento, ou seja, a primeira consulta presencial é obrigatória antes de realizar a monitoração à distância.
Art. 2o. Será admitido o telemonitoramento realizado por Cirurgião-Dentista,que consiste no acompanhamento a distância dos pacientes que estejam em tratamento, no intervalo entre consultas, devendo ser registrada no prontuário toda e qualquer atuação realizada nestes termos..
Outro ponto importante é que em suas comunicações o termo a ser empregado sempre deve ser o telemonitoramento e nunca: teleatendimento, teleconsulta ou teleodontologia.
Também é necessário comunicar o paciente detalhadamente o que irá acontecer no telemonitoramento.
Art. 4o. É vedada às operadoras de planos de saúde odontológicos e demais pessoas jurídicas, a veiculação de publicidade e propaganda utilizando o termo TELEODONTOLOGIA.
Além disso, a prática contrária da resolução acarretará em ações penosas no conselho ético de odontologia:
Art. 7o. A não observância dos termos desta Resolução é considerada infração ética de manifesta gravidade para fins de processo ético.
Clique aqui e veja a resolução na íntegra.
Como fazer um telemonitoramento?
O CFO, por meio do antigo Código de Ética, proíbe aos dentistas “consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa ou à distância”.
No entanto, o profissional pode orientar pacientes que já conheça, aos quais já prestou atendimento presencial, para esclarecer dúvidas em relação a um medicamento prescrito ou sobre o tratamento realizado, por exemplo
Como você sabe, a odontologia é uma profissão que inevitavelmente precisa do contato físico e dessa forma ainda é impossível realizar todo o processo da prática odontológica por meio de telessaúde.
Por isso, é importante esclarecer que o telemonitoramento não exclui o contato do paciente e dentista na clínica, mas sim, auxiliá o negócio a ter uma maior proximidade e transparência entre ambas as partes.
Então, utilize a essa forma de comunicação para esclarecer as dúvidas do pacientes, fazer recomendações, acompanhar a evolução do tratamento e caso necessário, encaminhar um consulta presencial.
Como o Dental Office pode te ajudar com o telemonitoramento?
Pois é, o seu software de gestão agora tem a funcionalidade de telemonitoramento gratuitamente! (Lançamento da funcionalidade em 10 de Junho)
Entendemos que é uma grande novidade para muitos dentistas, secretárias e pacientes, por este motivo essa função foi pensada de uma forma bem intuitiva.
Nossa missão é transformar a sua vida com tecnologia, organização e uma nova gestão!
Que tal praticar essa nova gestão com uma maior interatividade com os seus pacientes?
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Por fim,
O telemonitoramento é algo muito recente e por isso órgãos de ética e legislação ainda estão estudando.
Em breve haverá mais posicionamentos legais para tal.
Então, é importante sempre estar informado sobre a legislação de atendimentos online e demais assuntos da odontologia.
A crise em relação ao COVID-19 está afetando diretamente o setor odontológico, mas só sairemos dessa com apoio esforço de todos, em um só objetivo.
Conte com a equipe do Dental Office sempre que precisar!
Lembre-se que trabalhamos pelo seu trabalho.
Agradecemos a leitura!