Como aplicar o telemonitoramento em sua clínica odontológica?

A busca por um atendimento humanizado foi por muitos anos uma necessidade de diversas clínicas e consultórios de odontologia. 

Com a chegada da crise estabelecida pela COVID-19, muitas organizações estão migrando essa forma de atendimento diferenciado para o meio digital. 

E como você sabe, a melhor maneira de fidelizar um paciente é na maioria das vezes pela qualidade do atendimento. 

Em contrapartida, a grande dúvida no momento é: como realizar um excelente atendimento em tempos de distanciamento social em minha clínica odontológica?

Essa foi uma dúvida de muitos dentistas e profissionais da odontologia, dessa forma, o CFO emitiu uma resolução que regulamenta o exercício do telemonitoramento (dia 04 de Junho). 

O que é um telemonitoramento na odontologia?

É uma ferramenta da telemedicina que visa acompanhar e monitorar um paciente à distância, por meio de tecnologias da telecomunicação. 

Conheça algumas das principais terminologias da telemedicina:

Teleconsulta: é realizada entre o médico e paciente, sem necessidade de exame presencial, com a possibilidade de prescrição de tratamento, solicitação de exames e entre outros procedimentos, bem como na emissão de atestados e relatórios.

Ficando na responsabilidade do médico decidir sobre a pertinência de atendimento presencial em primeira consulta.

Teleinterconsulta: é feita entre médicos, somente para troca de informações (clínicas, laboratoriais e de imagens) e opiniões, para auxílio diagnóstico ou terapêutico.

Teleorientação: para médicos realizarem orientação à distância a seus pacientes e com possibilidade de encaminhamento.

Destrinchando a resolução do CFO

legislação sobre telemoniitoramento na odontologia

A resolução liberada no dia 04 de Junho é exclusivamente para telemonitoramento, ou seja, a primeira consulta presencial é obrigatória antes de realizar a monitoração à distância.

Art. 2o. Será admitido o telemonitoramento realizado por Cirurgião-Dentista,que consiste no acompanhamento a distância dos pacientes que estejam em tratamento, no intervalo entre consultas, devendo ser registrada no prontuário toda e qualquer atuação realizada nestes termos..

Outro ponto importante é que em suas comunicações o termo a ser empregado sempre deve ser o telemonitoramento e nunca: teleatendimento, teleconsulta ou teleodontologia.

Também é necessário comunicar o paciente detalhadamente o que irá acontecer no telemonitoramento. 

Art. 4o. É vedada às operadoras de planos de saúde odontológicos e demais pessoas jurídicas, a veiculação de publicidade e propaganda utilizando o termo TELEODONTOLOGIA.

Além disso, a prática contrária da resolução acarretará em ações penosas no conselho ético de odontologia: 

Art. 7o. A não observância dos termos desta Resolução é considerada infração ética de manifesta gravidade para fins de processo ético.

Clique aqui e veja a resolução na íntegra. 

Como fazer um telemonitoramento?

O CFO, por meio do antigo Código de Ética, proíbe aos dentistas “consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa ou à distância”

No entanto, o profissional pode orientar pacientes que já conheça, aos quais já prestou atendimento presencial, para esclarecer dúvidas em relação a um medicamento prescrito ou sobre o tratamento realizado, por exemplo

Como você sabe, a odontologia é uma profissão que inevitavelmente precisa do contato físico e dessa forma ainda é impossível realizar todo o processo da prática odontológica por meio de telessaúde. 

Por isso, é importante esclarecer que o telemonitoramento não exclui o contato do paciente e dentista na clínica, mas sim, auxiliá o negócio a ter uma maior proximidade e transparência entre ambas as partes. 

Então, utilize a essa forma de comunicação para esclarecer as dúvidas do pacientes, fazer recomendações, acompanhar a evolução do tratamento e caso necessário, encaminhar um consulta presencial.

Como o Dental Office pode te ajudar com o telemonitoramento?

Pois é, o seu software de gestão agora tem a funcionalidade de telemonitoramento gratuitamente! (Lançamento da funcionalidade em 10 de Junho)

Entendemos que é uma grande novidade para muitos dentistas, secretárias e pacientes, por este motivo essa função foi pensada de uma forma bem intuitiva.

Nossa missão é transformar a sua vida com tecnologia, organização e uma nova gestão!

Que tal praticar essa nova gestão com uma maior interatividade com os seus pacientes?

Se você ainda não é cliente, faça o teste grátis e veja como funciona na prática!

Por fim,

O telemonitoramento é algo muito recente e por isso órgãos de ética e legislação ainda estão estudando.

Em breve haverá mais posicionamentos legais para tal.

Então, é importante sempre estar informado sobre a legislação de atendimentos online e demais assuntos da odontologia. 

A crise em relação ao COVID-19 está afetando diretamente o setor odontológico, mas só sairemos dessa com apoio esforço de todos, em um só objetivo.

Conte com a equipe do Dental Office sempre que precisar!

Lembre-se que trabalhamos pelo seu trabalho.

Agradecemos a leitura!