Telemonitoramento na Odontologia: o que é?

Por envolver muita proximidade entre o paciente e o dentista, o atendimento odontológico acaba possuindo alguns riscos à saúde tanto do profissional quanto da pessoa que está sendo atendida.

Os principais riscos têm relação com doenças infecciosas – aquelas que se transmitem por vírus, bactérias ou fungos. Esses agentes patógenos passam com facilidade pela saliva e pelo sangue, e geralmente afetam a pessoa se tem contato com mucosas dos olhos, nariz e boca, por exemplo.

Na prática odontológica, o procedimento pode gerar aerossóis (gotículas de saliva muito pequenas no ar) e os dentistas têm contato direto com a cavidade bucal dos pacientes, e ainda podem ter contato também com sangramentos da gengiva ou de outras partes da boca. Todas essas situações geram risco para uma contaminação.

Existem maneiras de garantir a biossegurança do seu consultório odontológico, reduzindo muito os riscos. Essas técnicas envolvem a higienização de mãos, equipamentos e superfícies, vacinação e uso de EPIs.

No entanto, com o crescimento das infecções com a COVID-19 – que também é uma doença infecciosa -, a preocupação com a segurança de dentistas, auxiliares e pacientes cresceu.

Durante o início da pandemia no Brasil, várias clínicas odontológicas ficaram fechadas durante um período de quarentena. Outras priorizaram apenas atendimentos de emergência e urgência. No entanto, com o avanço dos meses, a maioria voltou ao atendimento, tomando muito mais cuidados.

Entre esses cuidados, nós temos dicas de biossegurança que são especiais para tempos de coronavírus, como fazer uma triagem especial e também isolar pacientes que aparentam estar com a doença em sua clínica.

No entanto, mesmo seguindo todas as recomendações, ainda haverá um pequeno risco presente nas consultas.

Por isso, a melhor estratégia seria reduzir o número de atendimentos presenciais – mas sem colocar em risco o financeiro da sua clínica, nem a fidelização dos pacientes, que poderiam acabar indo fazer suas consultas em outro profissional.

Parece um quebra-cabeças, não é? Mas a equipe Dental Office está acompanhando a questão para ajudar seu consultório odontológico e podemos afirmar: graças a uma resolução do Conselho Federal de Odontologia, publicada no começo de junho de 2020, a solução para esse desafio pode estar muito próxima da sua clínica.

Essa solução é o telemonitoramento em odontologia, que vai permitir atendimentos à distância, que te ajudam a cuidar do paciente sem colocar ninguém em risco! Além disso, ela também possibilita atender pacientes que estão distantes ou que estão seguindo o isolamento social.

Mas, afinal: o que é o telemonitoramento na odontologia?

Teleorientação na Odontologia o que éDental Office

telemonitoramento é mais uma forma de usar as novas tecnologias na odontologia. De maneira resumida, ela diz respeito a atendimentos odontológicos feitos à distância, com uma ferramenta de telecomunicação.

Mas é claro que nenhum tipo de chamada de vídeo pode substituir uma consulta verdadeira, feita por um bom cirurgião-dentista presencialmente. Por isso, nesses atendimentos à distância, os dentistas não podem realizar uma consulta de fato, dar um diagnóstico, fazer uma prescrição ou elaborar um plano de tratamento odontológicos

De acordo com a resolução CFO-226 o telemonitoramento deve funcionar “com o objetivo único e exclusivo de identificar, através da realização de questionário pré-clínico, o melhor momento para a realização do atendimento presencial.”

Além disso, a resolução ainda prevê um telemonitoramento, que é o acompanhamento dos pacientes que estão no meio de um tratamento através de atendimentos à distância, possibilitando dar orientações entre as consultas presenciais.

Com isso, esses atendimentos não são formas de substituir as consultas presenciais, e sim de complementá-las, primeiro com um telemonitoramento para analisar a situação do cliente e conferir a necessidade de marcar uma consulta presencial

Por que ficar por dentro do telemonitoramento para dentistas?

A resolução do CFO prevê que o uso de telemonitoramento para dentistas vai ser mantido enquanto continuar a pandemia do coronavírus.

Ainda não temos uma noção de quanto tempo essa pandemia vai durar, por isso, é muito importante que o dentista fique por dentro e busque ferramentas que possibilitem esse tipo de atendimento. Confira os principais motivos:

Continuar cuidando de pacientes em quarentena ou isolamento social

Se seu paciente não pode ou não quer sair da segurança de sua casa para ir à clínica, ele não precisa ficar sem acompanhamento em seu tratamento. Você pode fazer orientações através da tecnologia.

Cuidar da biossegurança de seu consultório

Fazendo por internet orientações rápidas e questionários para avaliar a necessidade de um atendimento presencial, você pode diminuir a aglomeração dentro da sua clínica ou consultório de odontologia. Essa também é uma forma de prestar atenção na biossegurança dos seus atendimentos.

Preservar a fidelização dos pacientes

Atendimentos mais frequentes sem que o paciente precise ir até a clínica aumentam a sua satisfação e facilitam muito a fidelização.

Melhorar o tratamento

Com acompanhamentos mais frequentes, você ajuda o paciente a seguir as recomendações e consegue fazer com que o tratamento tenha melhores resultados.

Ajudar sua gestão financeira

A redução de atendimentos pode ser muito problemática para sua clínica odontológica. Com as teleorientações, é possível ocupar esse tempo vago para conseguir mais uma renda – ainda que você cobre mais barato para esse atendimento online.

Essas são só algumas das vantagens de utilizar esse tipo de atendimento. Mas você pode perguntar: se o CFO só liberou o telemonitoramento durante a pandemia, será que vale mesmo a pena investir meu tempo nisso?

Nós da Dental Office acreditamos que sim. Estamos de olho no futuro e nos preparando para as novas necessidades na odontologia. Com isso, nós acreditamos que há um “novo normal” chegando, em que essas transformações tecnológicas vão ocupar um espaço muito importante.

Por isso, não pensamos em prestar atenção nisso apenas durante a pandemia, mas também como uma forma de complementar e ampliar a eficiência do atendimento odontológico seja quando for!

Entenda melhor seu paciente

A atenção que você, dentista, vai dar para seus pacientes através do telemonitoramento pode te ajudar muito a conhecer as necessidades deles e entender suas demandas. Esse conhecimento tem tudo para deixar seu trabalho ainda mais eficiente!

E para te ajudar a ir ainda mais longe, vamos te oferecer mais um conteúdo. Descubra neste eBook gratuito como é a jornada do paciente e aprenda a atrair e fidelizar mais na odontologia: