Tecnologia

Telemonitoramento na odontologia: o que é?

26/05/2023 Por Patrizia Fiorentino 7 min. de leitura

O atendimento odontológico pode causar alguns riscos à saúde tanto do profissional quanto do paciente que está sendo atendido.

E entre esses principais riscos estão as doenças infecciosas – aquelas que se transmitem por vírus, bactérias ou fungos, e que ficaram ainda mais evidentes com a pandemia de Covid-19.

Esses agentes patógenos passam com facilidade pela saliva e pelo sangue, e geralmente afetam a pessoa se tem contato com mucosas dos olhos, nariz e boca, por exemplo.

Existem maneiras de garantir a biossegurança do seu consultório odontológico, reduzindo os riscos. Essas técnicas envolvem a higienização de mãos, equipamentos e superfícies, vacinação e uso de EPIs.

Mas também uma outra opção, que vai além dessas técnicas de biossegurança: o telemonitoramento. Este, por sua vez, pode reduzir o número de atendimentos presenciais, sem colocar em risco o financeiro da sua clínica, nem a fidelização dos pacientes.

Neste blog vamos te explicar melhor o que é o telemonitoramento na odontologia, e como essa ferramenta pode te ajudar a reduzir atendimentos presenciais sem necessidade, mantendo um bom resultado financeiro.

O que é o telemonitoramento na odontologia?

O telemonitoramento nada mais é do que a realização de atendimentos odontológicos feitos à distância, com uma ferramenta de telecomunicação.

É claro que nenhum tipo de chamada de vídeo pode substituir uma consulta verdadeira, feita por um bom cirurgião-dentista presencialmente. 

Por isso, nesses atendimentos à distância, os dentistas não podem realizar uma consulta de fato, dar um diagnóstico, fazer uma prescrição ou elaborar um plano de tratamento odontológico. 

Essas e outras regras foram dispostas na resolução CFO-226 de junho de 2020, que determina as especificações e permissões do telemonitoramento, assim como outras frentes de atendimento a distância. 

Destrinchando a resolução do CFO

Telemonitoramento na clínica odontológica Dental Office

A resolução liberada no dia 04 de junho é exclusivamente para telemonitoramento, ou seja, a primeira consulta presencial é obrigatória antes de realizar a monitoração à distância.

Art. 2°. Será admitido o telemonitoramento realizado por Cirurgião-Dentista,que consiste no acompanhamento à distância dos pacientes que estejam em tratamento, no intervalo entre consultas, devendo ser registrada no prontuário toda e qualquer atuação realizada nestes termos..

Outro ponto importante é que em suas comunicações o termo a ser empregado sempre deve ser o telemonitoramento e nunca: teleatendimento, teleconsulta ou teleodontologia.

Também é necessário comunicar o paciente detalhadamente o que irá acontecer no telemonitoramento. 

Art. 4°. É vedada às operadoras de planos de saúde odontológicos e demais pessoas jurídicas, a veiculação de publicidade e propaganda utilizando o termo “TELEODONTOLOGIA”.

Além disso, a prática contrária da resolução acarretará em ações penosas no conselho ético de odontologia: 

Art. 7°. A não observância dos termos desta Resolução é considerada infração ética de manifesta gravidade para fins de processo ético.

Clique aqui e veja a resolução na íntegra. 

Quais as vantagens do telemonitoramento na odontologia?

Agora que já entendemos a resolução do Conselho Federal Odontologia que regulamenta o telemonitoramento, vamos entender as vantagens de oferecer essa opção de atendimento na sua clínica.

Continuar cuidando de pacientes impedidos de ir à clínica

Se seu paciente não pode sair de sua casa para ir à clínica, ele não precisa ficar sem acompanhamento em seu tratamento. Você pode fazer orientações através da tecnologia.

Cuidar da biossegurança de seu consultório

Fazendo orientações rápidas e questionários para avaliar a necessidade de um atendimento presencial, você pode diminuir a aglomerações desnecessárias dentro da sua clínica ou consultório de odontologia. 

Essa também é uma forma de prestar atenção na biossegurança dos seus atendimentos.

Preservar a fidelização dos pacientes

Atendimentos mais frequentes sem que o paciente precise ir até a clínica aumentam a sua satisfação e facilitam muito a fidelização. Isso porque demonstram um cuidado do dentista com o paciente além do consultório.

Melhorar o tratamento

Com acompanhamentos mais frequentes, você ajuda o paciente a seguir as recomendações e consegue fazer com que o tratamento tenha melhores resultados.

Ajudar sua gestão financeira

A cadeira vazia é um grande desafio no financeiro de muitos dentistas. Com o telemonitoramento, é possível ocupar esse tempo vago para conseguir uma renda a mais – ainda que você cobre mais barato para esse atendimento online.

Telemonitoramento e atendimento presencial: como combinar as duas estratégias?

Como implantar o telemonitoramento em sua clínica? | Dental Office

Combinar o telemonitoramento e o atendimento presencial no consultório odontológico pode ser uma estratégia eficaz para fornecer cuidados odontológicos abrangentes e acessíveis aos pacientes. 

Aqui estão algumas sugestões sobre como você pode combinar essas duas estratégias:

  • Avaliação inicial por telemonitoramento: Essa etapa pode envolver uma videochamada ou plataforma onde você pode discutir as queixas dos pacientes, obter informações sobre seu histórico odontológico.
  • Envio de informações pré-consulta: Peça aos pacientes que enviem informações prévias à consulta por meio de formulários online ou aplicativos.
  • Consultas presenciais para exames e tratamentos específicos: Reserve consultas presenciais para exames e tratamentos que requerem avaliação direta ou procedimentos odontológicos específicos. 
  • Acompanhamento pós-tratamento via telemonitoramento: Após os procedimentos, utilize o telemonitoramento para acompanhar o progresso do paciente. 
  • Educação e conscientização: Utilize o telemonitoramento para fornecer educação e conscientização odontológica aos pacientes.

Para organizar sua rotina com o telemonitoramento e consultas presenciais você pode definir horários específicos para cada tipo de atendimento, sempre com uma agenda inteligente e digital que separe os atendimentos a serem realizados em cada modalidade.

Além disso, outra dica é contar com um sistema de telemonitoramento integrado ao seu software de gestão, como é o caso do Dental Office. Assim você tem mais organização durante os atendimentos, trazendo mais segurança para você e para o seu paciente.

Falaremos mais sobre isso no próximo tópico.

Primeiros passos para implementar o telemonitoramento com o Dental Office

Para começar a implementar essa tecnologia odontológica na sua clínica, o ideal é contar com uma ferramenta de telemonitoramento, que integre o prontuário e a agenda odontológica, possibilitando um acompanhamento mais eficiente do atendimento.

Com isso em mente, o Dental Office preparou o seu próprio módulo de telemonitoramento

Dessa forma, o seu primeiro passo para começar a usar o telemonitoramento é encontrar uma ferramenta. E com o Dental Office, esse passo é muito mais fácil.

Com a ferramenta integrada ao seu sistema, você pode realizar o agendamento da mesma forma que faria para uma consulta presencial. A única diferença é na hora de marcar na sua agenda Dental Office. 

Lá, você vai encontrar duas opções, logo abaixo do nome do paciente: “compromisso pessoal” ou “telemonitoramento”.

Se escolher telemonitoramento, esse atendimento ficará registrado de forma distinta, para o dentista estar preparado, e o paciente receberá um SMS com o link de acesso 15 minutos antes do horário marcado.

Já o dentista tem a facilidade de acessar o telemonitoramento direto pelo agendamento do paciente, ou pela página dele no seu sistema. Em ambas opções, haverá um link de “iniciar telemonitoramento”. Depois disso, você já estará em contato com o paciente, em uma videochamada. 

Na tela da ligação, há ainda informações importantes, como nome completo, telefone, motivo do atendimento, convênio e contador de tempo, além de um link para enviar direto pelo WhatsApp, caso o paciente não tenha entrado na videochamada pelo SMS.

Há ainda dois campos. Um deles é para anotações que você pode fazer durante o atendimento e que vão direto para o prontuário do paciente, ao final do telemonitoramento.

O outro campo é para o dentista preencher com orientação e informações de texto a serem enviadas para o paciente diretamente por WhatsApp, para que ele possa cumprir melhor suas recomendações.

Quer ver esse tutorial em vídeo? Acesse nosso canal no Youtube e confira: Telemonitoramento #AULA030.

E se você quer ver na prática como o telemonitoramento pode ser o grande diferencial no seu negócio, preencha o formulário abaixo para fazer um teste grátis do nosso software:

Por fim,

Encerramento do blog: A importância do telemonitoramento na odontologia

Neste blog, discutimos a importância do telemonitoramento na odontologia. Lembre-se que essa estratégia pode e deve combinar o atendimento presencial com consultas e acompanhamento remotos, proporcionando conveniência e qualidade aos pacientes. 

Esperamos que esse conteúdo tenha sanado as suas principais dúvidas sobre esse assunto. 

Mas se você quer se aprofundar ainda mais, acesse gratuitamente o nosso Guia prático de telemonitoramento para dentistas. É só preencher aqui embaixo:

Agradecemos a sua leitura e até a próxima!

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